Asus K53 - mini review

LeeMan

Power Member
Vou deixar aqui uma mini review da máquina e alguma informação útil a quem interesse e para memória futura:

Modelo: Asus-K53SC-SX441V ( Preço de compra 599€)

i5-2430M 2.4Ghz c/ overboost até 2,8 Ghz ( plataforma Sandy brige)
Ecran 1366 X 768
4 Gb ram ( fiz upgrade posterior para 8 Gb) DDR3 1333mhz
nvidia Geforce GT 520MX 1Gb + INTEL HD *(ver explicação mais abaixo)
Disco Hitachi500 Gb HITACHI 5400rpm 500Gb
8mb de cache
USB 3.0
HDMI
VGA
Leitor de cartões SD

DVDRW
Não tem bluetooth

http://pt.asus.com/Notebooks/Versatile_Performance/K53SC/#specifications

Nota: dentro da mesma série mas com gráfica melhor, existe o Asus-K53SV-SX582v já testado na Zwame nesta review:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=682280

Aspectos negativos:
-Já vi ecrans melhores sobretudo em fundos escuros.
-As ligações são todas laterais e não nas traseiras ( eu prefiro ligar cabos atrás pois desimpede-me a mesa)
-Existe uma partição de 25GB só para recovery (acho exagerado)


Positivo:
-O touchpad é muito bom e agradável qd comparado com toshibas ou hps recentes que costumo usar. Vale a pena explorar os gestos.
-O acabamento de alumínio polido é bastante cuidado.
-Gosto muito do teclado
-Não aquece as palmas das mãos (sistema icecool)

Tinha 1x 4gb com uma ranhura de expansão livre e fiz upgrade para 8Gb sem problemas mas também não noto grandes vantagens no dia-a-dia em net e office.


Testei o USB 3.0 e a velocidade max que consegui foi 100 Mb/s megas por segundo o que está de acordo. (Testado com um disco LACIE 1TBUSB 3.0)
Controlador USB3.0 é este:
http://www.asmedia.com.tw/eng/e_show...s.php?item=100

Velocidade do disco (sisoftsandra):

Drive score: 57 Mb/s (nota: o score de um Seagate 7200 7200 rpm 16mb cache é de 64,9 Mb/s)
Tempo de acesso: 9,68 ms (nota: o score de um Seagate 7200 7200 rpm 16mb cache é de 9,21ms)

Observações sobre as placas gráficas:

Este portátil tem 2 placas gráficas, uma da IntelHD e outra da nvidia Geforce GT.
A placa da nvidia tem tecnologia OPTIMUS, o que significa que só trabalha "quando quer" ( por exemplo em jogos ou videos). Em alternativa, é possivel "forçar" a placa nvidia a ligar-se automaticamente conforme o progrma escolhido ( ir às propriedades da gráfica nvidia para configurar).

Não é possivel desactivar a placa intel mas, em contrapartida, é possivel desactivar a nvidia.

Existe um icon quadrado na barra de icons ao lado do relógio que nos informa quais os programas que num dado momento estão a usar a gráfica nvidia.

Se quiserem "forçar" um programa para usar a placa nvidea, basta fazer clique direito em cima do icon e escolher: "executar com processador gráfico"-> nvidia.



P1020515.jpg

P1020514.jpg

P1020516.jpg

(foto tirada antes do upgrade)
 
Última edição:
Tenho um portátil igual e estou bastante satisfeito. O único ponto negativo é mesmo o ecrã... mas se instalares os drivers mais recentes, da Nvidia, melhora um pouco.

Uma dúvida... no meu apareceu um pixel morto, ontem. Comprei-o à 3/4 dias. Será que se for à loja o trocam?
 
penso que não; so a partir de um certo numero no ecrã todo ou um maximo de uns tantos numa polegada (é mesmo uma regulação para isso mas ja não em lembro os valores ou onde a encontrar. mas podes sempre tentar a sorte..
 
Última edição:
eu tenho um quase igual, pelo menos por fora é igual :)

podes ver aqui
[h=3]Review Asus K53SV-SX582V[/h]

Faz uns testes e fazemos umas comparações!

Eu também tenho 1 célula queimada e não tentei trocar, mas não trocam, só se o tivesses ligado na loja! Para te trocarem agora tens que ter 6 ou 8 células queimadas.

No meu caso gosto do Ecrã, tem boa imagem etc

só não gosto do som, tem qualidade mas é baixo grrr

não sei sei mas acho que tas enganado quanto ao boost, o processador é igual e o meu vai ate 3.0 e não 2.8
 
eu tenho um quase igual, pelo menos por fora é igual :)

podes ver aqui
[h=3]Review Asus K53SV-SX582V[/h]

Faz uns testes e fazemos umas comparações!



Eu também tenho 1 célula queimada e não tentei trocar, mas não trocam, só se o tivesses ligado na loja! Para te trocarem agora tens que ter 6 ou 8 células queimadas.

No meu caso gosto do Ecrã, tem boa imagem etc

só não gosto do som, tem qualidade mas é baixo grrr

não sei sei mas acho que tas enganado quanto ao boost, o processador é igual e o meu vai ate 3.0 e não 2.8

A única diferença entre os dois é a gráfica e o disco melhores no teu.
Felizmente não tenho dead pixeis (até agora :sad:)
O processador é igual e portanto deve ir aos 3Ghz tb.
Eu chamo-lhe mini review mesmo por isso: não tenho pachorra para fazer aqueles testes todos :P.

