1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Serviço HD da tvcabo?

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por PedroGarcia, 12 de Setembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1618)

  1. PedroGarcia

    PedroGarcia Power Member

    TV Cabo prepara triple play com HDTV


    O operador de cabo do Grupo PT recorreu à Cisco para aumentar a largura de banda no core e no edge da rede

    A TV Cabo, operador de cabo do Grupo PT, vai fazer um upgrade à sua rede para conseguir disponibilizar futuramente débitos de até 100Mbps aos seus clientes, tendo escolhido a solução Cisco UBR 10012 Cable Modem Termination Systems (CMTS) como parte integrante da sua plataforma IP Next Generation Network (IP NGN). Deste modo, a empresa liderada por Zeinal Bava vai instalar o Cisco CMTS de forma que o operador possa oferecer banda larga de elevada velocidade, voz sobre IP e conteúdos de vídeo em alta definição (HDTV).

    Ao mesmo tempo, esta actualização permite à TV Cabo ensaiar a solução Wideband da empresa californiana presidida por John Chambers, baseada na família de produtos CMTS da Cisco e em componentes oferecidos pelas empresas Scientific Atlanta e Linksys, uma empresa e divisão da Cisco, respectivamente.

    [​IMG][​IMG][​IMG]A solução Wideband baseia-se numa versão anterior ao standard da norma EuroCable Labs Data Over Cable Service Interface Specification (DOCSIS) 3.0 e permite, neste caso concreto, optimizar a rede da TV Cabo, oferecendo um aumento da largura de banda aos seus clientes com débitos na ordem das centenas de Mbps e, potencialmente, Gbps. Estes débitos são possíveis através da agregação de canais realizada no uBR10012 CMTS e nos modems de cabo da Scientific Atlanta e da Linksys.

    De acordo com Zeinal Bava, presidente da TV Cabo, «o futuro da indústria de cabo é promissor e entusiasmante». O mesmo responsável adiantou ainda que «com a nova tecnologia Wideband» existe «a oportunidade de mostrar aos clientes as soluções de futuro com larguras de banda praticamente ilimitadas». Por seu lado, Carlos Brazão, general manager da Cisco Systems Portugal, sublinhou a importância de a Cisco ter vindo a trabalhar com a TV Cabo na migração da sua rede para uma plataforma de IP Next Generation Network destinada à convergência dos serviços: «Começámos por efectuar a distribuição da televisão em tempo real sobre a rede IP e pela oferta de serviços de banda larga na plataforma CMTS. Agora, atingimos outro marco histórico, através da actualização da plataforma CMTS para o uBR10012 e os testes com sucesso da tecnologia de Wideband que permite uma oferta convergente, com alta qualidade, de serviços de comunicação e entretenimento aos clientes da TV Cabo.»

    Depois de ter lançado o primeiro serviço de banda larga em Portugal em 1999, a TV Cabo tem hoje cerca de 350 mil assinantes de banda larga e planeia introduzir o serviço de telefonia baseado em voz sobre IP (VoIP) ainda este ano. Actualmente, é o único operador que permite atingir débitos de até 25Mbps, apesar de não comercializar produtos desta dimensão.


