Server win 2003 server duvidas

flaviorodrigues

Power Member
Boas, onde eu trabalho existem varios routers, switches , mais propriamente 2 redes totalmente distintas, ou seja cria criar um servidor com 2 placas de rede ligado as 2 redes para gestão e manutencao das redes
O que eu queria era algo do genero, os utilizadores ligavam se ao servidor atraves dos seus postos e todos os ficheiros ficavam no seu prpprio pc, e todos os dias a noite o servidor fazia backups de todos os clientes do genero:
O servidor fazia backup da pasta "os meus documentos"
Pasta exemplo: Backups
|
->Datadobackup(22/11/07) por exemplo era criada a pasta com este nome
----->dentro desta, era criada as pastas com o nome do pc remoto exemplo Pc-01 Pc-02 etc
Dentro dessas pastas entao ficava o tal backup se possivel copia directa mesmo dos ficheiros sem iencriptar ou algo assim

Claro esta que o servidor tinha uma pasta tambem partilhada com o nome exemplo: "programas" onde todos os clientes acediam e tinham acesso aos ficheiros de instalacao de aplicacoes
Outra duvida, como aqui quem da os ips é o router e os switches existe alguma configuracao especial na instalacao do servidor?

Obrigado, aguardo respostas

Flavio
 
Na maioria das redes o IP é atribuido automáticamente e muda após um certo período.

Se preferires, isto é resolvido mudando a definição de atribuição de IP para manual (estático) e na tua máquina e ficas com um IP fixo.

Se tiveres o servidor de DNS a funcionar correctamente então podes simplesmente "chamar" a máquina pelo nome sem usar o IP.



Como fazer o upload automático?

Não sei se tens bases de programação mas eu pessoalmente faria um pequeno programa/script para correr nas máquinas clientes que fizesse o upload por FTP quando fosse preciso ou determinado.

Recomendo o protocolo FTP porque é bastante fiável para este tipo de operações.

Também existem várias soluções gratuitas à disposição na net, usa o google usando palavras chave como "ftp backup" que permitem ser instaladas na máquina cliente e programar o intervalo entre backups.

O meu favorito é o Cobian (open source) --> http://www.educ.umu.se/~cobian/cobianbackup.htm




Como criar um servidor FTP?


É muito simples - usa o FileZilla server --> http://filezilla-project.org/

Ou se estiveres interessado em usar o teu servidor ao máximo experimenta o xampp --> http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

Que já traz PHP, Apache, MySQL e FileZilla combinados e é tão simples de instalar que basta descomprimir o ficheiro que descarregas do site, correr um pequeno ficheiro batch que faz as configurações todas e correr o programa de controlo para escolher o que queres a correr -- bastante útil.

Boa sorte! :)
 
boas

Pois actuamente o router e isso da os dns correctamente, eu faço ping por exemplo pc-01 e ele pinga na boa, a questão esta é que se tiver o servidor no meio não haja problema e possa dar ips dinamicos na mesma.
 
Se estás a usar o windows 2003 então essa funcionalidade só é activada se assim o entenderes.

Por defeito o Windows 2003 (R1, R2, etc) não funciona como servidor DHCP.

Não confundir as funções do Router --> http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteador com o servidor DHCP --> http://pt.wikipedia.org/wiki/DHCP


Hoje em dia o Pontos de acesso WIFI vêm com servidor DHCP e isso por vezes pode "confundir" as máquinas que queiram usar a rede sem fios a menos que sejam correctamente configurados - creio que aqui não se aplica este caso.
 
ok, obrigado a todos, esta tudo bem então, recomendações de mais software que achem util, avisem, é a 1º vez que configuro e vou instalar um servidor win 2003 a nivel empresarial
 
ya ja andei a ver
outra duvida, quando juntar todos os pcs ao dominio do serivdor, ou seja ambos fazem o login pelos users que estao registados no servidor, podera haver o mesmo login feito em varias maquinas?
Exemplo: cliente1: user teste | cliente2: user teste?
Obrigado
 
ya ja andei a ver
outra duvida, quando juntar todos os pcs ao dominio do serivdor, ou seja ambos fazem o login pelos users que estao registados no servidor, podera haver o mesmo login feito em varias maquinas?
Exemplo: cliente1: user teste | cliente2: user teste?
Obrigado

Se não me engano, essa é uma definição de política do Active Directory que permite aceitar ou não logins múltiplos.

