Serviços TV+Net+Voz em Portugal - Precisa-se de Informação

Bolinho

Membro
Actualmente sou utilizador TV+Net+Voz da Vodafone. Existem certas limitações de carácter permanente no serviço que têm vindo a condicionar o meu interesse em renovar o contracto no próximo termo. O que pretendo com este post é ler opiniões de clientes da concorrência (NOS/MEO/NOWO) para saber se também experienciam estas limitações, ou outras de impacto significante no uso quotidiano dos seus serviços. Então:

1) O software da box de TV da Vodafone responde mal e lentamente, sendo frequente ter que premir o mesmo botão duas ou três vezes até a box "perceber". Reinicia-se, fica melhor, após algum tempo volta ao mesmo. Já tive routers e boxes diferentes, portanto não é limitação de equipamentos mas sim do próprio serviço.

2) O sistema de gravações da box de TV da Vodafone é objectivamente mau, sendo frequente obter erros variados ao tentar visionar as gravações, independentemente do canal ou data. E para que serve pagar mensalmente uma box, senão para ver gravações? Relembro, isto acontece com routers e boxes de marcas e modelos diferentes, portanto não é limitação de equipamentos mas sim do próprio serviço.

3) A Vodafone não providencia actualmente um simples endereço de email com o serviço. Quem usa Vodafone, tem que usar uma conta de email externa tal como o Hotmail, Gmail e similares, que como sabemos fazem tracking, e vivem do marketing e dos dados que recolhem, e como são gratuitos não garantem que não se percam mensagens.

4) Na Vodafone, o IP externo de ligação à Internet dura ANOS sem mudar. O que tenho agora é o mesmo há 18 meses, o penúltimo durou uns 2 anos. É um IP "dinâmico" que mais parece IP fixo empresarial. Pior, com os routers all-in-one actuais da Vodafone é virtualmente impossível forçar uma mudança de IP, e o suporte a clientes não é receptivo para fazê-lo. Obviamente, esta limitação arrasta consigo questões de privacidade, de segurança e de utilização online.

Clientes de outras operadoras, também passam pelo acima exposto? Partilhem aqui as vossas experiências. Por favor limitem as vossas respostas a factos imparciais como eu próprio fiz, não se trata de dizer mal da operadora A ou B, mas sim de partilhar informação útil no interesse de todos nós, pois todos nós somos consumidores. :>
 
A cerca do alínea 4) - Nunca usei NOWO não te posso opinar sobre ela. MEO era(talvez ainda seja) possível mudar o IP bastando reiniciar o router, na NOS, desligando no mínimo 2 horas (de manhã/tarde) para fazer renew.

Boxs UMA v2 da NOS são boas, não tenho do que me queixar, mas nunca usei outra sem ser NOS, e o que mexi das outras foi pra mudar de canal e tal, nada como uso próprio.

Se fores para NOS tem a certeza de qualquer tecnologia te instalam, HFC é Coaxial, FTTH é fibra.

Outro ponto negativo da Vodafone é não ter modo bridge.
 
Boas,
Relativamente à alínea 3, e com tantos serviços de email gratuitos, e com qualidade de serviço assegurado como o Gmail e o outlook.com, não vejo como problemático os ISPs não fornecerem endereços de email. Tens algum uso muito especifico para precisares de serviço de email do ISP?

Pontos 1 e 2 estou totalmente de acordo. Não tenho termo de comparação com a NOWO, mas na NOS e na MEO, a coisa anda ligeiramente melhor, mas nada absolutamente melhor.

Ponto 4, depende muito de cada um. Na MEO a alteração de IP também demora meses. Na NOWO e na nos é mais frequente por ser HFC, mas não é muito frequente também. Eu como tenho IP fixo, não sou o melhor para comentar as questões de segurança. Segurança é algo que se pratica no dia a dia, não podendo ser associada a alteração de endereço de IP como meio de dissuasão, mas para o utilizador mais básico, percebo perfeitamente a necessidade.

