Serviços Cloud vs Home NAS

Stem

Power Member
Boas,

Começo por dizer que tenho um NAS pessoal Synology DS218j com 1x WD Red 4TB.

Na altura em 2017, entendi que esta seria a melhor opção para migrar todos os meus backups, ter os meus filmes a correr em streaming para o Kodi/Plex, etc.

Ultimamente desde que me converti ao ecossistema Apple iPhone+Mac tenho usado cada vez mais o iCloud e refletido sobre a evolução e relevância destes serviços cloud vs um NAS pessoal.

Haverá certamente vantagens e desvantagens em ambos.

Pondero desfazer de todo o meu hardware de NAS e subscrever um serviço de clouding pago (iCloud ou Google One).

No fundo, a evolução natural para os serviços de subscrição à semelhança do que já fiz no passado:

- milhares de .mp3 vs Spotify pago
- milhares de filmes armazenados vs Netflix/HBO pago

O core dos meus backups são midia - álbuns de viagens e filmes para home cinema.

Pros e Contras de ambos (de acordo com o meu uso pessoal)

Home NAS

+ menor custo no longo prazo
+ aumento de espaço facilitado
+ total controlo sobre a privacidade dos dados
- pior integração com apps mobile
- tendo só 1 disco, há risco de vulnerabilidades com o HW
- custo energético
- velocidade de transmissão instável em função da net local
- sendo uma net instável (fibra 200) por vezes, tenho de desligar o NAS para ter total proveito do streaming para TV ou para jogar on-line.

Cloud Services (Google/Apple)
+ Melhor integração diária em com mobile apps
+ Melhor segurança face a falhas de HW
+ Menor investimento inicial
+ Integração com diverso software de produtividade aumenta de dia pra dia
+ Velocidades constantes de transmissão
- Dúvidas relativamente à privacidade da informação
- Dúvidas relativamente à conversão/compressão de vídeos >50GB (alguns com a Go Pro 7)
- Limitação de armazenamento

Qual é a vossa opinião, dei por mim a pensar que já pago 2,99€ pelo 200GB de iCloud para ter sempre um backup das fotos diárias e cópia de segurança do telemóvel, se calhar por mais 7,01€ tinha um Google One de 2TB, desfazia me do NAS e tinha um acesso muito mais facilitado a tudo e acabava com a compressão nos meus backups de Google photos.

Qual é a visão opinião/experiência pessoal ?
 
Boas,

A minha experiência é com a QNAP, e não com a synology, mas é muito similar.

Eu tenho o meu QNAP desde 2015, e as apps da QNAP para video, audio, fuile sync (incluindo telemovel, com autobackup) são perfeitamente funcionais e estáveis.

Tenho zero razão de queixa. Foram muito raros os problemas com software ao longo destes 5 anos. Naturalmente a idade já pesa.

Os equipamentos da QNAP estão sempre com os security patches em dia, portanto em termos de segurança, estará em linha com as principais soluções assentes na cloud (desde que modifiques sempre os "defaults"). Naturalmente que, se instalares serviços que não os da QNAP/Synology, deves ter em mente que a segurança será um tema a ser considerado.

O motivo de ter optado por um NAS, ao invés de soluções de cloud convencionais aí da "praça" prende-se exclusivamente com questões de privacidade e expansibilidade.

Vamos a factos:
Ao teres um NAS, implica (idealmente) que tenhas um disco externo para onde farás backup, e uma UPS.
A QNAP e a Synology suportam backups automáticos quando ligas um disco com um determinado ID. Tenho isso a funcionar no meu, e faço backups semanalmente. No final do backup automático, o NAS faz auto-eject do disco externo. Depois, é só desligar e guardar off-site ;)
A QNAP e a Synology suportam muitas UPSs USB, monitorizando o estado (corrente ou bateria), e se tiverem X minutos a bateria, fazem auto-shutdown (depois, quando a energia voltar, fazes um wake-on-lan, por exemplo).

Cada cabeça sua sentença, naturalmente, mas eu iria sempre preferir uma solução self-hosted.
Utilizar serviços na cloud de terceiros não é algo que considere actualmente no meu horizonte, especialmente por motivos de privacidade (essa será outra grande e longa discussão que não é o tema deste post).

