Server Ftp com router

rush3r

Power Member
Estou a tentar fazer com que um computador que está um grupo de trabalho que acede à internet através de um router sirva de servidor remoto FTP. Para isso usei o Filezilla server e dps de ligar ao servidor ( não percebo bem o que vem a ser isto, nem o endereço e porta que lá ponho mas é algo do género : 127.0.0.1 porta : 14147) e de ter criado um user com nick e pass fui redireccionar a porta 21 do router para o endereço interno daquele computador mas isto não sei se fiz correctamente ou não. O que é certo é que no mesmo pc que estava a trabalhar ao aceder pelo ip ( fixo) conseguia aceder ao servidor o que supostamente queria dizer que realmente tinha posto tudo a funcionar. Quando depois vou de casa tentar aceder lá não consigo, fica a tentar ligar e nada mais...
tinha lido algures que ligar do próprio pc com o ip fixo era igual a ligar de qualquer ponto de fora... está-me a falar alguma coisa ?
 
Esse ip q estas a introduzir é o de loopback do próprio computador.

O q tu precisas é o ip q o router te esta a atribuir!!
Pra isso vai ao icon de rede na barra de tarefas e clica no separador Suporte. Usa o endereço ip para fazer forward no router.
 
Tens a porta mal aberta, provavelmente. Tem que ser a porta 21 TCP. Para acederes remotamente tens que escrever na barra de endereço: ftp://o-teu-ip-de-casa.

Quando acedes localmente, usas o ip 127.0.0.1, que é o teu ip local. Para acederes do exterior tens que sabes o teu ip de casa. Convém configurares uma conta tipo No-ip ou DynDNS no teu pc de casa, ou se o router suportar, no router mesmo.
 
Sim, eu já tenho o ip fixo e sei o ip... mas através do filezilla client é preciso por o ftp:\\ atrás ?

O que eu penso que fiz ( não tenho bem a certeza, fui à unica opção do router que tinha uns parametros que me parecem correctos) foi redireccionar a porta 21 do router para o ip interno do servidor ftp. Deixo aqui a foto :


Se não estou a fazer o correcto, por favor digam-me onde é que tenho de ir para configurar isto correctamente. Obrigado
 
A Outside port tem que ser 21, tens aí 0. E certifica-te que o ip do pc que tem o Filezilla a correr é esse 10.0.0.6. :)

era realmente só isso... não pus a out a 21 porque quando testava isso no próprio computador não me dava... mas depois tive a ler o que realmente eram as portas de out e in e percebi que neste caso tinham de ser ambas = a 21. Obrigado pelas ajudas, problema resolvido :009:
 
Agora aproveito para perguntar o seguinte : têm conhecimento de algum software que me consiga fazer uma cópia de uma pasta programada para fazer 2 x por dia ? Portanto duas vezes por dia é feito uma cópia de uma dada pasta para um servidor ftp ...
 
Back
Topo