NOS e NOWO são HFC, e não fibra pura FTTH como já mencionaram anteriormente.

Na NOS ficas mais bem servido com TV, mas significativamente pior no que toca a internet. NOWO é para poupar, porque está muito atrás dos restantes, na minha humilde opinião.
MEO e Vodafone é uma questão de preferência individual, já que ambas estão relativamente bem equiparadas.

Abraço e boa sorte
 
A minha experiência enquanto utilizador está virada para a VDF por várias razões. O equipamento que utilizo para ligação à rede é meu.
Na autenticação à rede é o mais simplificado o que me permite utilizar equipamento próprio. Nisto nos restantes ISPs é impossível.
Possuem bridge, mas não resolve essa questão no meu caso. Outro aspeto é o suporte dado que no meu caso é extremamente positivo.
No caso das contas de e-mail, é um assunto muitas vezes polémico porque hoje existem e amanha já eram... é o problema de serem grátis. Nisso o Google e a MS ainda estão na frente, mesmo fazendo tracking.
Assunto quanto aos IPs, não se pode mudar com facilidade até porque não são infinitos.
Outro aspeto, privacidade.... a larga maioria dá tiros nos pés. Preocupam-se com privacidade e nas redes... só falta dizer quando vão tomar café. A privacidade começa por nós.
Sobre o serviço de TV não posso opinar porque não possuo, vivo em zona de fronteira e o TDT chega-me.
É a minha experiência com este operador. Sou cliente do serviço NET e Voz VDF à 6 anos.
 
NOS e NOWO são HFC, e não fibra pura FTTH como já mencionaram anteriormente.
Há aí qualquer engano. Mais de 50% da rede NOS já é FTTH e até meados do próximo ano contam chegar aos 70%.

Há 10 anos que a NOS tem FTTH, ainda era ZON quando começou
Nisto nos restantes ISPs é impossível.
Ainda agora apareceu um user na NOS a dizer que fez isso. Desconfio que se enviares um mail à NOS a pedir autorização para o fazer e explicares para que é que precisas disso, eles não têm problema em conceder autorização. Digo sem certezas...
 
Há aí qualquer engano. Mais de 50% da rede NOS já é FTTH e até meados do próximo ano contam chegar aos 70%.

Há 10 anos que a NOS tem FTTH, ainda era ZON quando começou

Ainda agora apareceu um user na NOS a dizer que fez isso. Desconfio que se enviares um mail à NOS a pedir autorização para o fazer e explicares para que é que precisas disso, eles não têm problema em conceder autorização. Digo sem certezas...
Tens razão. A NOS tem vindo a expandir a rede FTTH, verdade. Esqueci me disso. E obviamente isso são excelentes notícias para os clientes
 
A NOWO também já disponibiliza FTTH em algumas zonas.

Ponto 1 - A box IPTV da MEO é bastante boa, rápida, com uma boa qualidade de imagem e sem problemas. A box Android não é má, no entanto, noto desfasamento no áudio e imagem o que às vezes é incomodativo.
Quando tive NOS, a box era a IRIS e era simplemente horrível, mas sei que com a UMA TV a história já não é a mesma, no entanto sobre essa não posso opinar.
A box android da NOWO é bastante lenta a mudar os canais, mas na minha opinião a app da NOWO TV é bastante simples e básica de usar, o que para mim é um ponto positivo.

Ponto 2 - Não sinto esse problema, nem na MEO nem na NOWO. As gravações funcionam sem qualquer problema nas duas operadoras.

Vou só deixar aqui uma informação adicional que não sei se é decisiva. O RF na MEO e na Vodafone é DVB-T que é o mesma tecnologia do TDT e quase todas as televisões têm. O RF da NOS E NOWO é DVB-C que as televisões recentes também têm quase todos mas as mais antigas nem por isso. A NOWO em FTTH só tem canais na box
 
Última edição:
Espero que seja um tópico adequado para a dúvida:

Neste momento estou em procura da solução mais acessível possível para:

Telemóvel (500/1000m chegam, dados nem são importantes).

