Servidor de net com linux

pem

Membro
Boas.
O meu routter ADSL deve estar a dar as ultimas, esta sempre a reiniciar e de momento não tenho dinheiro para estar a investir num routter novo, visto querer comprar uma coisa decente.
Logo a ideia é transformar o Pentium2 266MHz que esta ca em casa o servidor de net.
Agora surgem as duvidas:
1- Que distro de linux escolher, como é uma maquina antiga estava a pensar numa gentoo visto poder installar so o que necessito, mas tem um problema, compilar a distro toda naquele PC deve demorar muito tempo se alguem souber de uma outra distro fixe para o caso.
2- O modem ADSL tem suporte para linux. O modem é speedTouch 330.
3- Servidor DHCP. O que ha, e qual o melhor?
4- NAT. (esta é bastante importante) Consegue-se reencaminhar portas para PC de rede especificos?
5- Tenho 4Mbits sera que vou ter percas de velocidade visto o PC ja ser antigo.

De momento nao me lebro de mais nada.
 
Boas,

Não respondendo directamente à tua questão mas dando-te outra hipótese para pensares...

Em casa uso já há algum tempo o monowall: http://m0n0.ch/wall/ "A free embedded firewall software package based on FreeBSD."

Acho que faz tudo isso que queres. A única questão poderá ser o modem se for usb

Cumps
 
IPCop ;)

Tem tudo o que precisas, inclusive o suporte para o SpeedTouch enviando os drivers (disponíveis no site do IPCop) pela webinterface.
 
Pois um dos problemas para ir FreeBSD sera mesmo o modem, porque é USB.

IPCop é so impressao minha ou aquilo so tem firewall??
É que eu preciso de um suporte DHCP total, visto nao me apetece ter de configurar IP's Gateways e DNS sempre que o pessoal vem ca a casa
 
Para além daquilo que já foi dito por aqui, o meu conselho vai mesmo para Clarkconnect. Para além de teres firewall e servidor dhcp, tens mais uma data de serviços que podes activar como o apache, samba, mysql, etc. Tens uma thread aqui no forum de como instalar e configurar algumas coisas, inclusivé o modem que tens, apesar de já ser de uma versão mais antiga. O melhor seria experimentares as opções que já foram dadas e escolheres por ti próprio a que mais gostas :)
 
Distro: Debian (net-install)

Modem: Qualquer um com ficha Ethernet

Interfaces de rede: N placas ethernet. Minimo 2. (1 para o modem e outra para um PC anexo)

Segurança, gestão de tráfego e NAT/Firewall: Iptables + wondershaper

Em 10 minutos tens o sistema a bombar nas horas. :x2:
 
Para além daquilo que já foi dito por aqui, o meu conselho vai mesmo para Clarkconnect. Para além de teres firewall e servidor dhcp, tens mais uma data de serviços que podes activar como o apache, samba, mysql, etc. Tens uma thread aqui no forum de como instalar e configurar algumas coisas, inclusivé o modem que tens, apesar de já ser de uma versão mais antiga. O melhor seria experimentares as opções que já foram dadas e escolheres por ti próprio a que mais gostas :)

Com uma grande desvantagem: o Clarckconnect é bastante pesado.

Experimentei uma máquina com isso para 50 utilizadores e aquilo arrastava-se. Fartava-se de comer RAM.

O IPCop tem DHCP, DNS, tudo... Funciona como router e como proxy, e ainda podes acrescentar um addon para filtragem de conteúdos. Pelas máquinas que já meti com ele e pelo sucesso que têm tido nas funções que desempenham, só te posso recomendar ;)
 
Devido a uma troca de maquina neste momento instalei a debian, mas nao consigo encontrar o wondershaper para installar atraves do aptitude.
 
Back
Topo