Server monitoring

Kristian0

Power Member
Bom dia.
Tenho alguns serviços que queria disponibilizar ao público. Para isso penso adquirir máquinas virtuais, e/ou,ter o próprio servidor (para serviços menos críticos).

A questão é que estou em testes ainda hoje tive de sair de casa e ir à empresa fazer reboot ao sistema. Porque ou falhou a net ou ele se desligou e não fez autorun do script.

Existe algo que me permita ter alertas no telemóvel/email para o estado dos meus servidores?

Já pensei em criar eu alguma coisa mas estaria dependente do mesmo problema.
 
Bom dia.
Tenho alguns serviços que queria disponibilizar ao público. Para isso penso adquirir máquinas virtuais, e/ou,ter o próprio servidor (para serviços menos críticos).

A questão é que estou em testes ainda hoje tive de sair de casa e ir à empresa fazer reboot ao sistema. Porque ou falhou a net ou ele se desligou e não fez autorun do script.

Existe algo que me permita ter alertas no telemóvel/email para o estado dos meus servidores?

Já pensei em criar eu alguma coisa mas estaria dependente do mesmo problema.
Que tipo de monitoring queres fazer? O que pensas ter que saber?
A vantagem da cloud é essa, tens sempre maneira de fazer reboot sem sair do sítio.
 
Uptimerobot apenas pinga. De 5 em 5m. Mais que isso terás de pagar. Tens também o pingdom.
Monitorização não é pingar.
Ainda no outro dia vi Nagios em RPi.
 
a aplicação que referi não faz apenas ping...

"Monitorização não é pingar", o que queres dizer é "Monitorização não é só pingar"
 
Certo e errado. Chamar monitorização a um ping é um bocado abusivo.

Depende sempre muito da estratégia de monitorização e o que se quer ter debaixo de olho.

O uptimerobot é porreiro, que pinga de 5 em 5 minutos, verifica se porta X esta disponível ou se consegues abrir um determinado URL.

Para coisas caseiras, chega perfeitamente mas para ambientes produtivos não chega.

Não só queres um intervalo menor como interessa-te saber a capacidade do CPU, disco, load, network input e output etc...

Como disse, depende muito e sempre do que queres tomar conta
 
What is Webmin?

Webmin is a web-based interface for system administration for Unix.

Nagios, now known as Nagios Core, is a free and open source computer-software application that monitors systems, networks and infrastructure. Nagios offers monitoring and alerting services for servers, switches, applications and services.

Como podes ver, não fazem o mesmo trabalho.
 
Olá Kristian0,

Já usei o monitis para realizar a tarefa de monitorizar os servidores.
Ele monitoriza o CPU, memoria, disco, rede, protocolos, serviços, etc.. até todos os minutos.

Como é uma empresa do "teamviewer" penso que seja segura (não querendo dizer que por ser uma empresa conhecida seja fiavel, mas certamente aumenta a reputação).

Por este metodo podes ser alertado por email, sms e chamada se algo nao estiver na norma.

Cumprimentos
 
Olá Kristian0,

Já usei o monitis para realizar a tarefa de monitorizar os servidores.
Ele monitoriza o CPU, memoria, disco, rede, protocolos, serviços, etc.. até todos os minutos.

Como é uma empresa do "teamviewer" penso que seja segura (não querendo dizer que por ser uma empresa conhecida seja fiavel, mas certamente aumenta a reputação).

Por este metodo podes ser alertado por email, sms e chamada se algo nao estiver na norma.

Cumprimentos

Olá, Gostava de saber o teu Feed desse software? Fiável? Tempo de Resposta a quando as situações ocorrem é imediata? outros que julgues util. Obrigado
 
Back
Topo