TV + NET

Num serviço que garanta um mínimo de qualidade para uma moradia relativamente grande, a nível de canais, também não vai ser para ter grande utilização, é mesmo para ter mais alguns canais e deixar os TDT's.

A procura aqui é do melhor preço possível, seja tudo no mesmo operador ou operadores diferentes.

Agradeço todas as ajudas que possam dar. Obrigado.
 
De facto o assunto aqui em discussão é mais o da qualidade e limitações dos vários serviços das operadoras, e não tanto de preços.

Se isto ajudar, na minha experiência os preços das operadoras são como os dos supermercados, ou seja, a concorrência (ou o jogo combinado de monopólio entre elas) é tal, que depois de feitas as contas a tudo, os pacotes equivalentes têm virtualmente preço idêntico ao fim do ano. Basta consultar os preçários nos sites das próprias operadoras e usar uma calculadora para chegar a essa conclusão. Por vezes é apenas sorte de apanhar uma campanha boa ou saber negociar para obter um preço mais baixo (não, infelizmente o preço não é igual para todos os clientes, no mercado dos ISPs em Portugal não existe regulação de preços séria).

Como já se referiu, a NOWO pode ser a excepção com preços de facto um pouco mais baixos, mas isso pode ter as suas contrapartidas na qualidade do serviço, pelo menos em algumas zonas (procure informação de utilizadores na zona específica onde vai instalar o serviço para saber se compensa, ou se o barato sai caro).

Provavelmente sairá sempre mais barato usar os serviços da mesma operadora e tentar negociar um preço total razoável. O resto dá resultado igual na conta bancária, apenas podendo variar realmente na funcionalidade do serviço como estamos a ver.
 
Boas, eu tambem tenho VDF e sinto o mesmo. Não tanto em relação à TV talvez pq não uso muito gravações, mas o meu pai usa e às vezes tb se "passa" quando o que grava dá erros e não consegue ver. Mas para mim, não poder mudar o IP quando faz falta é que é realmente chato.

Dou já aqui um exemplo prático que aconteceu comigo, fui banido num servidor de um jogo online por um admin que me acusou de fazer cheating quando isso nem sequer era verdade (o puto tinha inveja de não saber jogar tão bem como eu nesse jogo), quando percebi que era IP ban liguei para a VDF a explicar a situação e pedir novo IP, e mandaram-me passear: "mas assim já não posso jogar o tal jogo", dizia eu, "lamentamos blah blah não podemos fazer nada blah blah tchau", diziam eles. Totalmente mal, a sério, tive NOS antes da VDF e se queria mudar o IP reiniciava o router 2 ou 3 vezes e esperava 1 ou 2 horas e tava feito, e a única vez que tive que falar com a linha técnica mudaram-me o IP logo directo, sem problemas.

Por isso tambem estou a pensar em mudar de operadora, uma hipótese é voltar à NOS, mas antes queria perguntar se há mais pessoal da MEO ou da NOWO com opiniões para dar para ajudar a decidir. Como é que eles são com a TV, gravações, actualizar o IP? E já agora têm mail próprio? Obrigado.
 
Última edição:
há um outro ponto em relação à vdf que pode ser dealbreaker para muitos: até a data é a única operadora das 3 grandes que cumpre o preço acordado durante a vigência do contrato.

em relação à experiência TV, a vdf é certamente a pior das 3.
 
Há aí qualquer engano. Mais de 50% da rede NOS já é FTTH e até meados do próximo ano contam chegar aos 70%.

Há 10 anos que a NOS tem FTTH, ainda era ZON quando começou

Ainda agora apareceu um user na NOS a dizer que fez isso. Desconfio que se enviares um mail à NOS a pedir autorização para o fazer e explicares para que é que precisas disso, eles não têm problema em conceder autorização. Digo sem certezas...
Eu uso equipamento meu sem ser em bridge, só o ont da NOS mais o meu router.
 