Por defeito - deve permitir várias máquinas acederem ao Active Directory com o mesmo utilizador (pelo menos na rede onde trabalho)

:)
 
julgo que é possivel mas nao me parece o cenário ideal


Não te parece o cenário ideal?

Tá-se mesmo a ver eu (e os outros administradores de sistemas todos...) a criar um utilizador local em cada um dos servidores onde preciso de me ligar todos os dias...

Respondendo à pergunta original... O melhor que realmente podes fazer é usar o Folder Redirection dos My documents e usar uma coisa simples, tipo NTBackup, para fazer backup à pasta, no servidor, para onde os My documents irão ser redireccionados.
 
"Claro esta que o servidor tinha uma pasta tambem partilhada com o nome exemplo: "programas" onde todos os clientes acediam e tinham acesso aos ficheiros de instalacao de aplicacoes"


Com o 2003 server tens a opção de instalar o software que quiseres, nas máquinas que quiseres quando eles fazem login ao servidor. Para isso basta criares um ficheiro .msi com a configuração da instalação do programa.
 
Sem usar Active Drectory é mais complicado de o fazer tens passwords que alteram, contas diferentes, map's(folder redirection), etc...

Se o teu servidor for uma boa máquina podes instalar o AD que vai dar-te uma grande ajuda na gestão de contas de utilizadores, pastas, dns, dhcp se quiseres, backups, partilha de dados entre todos os utilizadores, distribuir software, etc....

Podes aplicar politicas de domínio para que os utilizadores não instale software, não tenha acesso as configuraçoes de rede, adicionar remover programas, etc.. Nesta área tens uma grande série de configurações que podes fazer para limitar os teus utilizadores.

Resumindo ficas com uma boa ferramenta de gestão num local apenas no teu Servidor.

Abraços
 
Pena é que o servidor so tem 512 ram , p4 1.8 salvo erro, e os clientes e tudo com 256 ram, ou seja, eu tentei isso, instalei o AD e depois adicionei so 1 pc ao servidor para testar
e o cliente quando fazia login demovara uns 10 min ate ver o ambiente de trabalho!!!

Assim torna se dificil!
 
Eu uso máquinas-cliente com o XP a correr em 128Mb e servidores que não têm mais de 256Mb RAM (servidor de exchange server e outro de ficheiros)


Deves ter algo mal configurado porque faz a autenticação AD para novos perfis em menos de 5 minutos nas piores condições possíveis e perto de 30 segundos em média.

A qualidade da rede também pode influenciar - no nosso caso - usamos rede WIFI e LAN 10/100/1000
 
Ca usamos 100 mbits, mas passam por mts swithches e routers pelo caminho, dai o meu maior problema com o serviço dns e dhcp no servidor.

Para correr o AD preciso de ter os serviço dns e dhcp a correr no serivdor?
 
Tens de ter DNS, é a base de todo o AD. O DHCP já podes dispensar.

Realmente pelos testes que tenho feito uma máquina fica mais lenta com o AD, normalmente no arranque.
Quanto aos clientes, podem ficar mais lentos se tiveres a carregar os profiles do servidor, podes sempre deixar os profiles na máquina local e não gravar no servidor. Já poupas aqui algum tempo no login.

Cumps
 
Mas posso ter o dns activo mesmo sabendo que o switch que da os ips aos clientes?
è que pelo que aprendi, aprendi a usar o servidor a dar os ips aos clientes, mas como uso routers e switches, a minha grande duvida.
 
Back
Topo