1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Server monitoring

Discussão em 'Aplicações Web / Cloud' iniciada por Kristian0, 29 de Janeiro de 2018. (Respostas: 9; Visualizações: 526)

1. Kristian0

Kristian0 Power Member

Bom dia.
    Tenho alguns serviços que queria disponibilizar ao público. Para isso penso adquirir máquinas virtuais, e/ou,ter o próprio servidor (para serviços menos críticos).

A questão é que estou em testes ainda hoje tive de sair de casa e ir à empresa fazer reboot ao sistema. Porque ou falhou a net ou ele se desligou e não fez autorun do script.

Existe algo que me permita ter alertas no telemóvel/email para o estado dos meus servidores?

Já pensei em criar eu alguma coisa mas estaria dependente do mesmo problema.

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Que tipo de monitoring queres fazer? O que pensas ter que saber?
    A vantagem da cloud é essa, tens sempre maneira de fazer reboot sem sair do sítio.

3. rjSampaio

rjSampaio Power Member

4. SwimmerBoy

Uptimerobot apenas pinga. De 5 em 5m. Mais que isso terás de pagar. Tens também o pingdom.
    Monitorização não é pingar.
    Ainda no outro dia vi Nagios em RPi.

5. rjSampaio

rjSampaio Power Member

a aplicação que referi não faz apenas ping...

"Monitorização não é pingar", o que queres dizer é "Monitorização não é só pingar"

6. SwimmerBoy

Certo e errado. Chamar monitorização a um ping é um bocado abusivo.

Depende sempre muito da estratégia de monitorização e o que se quer ter debaixo de olho.

O uptimerobot é porreiro, que pinga de 5 em 5 minutos, verifica se porta X esta disponível ou se consegues abrir um determinado URL.

Para coisas caseiras, chega perfeitamente mas para ambientes produtivos não chega.

Não só queres um intervalo menor como interessa-te saber a capacidade do CPU, disco, load, network input e output etc...

Como disse, depende muito e sempre do que queres tomar conta

7. irlm

irlm Power Member

8. SwimmerBoy

What is Webmin?

Webmin is a web-based interface for system administration for Unix.

Nagios, now known as Nagios Core, is a free and open source computer-software application that monitors systems, networks and infrastructure. Nagios offers monitoring and alerting services for servers, switches, applications and services.

Como podes ver, não fazem o mesmo trabalho.

9. Olá Kristian0,

Já usei o monitis para realizar a tarefa de monitorizar os servidores.
    Ele monitoriza o CPU, memoria, disco, rede, protocolos, serviços, etc.. até todos os minutos.

Como é uma empresa do "teamviewer" penso que seja segura (não querendo dizer que por ser uma empresa conhecida seja fiavel, mas certamente aumenta a reputação).

Por este metodo podes ser alertado por email, sms e chamada se algo nao estiver na norma.

Cumprimentos

10. Sena70

Sena70 Power Member

Olá, Gostava de saber o teu Feed desse software? Fiável? Tempo de Resposta a quando as situações ocorrem é imediata? outros que julgues util. Obrigado

Partilhar esta Página