1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Server Linux...o que instalar??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Zombie69, 4 de Novembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 2240)

1. Zombie69

Zombie69 Power Member

Hellos You All!!!

Queria saber a vossa opiniao para uma questao...queria testar as versoes de Linux, mas em versao server, para ver o que pode render em relacao ás alternativas Windows Server xxxx. Instalei a pouco tempo o Ubuntu Server, mas senti falta do ambiente gráfico. Ou seja, aquilo que queria seria uma versao linux, com potencialidades e mecanismos de servidor, mas que possui-se um bom ambiente gráfico estilo Ubuntu Desktop ou Kurumin.

Ha por ai alguma coisa que se recomende?

Thanks!

2. esquiso

esquiso Power Member

Caso queiras ambiente grafico, teras de instalar o X, GDM e Desktop Environment. Mas para um server parecem-me recursos "perdidos"

Como já disse noutro tópico (tudo com su/sudo):
    Código:
    aptitude install xserver-xorg
    aptitude install x-window-system
    aptitude install <DE>
    aptitude install gdm
    em que <DE> será o DE da tua eleição: gnome, kde, xfce.. :)

Já agora, não tenhas medo da CLI, não morde. E se queres montar um servidor, é indispensavel.

3. xtr3me

xtr3me Power Member

Assino por baixo.

Podes fazer a manutenção toda por ssh e não precisas do X para nada. Basta habituares-te à consola e saberes trabalhar com aquilo.

4. xupetas

xupetas Banido

true

5. Zombie69

Zombie69 Power Member

Thanks!!!! ja tenho aqui umas luzes para começar...

É que nao pesco muito de Linux, sempre trabalhei em ambiente windows, mas queria explorar as potencialidades do linux, ate porque a empresa acho que vai começar com testes de compatibilidade e nao convem ir em branco LOL

Quer dizer entao que, das melhores versoes, voces recomendam o ubuntu server, mas com aqueles comandos todos para que se carregue o ambiente grafico certo? é que quero começar assim com rato e teclado LOL, e depois lentamente passar pra consola, porque eu de comandos linux é zero!!!

Mais alguma versao com ambiente grafico sem ser necessario comandos, ou seja, mais newbie-friendly?

Thanks!!!

6. esquiso

esquiso Power Member

Nós não recomendamos nada. Para este caso, é quase indiferente. Mas se quiseres uma tip, achava melhor começares por Debian Stable ou CentOS. A minha predilecção vai para Debian Stable, em que os pacotes são tão estaveis que parece que estas mesmo num servidor :)

Se não quiseres usares os "comandos", tens esta versão: http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r1/i386/iso-cd/debian-40r1-i386-CD-1.iso

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Instala o que quiseres. O que faz um servidor Linux não é a distribuição (vá, atirem pedras :-) ): é o Kernel, as aplicações e o know-how do(s) sysadmin(s). A distribuição pode ajudar mais ou menos na administração da(s) máquina(s).

Lembra-te é que uma boa parte dos recursos da máquina (memória e CPU) são desperdiçados só para teres o 'point&click'.
    Em Windows não consegues evitar a interface gráfica, ela está agarrada ao sistema operativo. Isso não acontece em *NIX.
    Mais: ter um teclado, rato e monitor ligados a um servidor é mais um desperdício de recursos.
    Mais ainda: ao estares a correr o X estás a adicionar potenciais pontos de falha do servidor (além de teres mais um conjunto de software que tens de manter actualizado).

EDIT:
    Exemplo: só este ano (2007) o Firefox teve mais de 10 actualizações; o GNOME duas; o KDE três; o X duas; ... (e o ano ainda não chegou ao fim...). Ou seja, além da preocupação de manter actualizadas as aplicações 'core', o sysadmin ainda tem de se preocupar com mais estas.

Última edição: 7 de Novembro de 2007
  8. lothar_m

lothar_m Power Member

subscrevo por completo.

9. xtr3me

xtr3me Power Member

É óbvio que o que disseste está correcto. O conhecimento do admin é que faz com que o servidor seja eficiente, seguro, etc, mas para quem está a começar agora, é mais fácil manter uma distro que já é "orientada" para esse efeito (como um Debian Stable) do que uma distro cujo objectivo são workstations e portanto vem com pacotes bleeding edge.

Para além disso, há distros mais fáceis de administrar do que outras. Ou melhor, distros cuja possibilidade de arruinar é menor.

Por isso concordo com a sugestão do esquiso.

10. slack_guy

slack_guy Power Member

... o melhor é não se meter a administrar servidores em produção. Comece por fazer umas experiências com uma máquina de testes.

11. Zombie69

Zombie69 Power Member

Ora nem mais...e sao testes que vou fazer. Obvio que nao me vou meter a administrar NADA que seja de responsabilidade neste momento LOL
    Aquilo que quero é mesmo iniciar-me no Linux, na parte de servers, mas que tenha ambiente gráfico, isto para que depois de ver como tudo funciona e como o linux processa todos os processos que lhe incutimos, passar entao para outra distro que ja envolva comandos e sem o rato atras :)

Saco só o CD1? e os outros CD2 e CD3? E ja agora, qual a diferenca dos DVD que la estao pra sacar?

Thanks for the support!!!

Última edição pelo moderador: 21 de Novembro de 2007
  12. esquiso

esquiso Power Member

Para este caso, basta o CD1. Este é o CD que contem o software essencial. Os outros CD's vêm com mais e mais e mais e mais e mais software. A diferença para o DVD é, penso eu, nenhuma.

13. Não sei se já venho tarde..

Bem sei que Gentoo está longe de ser a distro mais user friendly para se começar, no entanto penso que será uma bastante valida para "servir alguem" ou para o dia-a-dia. Após a instalação base podemos considerar que a mesma está pronta para ser um servidor visto que não trás o Xorg nem nada dessas tralhas, no entanto em um comando transforma-se completamente:
    Código:
    # emerge --ask --verbose xorg-x11 gnome
    Relativamente a segurança/updates:
    Código:
    # glsa-check --test all
    # emerge --sync
    # emerge --ask --verbose --update --deep system
    # emerge --ask --verbose --update --deep world

Partilhar esta Página