Server com Debian e GUI

Anistruk

I folded Myself
Boas

Tenho um server com o Debian instalado e a correr, agora tipo para ver o mail ou qualquer coisa rápida gostava de lhe instalar um interface gráfico.

Ora a máquina é um Amd K6 a 400mhz e tem uma Matrox G400.

Já instalei o Xorg mas deu erro "no screens found", o que penso que seja por falta de drivers, já tentei instalar o Xfree86 e não consegui.

Ao fazer startx ou X aparece o ecran tipo a rosa mas mt pixelizado com o cursor com uma cruz, mas não faz mais nada...

O que devo fazer??

Abraço
 
O que estas a tentar fazer ao certo? Se estás à espera que apareça um ambiente gráfico como o KDE ou o GNOME, vais ter de o instalar também. A maior parte das pessoas, no mínimo dos mínimos, instala um gestor de janelas (não é estritamente necessário mas... dá um certo jeito). Por exemplo, o Fluxbox é um gestor de janelas bastante ligeiro.
 
O que estas a tentar fazer ao certo? Se estás à espera que apareça um ambiente gráfico como o KDE ou o GNOME, vais ter de o instalar também. A maior parte das pessoas, no mínimo dos mínimos, instala um gestor de janelas (não é estritamente necessário mas... dá um certo jeito). Por exemplo, o Fluxbox é um gestor de janelas bastante ligeiro.

Ok! Já tenho modo gráfico! O Fluxbox corre!

Agora nao percebo é nada daquilo... tenho de ir estudar! LOL

Se puderes dar umas dicas!

Obrigado
 
Ok...

Já estou mais ou menos a ver como isto funciona, agora o problema está em instalar aplicações! Por exemplo o Firefox e um cliente de IM...

Parece-me que é por falta de servers no /etc/apt/sources.list mas já adicionei alguns e não consigo, diz sempre que não é candidato a instalação!
 
Ok...

Já estou mais ou menos a ver como isto funciona, agora o problema está em instalar aplicações! Por exemplo o Firefox e um cliente de IM...

Parece-me que é por falta de servers no /etc/apt/sources.list mas já adicionei alguns e não consigo, diz sempre que não é candidato a instalação!

Calma, não vale a pena andar à toa a adicionar repositórios no sources.list, os que tinhas deviam servir perfeitamente!

O teu problema é que o Debian não inclui o Firefox, mas fornece o Iceweasel no lugar deste, que é exactamente igual ao Firefox mas sem o nome e os gráficos. Portanto é instalar o Iceweasel.

Código:
aptitude install iceweasel

Quanto a IM, há vários disponíveis. Experimenta o que dá:

Código:
aptitude search ~dmessaging ~dmessenger
 
Calma, não vale a pena andar à toa a adicionar repositórios no sources.list, os que tinhas deviam servir perfeitamente!

O teu problema é que o Debian não inclui o Firefox, mas fornece o Iceweasel no lugar deste, que é exactamente igual ao Firefox mas sem o nome e os gráficos. Portanto é instalar o Iceweasel.

Código:
aptitude install iceweasel
Quanto a IM, há vários disponíveis. Experimenta o que dá:

Código:
aptitude search ~dmessaging ~dmessenger

Pois... o material tem sempre razão! LOL

Cada vez que fazia apt-get install firefox ele dizia que não estava disponível e ao invés, para instalar o Iceweasel.

Como estava com um bocado de pressa nem pesquisei o que era! Logo já trato disso!

Obrigado!
 
Back
Topo