Para mim um portátil vale essencialmente par o uso que lhe dou e no meu caso uso muito transferência de ficheiros ( daí a minha fixação no USB3.0 e na velocidade do disco). O resto como as características do processador ou gráfica não me dizem muito. Tentei investir no melhor compromisso entre processador e gráfica pois este será o meu computador principal de casa por uns 3 anos.

O som é manhoso mas acredita que já vi bem pior em portáteis. Dá perfeitamente para o que eu quero uma vez que não oiço música no PC.

O meu tem apenas 1 semana e mesmo depois de ter feito o upgrade para 8 GB, noto que está meio "travado" no firefox e a abrir programas. Tenho a certeza que é do antivirus de origem trend que vou hoje trocar para o AVG ou avast (ainda não decidi).
 
O meu também andava meio lento no inicio

Tive que fazer recuperação do windows e ao fazer isso não me instalou a tralha toda, mas depois tive que instalar algumas coisas...

o antivirus que o meu trás é o Trend, parece-me bom e bastante leve, por isso não é por causa dele que notas o pc travado...

Eu tinha um HP que tinha um som perfeito e depois ao ouvir este, fiquei um pouco desiludido, mas só porque tinha um com bom som lol vou me habituar

Diz-me uma coisa, a memoria que compraste é na mesma da Elpida ou outra marca? EU tambem quero fazer um Up mas não sei onde arranjar a mesma marca
 
podes ver aqui as aplicações que eu tenho....



Podes ainda fazer outra coisa, ir ao painel da nvidia, definições 3d e definir a nvidia como processador grafico preferido e nas definições de programas faz igual


E já agora, alguém sabe me dizer para que servem as aplicações que tenho enquadradas a preto?
 
Tenho algumas dúvidas e gostava que me pudessem ajudar.

1 - Como activo a placa gráfica da Nvidia? Por defeito o portátil utiliza a integrada da Intel.

2 - Como actualizo a Bios? No Asus Update actualizou mas no site estão versões bem mais actualizadas mas, depois, não as sei instalar.

3 - Como funciona o Turbo Boost?
 
Tenho algumas dúvidas e gostava que me pudessem ajudar.

1 - Como activo a placa gráfica da Nvidia? Por defeito o portátil utiliza a integrada da Intel.

2 - Como actualizo a Bios? No Asus Update actualizou mas no site estão versões bem mais actualizadas mas, depois, não as sei instalar.

3 - Como funciona o Turbo Boost?

1-Não activas. É ela que se activa sozinha ( ou é configurada) apenas em aplicações 3D ou que suportem aceleração hardware. Por exemplo o Firefox activa a placa... ( está +- explicado no meu 1º post). Não é possível desactivar a placa intel manualmente . Antecipando comentários: sim é uma valente mrd mas suponho que isso acontece em todos os portáteis Sandy Brige.

2- Automático. No meu já tem a última.

3- Automático não precisas de fazer nada, o proprio processador adapta-se às necessidades em função das configurações de energia.
 
Obrigado pelos esclarecimentos LeeMan.

Perguntei isto porque acho que o computador não tem grande rendimento... até em aplicações como o Office 2010 tem breaks :x
 
Obrigado pelos esclarecimentos LeeMan.

Perguntei isto porque acho que o computador não tem grande rendimento... até em aplicações como o Office 2010 tem breaks :x

Calma. Isso é das actualizações do windows...No início é um martírio. Anda uma semana nisso.
Já desinstalaste o antivirus?

Quanto ao Office, vai ao painel de controlo daNvidia > gerir definições de 3d > definições de programas e vê se tens ou não activada a placa nvidia para esse programa?

Faz o mesmo para o firefox. No meu caso está um pouco melhor desde que desactivei a nvidia :joker:
 
Última edição:
Isso é bastante estranho porque com a GeForce devia ter um desempenho mais rápido. Eu não estou mesmo nada contente com o desempenho do portátil, mas agora não há nada a fazer...

Até para entrar no Windows é lento. Não acho normal num computador novo e com estas características.
 
Isso é bastante estranho porque com a GeForce devia ter um desempenho mais rápido. Eu não estou mesmo nada contente com o desempenho do portátil, mas agora não há nada a fazer...

Até para entrar no Windows é lento. Não acho normal num computador novo e com estas características.

O office e restantes programas são de fonte segura?

Podes te uma virose ou teres o PC sob controlo aka zombie...

Já agora aproveito para dizer que instalei o Avast e noto uma significativa melhoria de desempenho!!!!
 
Sim, o Office é original até. Pelo que tenho visto no fórum há muita gente descontente com o desempenho dos portáteis Asus. Não seria melhor abrir um tópico só para isso?

O pessoal sempre trocava informações, dicas e opiniões acerca do tema.
 
Sim, o Office é original até. Pelo que tenho visto no fórum há muita gente descontente com o desempenho dos portáteis Asus. Não seria melhor abrir um tópico só para isso?

O pessoal sempre trocava informações, dicas e opiniões acerca do tema.

A culpa não me parece ser da ASUS mas sim da palhaçada da troika Intel + nvidia + sandy brige... Estou a ponderar a devolução pois quero ficar com o PC 3 ou 4 anos e estou a ficar tb um pouco desiludido.

O meu já está bem melhor desde que instalei o AVAST mas mesmo assim, está mais lento em Windows/Firefox que meu toshiba com 2 anos que tenho agora à frente dos olhos...

Dá-me uma certa pena mas talvez espere mais uns meses pois tenho mais portáteis em casa que servem perfeitamente para o dia-a-dia.
 
Back
Topo