    TV Cabo arranca com TV de Alta Definição no primeiro semestre de em 2007
    Net a 100Mbps, VoIP sem computador e TV de Alta Definição durante o primeiro semestre de 2007. São estas as três grandes novidades que a TV Cabo anunciou hoje em conferência de imprensa. [​IMG]A líder da distribuição de TV por cabo anunciou que vai lançar ainda na segunda metade de 2006 acessos à Internet a velocidades de 25Mbps. Trata-se de um primeiro passo para um serviço de largura de banda superior, que deverá ser lançado no mercado durante o início de 2007 – um acesso à Internet a 100Mbps, que a Netcabo mantém actualmente em fase piloto.
    Em Setembro, a TV Cabo prevê lançar um serviço de Voz sobre IP (VoIP) que dispensa o recurso ao computador (actualmente, o serviço da Netcabo exige a utilização de aplicações de mensagens instantâneas).
    Com o serviço que vai ser lançado em Setembro, o cliente passa a poder usar o VoIP através da conexão directa de um telefone ao modem que providencia o acesso à Web.
    Ainda no VoIP, os responsáveis da TV Cabo deram conta da intenção de lançar serviços de convergência entre rede fixa e móvel a médio prazo. Com esta convergência, o cliente pode optar entre fazer chamadas na rede GSM ou através Internet, onde se encontra o VoIP.
    Para o primeiro semestre de 2007, ficou agendado o lançamento do primeiro serviço de TV de Alta Definição da TV Cabo. Os responsáveis da operadora acreditam que nessa altura já se terão disseminado os televisores que operam neste formato e já haverá conteúdos televisivos que tiram partido da Alta Definição.
    Actualmente o único canal de Alta Definição existente em Portugal é transmitido pela Cabovisão.
    Na TV Digital, há a registar o lançamento, para breve, de uma “caixa” Thomson, que vai actuar como uma alternativa com mais funcionalidades que as permitidas pelas “caixas” da Octal, que se encontram actualmente instaladas na maioria das casas dos assinantes de TV digital, da TV Cabo.
    Vídeo a pedido, serviços de grelha de programação electrónica (EPG) e gravação de programas são alguns dos serviços em que a TV Cabo quer apostar na área da televisão. Isto sem perder de vista o futuro lançamento do sinal de TV sobre IP. Segundo Henrique Granadeiro, presidente da PT, o lançamento dos novos serviços só se tornou possível devido aos investimentos que a operadora tem efectuado nas redes de telecomunicações. Entre 2001 e 2006, a PT investiu 4,5 mil milhões de euros na melhoria das redes. De acordo com o responsável da PT este montante representa duas a três vezes o total de investimentos efectuados em infra-estruturas de telecomunicações por todos os operadores concorrentes em igual período.


    [​IMG]A TV Cabo anunciou grandes novidades, algumas para muito breve e que aparenta ser um grande salto qualitativo dos serviços apresentados por esta empresa. Já para a segunda metade de 2006 está previsto o lançamento da internet a 25 Mbps, mas no início de 2007 a TV Cabo pretende aumentar a largura de banda até a uns fabulosos 100 Mbps. Agora só resta saber se toda a infra-estrutura da NetCabo tem a capacidade para dar o salto, mas esperemos que sim. A televisão também vai sofre melhorias e também no início de 2007, altura em que está previsto ser lançado o serviço de HD-TV, a televisão de alta definição. Para finalizar nada como e já para Setembro deste ano a possibilidade de ter VoIP em casa sem necessitar de computador, mas só falta saber quais os VoIP suportados.



    A questão é: isto ja devia ter entrado em vigor... para quando afinal?
     
    Última edição: 12 de Setembro de 2007
  2. xantia

    xantia Power Member

    Eu também gostava que alguém da tvcabo respondesse a essa questão. Para já, com a concorrência do MEO, arriscam-se a perder muitos clientes.

    PedroGarcia: era interessante colocares este teu post no fórum da tvcabo: http://foruns.netcabo.pt/ para ver se havia resposta (duvido).
     
  3. jasce23

    jasce23 Power Member

    as respostas são sempre evasivas...adianta muito pouco

    :confused:
     
  4. Seavoices

    Seavoices Power Member

    COmo todos sabem, o projecto de upgrade já está quase a terminar (se é que já não terminou). Ora, por causa da tentativa de takeover por parte da Sonae sobre a PT, todos esses projectos foram congelados mas apenas para o exterior, sendo que os projectos continuaram o seu desenvolvimento.

    Com o Spin-Off da PTMultimedia da PT, espera-se que a partir do final do processo as novidades começem a sair em catadupa rapidamente. Um dos sinais disso é o início dos testes de net a 100Mbps que será o início desta evolução da TvCabo.

    Esperar para ver
     
  5. jpsfs

    jpsfs Power Member

    De facto isto era tudo muito bom, mas esse artigo já perdeu a validade... Lol!

    Acho que a TvCabo só vai implementar estes serviços quando tiver uma concorrência capaz, ou seja, quando o Meo estiver disponível em quase todo o país... eu aponto para Junho de 2008, mas não sei, isto às vezes dá umas grandes voltas.

    Cumpz jpsfs
     

Partilhar esta Página