Server

iGMBroken

Power Member
boas pessoal, eu tenho um servidor linux e agr gostaria de controla lo remotamente.

por exemplo o pc em minha casa é kubuntu.

e na empresa tenho win XP.

eu gostaria que atraves do putty acede se remotamente aki a casa. Como configuro o meu linux de maneira a conseguir entrar aqui fazendo login?

É necessário abrir algumas portas especificas ?

aguardo resposta. abraços!
 
Pelo menos a 22 tens de abrir para poderes fazer a ligação por ssh.

Depois depende dos serviços que quiseres ter disponíveis.

Se só te interessar aceder ao linux sem precisares de ambiente gráfico, a ligação por ssh basta.
Caso contrário, se quiseres ter uma cena tipo remote desktop do windows, vais precisar de instalar o VNC.
 
SSH is the way to go.

Abres uma porta qualquer na firewall - por exemplo: 12563 - e no sshd_config:
Código:
Port 12563
Protocol 2
PermitRootLogin no
#X11Forwarding yes <--- Se precisares do X descomenta eta linha
AllowUsers teu_user
AllowGroups teu_grupo
etc... etc...

Nota: não metas o SSH na porta 22. A menos que queiras lidar com os script-kiddies que andam a fazer scans às portas.
 
SSH is the way to go.

Abres uma porta qualquer na firewall - por exemplo: 12563 - e no sshd_config:
Código:
Port 12563
Protocol 2
PermitRootLogin no
#X11Forwarding yes <--- Se precisares do X descomenta eta linha
AllowUsers teu_user
AllowGroups teu_grupo
etc... etc...

Nota: não metas o SSH na porta 22. A menos que queiras lidar com os script-kiddies que andam a fazer scans às portas.

Pra isso tens o denyhosts... é ver eles a baterem com os cornos na azinheira
 
SSH is the way to go.

Abres uma porta qualquer na firewall - por exemplo: 12563 - e no sshd_config:
Código:
Port 12563
Protocol 2
PermitRootLogin no
#X11Forwarding yes <--- Se precisares do X descomenta eta linha
AllowUsers teu_user
AllowGroups teu_grupo
etc... etc...

Nota: não metas o SSH na porta 22. A menos que queiras lidar com os script-kiddies que andam a fazer scans às portas.


eu n percebi mt bem onde se situa este ficheiro...

eu limitei me a instalar o kubuntu... e atraves da parte visual fiz a instalaçao de diversas aplicações e tenho utilizado assim mas quero agr ligar me do computador da empresa aqui ao de casa.

PS: n instalei nenhuma firewall :S
 
eu n percebi mt bem onde se situa este ficheiro...
Não conheço o Kubuntu. Ainda assim, arrisco-me a sugerir que procures esse ficheiro em
Código:
/etc/ssh/sshd_config
Editas o ficheiro com um _editor_ de texto (Kedit, por exemplo) e reinicias o ssh:
Código:
/etc/init.d/ssh restart

PS: n instalei nenhuma firewall
Mais uma vez... não conheço o Kubuntu, mas quase de certeza que tens o iptables activo e a bloquear a entrada em todas as portas (ou quase todas, não faço ideia do default).

Além disso, tens ainda a firewall do router (presumo que tenhas um router). É que se tens um modem e não tens firewall e tens serviços activos que não fazes ideia do que são... então podes vir a ter chatices. Mas é como te disse: não conheço o Kubuntu nem sei quais são os defaults dessa distro.

Pra isso tens o denyhosts
It depends :-)
Por exemplo, eu conheço todos os utilizadores que se ligam por ssh aos meus servidores. São meia dúzia de pessoas. Em vez de utilizarem a porta 22 (default) digo-lhes para utilizarem a porta 15243, por exemplo. O denyhosts é útil se utilizar a porta default. Mas como não vejo razões de peso para usar a porta default não vejo razão para usar o denyhosts. Isto é, iria resolver um problema que não existe :-)
 
Back
Topo