1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Server/HTPC - 300 Euros

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por SpeedDragon, 21 de Março de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 866)

1. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

Pois é, brevemente vai vir um portátil cá para casa (Asus F8Sn) que vai substituir o meu computador do dia a dia.

Actualmente tenho um AMD 2000+, 1024MB DDR400, Abit AN7, ATi 9600XTG, Samsung 160GB SATA, Hitachi 250GB SATAII, ThermalTake Xaser III 1000D (Azul, Linda).

Este computador vai ficar para o meu pai com a vinda do portatil, mas como tenho projectos e até a bem pouco tempo tive um Pentium Celeron 433Mhz com 128MB SDRAM a fazer como servidor, decidi juntar um pouco de dinheiro e comprar um servidor mais decente.

Depois de pensar mais um pouco, juntei o útil ao agradavel, e decidi que já agora, adaptava o Servidor para um HTPC, para quando tivesse um LCD 32" (que estou a pensar comprar no final do ano) podesse desfrutar melhor dos filmes cá em casa.

A ideia para já era comprar uma Caixa para instalar o computador actual, e transferir para o meu pai, e aproveitar a minha ThermalTake Xaser III 1000D para instalar o servidor. (Mais tarde comprar uma caixa própria para HTPC se necessário).

O objectivo do computador é ser silencioso e consumir pouco, todos os componentes vão ser escolhidos tendo isso em mente, pois vai estar ligado 24/7 durante uns bons anos.

Deixando a conversa de lado, aqui vai a lista:

AMD Athlon64 X2 BE-2350 (2.1Ghz) - 77,90€
    Asus M3A78-EMH HDMI - 79,00€
    Transcend 2x1024Mb 800Mhz DDR2 - 35,00€
    Seasonic - ATX S12II 380W 12cm - 58,99€
    Scythe Katana 2 - 25,90€

+ 3RSystem Midtower K400 - 21,00€

Total: 297,79€

A minha argumentação dos componentes escolhidos.

:arrow: O processador foi escolhido tendo em visão os 24/7 h/dias que o computador irá estar ligado. 45W é o TDP máximo do processador, enquanto os outros são de 65W para cima, o que estando 24/7 ao fim do ano ainda se nota. Eu sei que há processadores mais baratos como o AMD Athlon 64 X2 4200+/4400+ que ao mesmo preço tem melhor performance, mas digamos que o servidor não irá ter grande uso, a não ser de armazenar e ver uns videos.

:arrow: A Asus M3A78-EMH HDMI é uma motherboard muito recente no mercado, já incluida com o chipset 780G, com uma gráfica integrada (ATI HD3200) que suporta 1080p. Penso que neste ponto, e sendo ainda por cima para HTPC, nem a volta a dar, tirando a marca. (Asus, Gigabyte, ...)

:arrow: As memórias simplesmente foram as mais baratas, 2GB, Dual Channel, 800Mhz, garantia vitalícia, sinceramente, não arranjei mais baratas aqui no Norte.

:arrow: A fonte é um aspecto fundamental num sistema silencioso, e pelas reviews que andei a ver (link) sem dúvida pela qualidade de construção e pelo silenciso, são das melhores por este preço. 380W chegam perfeitamente, pois o sistema é para consumir pouco. Segundo outro site, conseguem com Load de 200W, [email protected]

:arrow: O cooler para o CPU tem que ser igualmente silencioso, e o Scythe Katana 2 pareceu-me boa solução se possivel para estar com a fan ao minimo, para o ruido ser o mais baixo possivel.

Por ultimo, e como disse inicialmente, a caixa é para o computador antigo, por isso selecionei a mais barata, MAS podem apresentar propostas de caixas para HTPC e preços, pode ser que mude de ideias :)

É pena não comprar um disco de 500GB, mas vou ver que dar outro rumo ao de 160GB, para ter no máximo 2 discos, para não gastar muita energia ;)

Comentários, são benvindos, para ver se até ao final do mes tenho o computador comprado :)

PS: Os componentes têm que ser comprados em lojas do Porto.

2. 2_kamikaze_2

2_kamikaze_2 Power Member

e a esse sistema junta-ses uma hd 3650 256 ddr3 para fazer hybrid croosfire??? ias ganhar muit desempenho....

3. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

Jogar vai ser a última coisa a fazer, pois com o portatil será mais facil jogar lá. Para já a função será 90% servidor, muitas vezes sem load nenhum.

Mais tarde, com uma TV, será para ver conteúdos HD (720p), filmes, séries e tudo o que seja filmes/documentários.

4. SubDark

SubDark Power Member

Como estas a pensar mais tarde ligar isso a um LCD, será que não tens ou vai ter ai tambem um sistema de som? É que neste caso essa board nao tem ja integrada uma saida digital para poderes conectar ao sistema de som. Tens de estar a comprar uma placa de som para esse efeito.

Por isso pondera está Gigabyte GA-MA78GM-SH2 85€

5. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

Quais as diferenças entre a Asus e a Gigabyte com chipset 780G ? Só sei qeu uma tem 6 SATAII e outra tem 5 SATAII + eSATA.

Quanto ao som, será das ultimas coisas mesmo a comprar :)

Partilhar esta Página