Com a meo é uma sorte ter rede movel. Ando há dois anos em reclamação com eles e não consigo que resolvam o problema. Há 50 pessoas a reclamar na minha zona e dizem que o problema é dos equipamentos.
Ponto 3 - Acho que não faz sentido hoje em dia até porque a pessoa muda de serviço tem de andar a avisar que muda de mail.
Ponto 4 - vai sempre existir em qualquer operadora, não com esse timing.
 
Ponto 4 - vai sempre existir em qualquer operadora, não com esse timing.
O problema na VDF é mesmo esse, o timing. O pessoal sabe que fibra não é o mesmo que ADSL, o IP não muda de 5 em 5 minutos, tudo bem, aliás eu até não gostava disso do tempo do ADSL, há alturas em que dá jeito manter o IP algumas horas ou dias por várias razões. Mas na Vodafone, tu começas com um IP em Janeiro de 2021, chegas a Agosto de 2022 e vais ver e ainda é o mesmo! Isso não é normal, nem desejável.

As empresas que te andam a fazer tracking cada vez que clicas nos links a navegar na web, sabem quem tu és o ano todo! Aquele admin que embirrou contigo num sitio qq da net, sabe quem tu és o ano todo, não adianta mudar de nick! E se ficas com acesso bloqueado a um servidor, um jogo, uma sala de chat, uma rede qq, seja o que for que o IP fique em blacklist, na VDF estás lixado! Olha para o exemplo que dei no post acima. Isto em qq outra operadora resolve-se com uns resets ao router ou com um telefonema de 5 minutos para a linha de clientes. Mas não na VDF. E mesmo que sim, não que eu quisesse ficar numa operadora em que se quiser mudar de IP depois de mais de um ano inteiro com o mesmo, tenho que andar a pedinchar e dar explicações, como se fosse um puto a pedir doces ao papá... "deixas papá? deixas ?! Vá lá..." Ridículo. Para uma coisa que devia ser automática, e é suposto ser dinâmico. Não me parece.
 
@sergiobivar é perfeitamente legítimo o teu ponto de vista, mas nem só do IP vive esse tipo de tracking, aliás é uma ajuda, mas não a única. A informação que os browsers recolhem, as query's de dns, e uma série de outras variáveis é muito mais fiável que simplesmente um IP. Atrás de um IP público podem estar umas centenas ou milhares de máquinas.
 
Bolinho disse:
2) O sistema de gravações da box de TV da Vodafone é objectivamente mau
Acho que isso é ser simpático. :) Dantes não era assim, mas agora a minha experiência típica de uma noite de cinema em casa com a Vodafone, para relaxar depois de um dia de trabalho, é "Erro ao reproduzir a gravação", "Por favor ligue o cabo HDMI ao não sei quê" (não é cabo nenhum, são erros sem nexo que as box da Vodafone dão), "Concluído" (a meio da gravação, sem ninguém tocar em nada!), liga, desliga, reset... passa-se uma hora nisto, não se consegue ver o filme, tempo e nervos perdidos, e toca a ir para a cama que amanhã é outro dia de trabalho!

Já reclamei, já trocaram box, router, sei lá o quê mais, e os meses passam. É evidente que é mesmo o serviço que funciona mal. Se é anomalia temporária, então já é temporária há um ano! Conheço duas pessoas com Vodafone que dizem o mesmo, está tudo só à espera de acabar as fidelizações para mudar. As pessoas que conheço com outras operadoras ficam incrédulas quando lhes pergunto se experienciam estas coisas, portanto, para responder ao tópico, não, pelo menos no que toca à TV/gravações, parece exclusivo da Vodafone.
 
Mais opiniões de pessoal com fibra da MEO e da NOS em relação à mudança de IP (ponto 4 do OP) ?

A minha fidelização VDF está quase a acabar, agora estou só indeciso entre a MEO e a NOS. Também há a NOWO, mas tenho receio do tal "o barato sai caro" e vejo muitas queixas na web.
 
Back
Topo