Pondero trocar o QNAP por um ASUS PN50 para poder estender funcionalidades, virtualizando várias soluções. O Objectivo é ter um HomeLab, no entanto requer mais conhecimentos técnicos.
Com esta solução podes fazer self-host de serviços de streaming de música (que facilmente substituiriam um spotify, com as mesmas funcionalidades, apps moveis, etc), Plex/Kodi, que te permitiam ver videos fora de casa, ter um NAS com sistema de backup para os teus computadores e telemóveis, cloud privada (NextCloud, por exemplo), alojamento de websites, automação caseira, um PC Windows sempre disponível por ligação remota, etc etc etc (a imaginação é o limite).

Há sempre um risco associado a ser o proprietário do hardware, naturalmente. Eu diria que, para justificar, deves ser capaz de recuperar esse investimento fazendo as contas face ao que pagarias mensalmente por cada um destes serviços, e que deixas de pagar ao fazeres tu mesmo esse self-hosting. Deves considerar o custo do hardware a dividir por 6 a 8 anos (que é o que um servidor destes dura habitualmente, se tudo correr bem) + custo energético mensal + internet (custo mensal).

Todos estes serviços que mencionei são freeware, opensource e extremamente estáveis e fiáveis (basta dizer que, por serem opensource, s
ao auditados pela comunidade, logo, questões de segurança estão sempre na ribalta, e a serem resolvidas. Mais transparente que isso é impossível).
No entanto, se não precisas de nada disto, e queres só ter um sítio central onde tens os teus dados sempre acessíveis, então avança com a cloud de um provedor conhecido.

Espero que tenha sido útil.

Abraço
 
Enorme post (ajuda)!
Vou esperar por mais feedbacks para debater.


À primeira vista salta me logo à vista, os riscos que corto por não ter ups
 
Eu uso o Google One há 3 anos e não tenho qualquer razão de queixa, o contrato é até Junho de 2021 mas aos poucos estou a começar a migrar os dados para a minha cloud caseira. Estou a fazer isto, não por ter problemas com a cloud mas sim porque quero ganhar experiência na matéria de NAS, gestão de backups, etc.

Em termos de redundância, certamente que com os serviços cloud não precisas de te preocupar com nada. Tens assistência 24h (embora nunca tenha utilizado) e sabes que os teus dados estão seguros. O único aspeto menos bom da cloud está relacionado com a privacidade.

Em termos de preços penso que o Google One seja o serviço mais acessível, pelo menos até a última vez que estive a comparar preços.
 
Em termos de preço as coisas não são muito distantes.
Por exemplo:
- o meu NAS tem um consumo médio diário na ordem dos 360W (cerca de 15W/h). Assumindo que está ligado 24h por dia, gasta cerca de 11KW no final do mes (números redondos). O que dá 2,75€ mensais de electricidade para pagar.

Quando comprei o NAS (QNAP TS-131), comprei o disco (WD Red 4TB) e a UPS, num total de 350€. Assumindo que vai durar 6 anos (há 5 ja dura :D), terá um custo mensal de 5€ (números redondos).

Dá a módica quantia de 8€ mensais (96€ anuais), assumindo que o NAS está ligado 24h por dia (que no meu caso não está. Está ligado 18h por dia. É resudial o que se gasta a menos).

o NAS tem 4TB actualmente. Somos 4 a usar o NAS e temos 60% do disco ocupado (inclui personal cloud, dados comuns e apps).

Quanto iriamos nós pagar os 4, no total, ao subscrever uma solução conhecida?
99€ por ano, até 6 pessoas, com 1TB para cada um (usando um exemplo rápido da OneDrive, que tem a vantagem de incluir o Office).

Questão:
Enquanto que num NAS os 4TB são partilhados, na OneDrive (e creio que nas outras será igual), é 1TB dedicado, por pessoa.
Isto é um problema? Dependerá do uso que se dá.

os principais construtores de NAS (Qnap, Synology, ASUSTOR, etc) têm os preços alinhados, de modo a que se gaste sensívelmente o mesmo, dependendo de cada país, naturalmente. Mas por cá, a coisa está muito "lado a lado".

No meu caso, as minhas poupanças são maiores, porque não pago alojamento web. São mais 40€ que poupo por ano.

A parte dos backups é relativa. Consegues arranjar cold storage na cloud muito barata onde podes ter os backups em duplicado, se o disco físico externo não for garantia suficiente.

Abraço
 
Back
Topo