Servidor dedicado em PC Fixo

V0dk4z

Power Member
Boas pessoal....


Em conjunto com um amigo decidi começar a trabalhar num jogo...

E queria tentar colocar um pc que tenho parado em casa a fazer de servidor desse jogo ( no inicio, pois mais tarde não aguentará)

E queria colocar umas questões aos pros para saber se isso e possível e como fazer...

O meu primeiro problema e que o jogo que falamos , já tem varias server files disponíveis na net, todas para virtualização com o Vbox ou Virtual PC, e usam o SO FreeBSD 7.2 ou 9.0 , como seria possível eu transferir isso para o pc ? teria que instalar a dita versão do FreeBSD e enviar os ficheiros por ftp ?

( Poderia virtualizar nesse pc também , mas consumiria mais o sistema e deixa-va menos memoria e capacidade de processamento livre certo ? )

O 2º e que só tenho um monitor e preciso de trabalhar nesse computador pelo Win XP, ja li sobre uns programas "VNC" mas não sei muito bem como isso funciona...

O 3º problema são as protecções ... como colocaria uma firewall pro exemplo ?

O 4º seriam as configurações de rede para o sistema, uma vez que pretendo usar o sistema no-ip ou dyndns ... nas maquinas virtuais sei configurar , não sei se aqui seria diferente.





Caso isto não funciona-se no meu pc e tivesse que adquirir um servidor dedicado ou vps, qual me aconselhariam e como a controlaria ?


Se alguém me pudesse dar uma luz sobre isto agradecia muito...


Cumpz
 
Por pontos

a) Podes instalar o freebsd no pc sem problemas. E irás ficar surpreendido com a rapidez dele.
b) tipicamente a configuração é via ssh/consola através de comandos. Não te preocupes que entras neles rapidamente
c) Não ha muito mais seguro que o freebsd. Mas mesmo assim tens software builtin para firewall.
d) ?

Abr
 
E seria melhor e/ou mais facil usar por ex um SO Linux leve, tipo Ubunto 9.04 ou outro ( nao sei qual o mais leve) e virtualizar a maquina com o Virtual Box ?


Como configuraria o ssh no freebsd ? e que nao tenho muita pratica nesse campo :P

Obrigado pela resposta . Abraço
 
Virtualbox não tem tools (considera isto como se fosse os drivers, para o sistema operativo correr melhor) para Freebsd. Estão nos ports (repositório de Freebsd) mas para quem não tem experiência em Freebsd, talvez não seja a coisa mais fácil do mundo.

Se fores usar Ubuntu, usa uma LTS (Releases suportadas por mais tempo), 10.04 ou agora a 12.04.
Normalmente, um servidor acede-se por consola, remotamente por ssh. Em windows tens por exemplo o putty para aceders por ssh. A configuração é no ficheiro sshd_config no servidor. Dependendo do sistema operativo, pode estar em vários sitios, mas normalmente está no /etc.
Quanto a configurações do openssh, do lado do servidor, há muitas opções que se pode ter. Se calhar o melhor é partir da configuração default e ver o que é preciso mudar seguindo a documentação.
 
Viva colegas....


Precisava de mais umas dicas....

Um amigo passou-me uma maquina virtual com quase tudo configurado ( em FreeBSD 9.0)

Eu queria saber como conseguiria transferir essa maquina virtual para o meu pc...

Teria que instalar primeiro o FBSD 9.0 e depois passar todos os ficheiros por ftp ?

Abraço
 
Eu tenho uma VDI, e em vez de a correr no Virtual Box ueria passar o sistema para o meu pc e correr la, pois teria mais Ram, Disco, CPU etc

Isso é possivel ?

Eu neste momento estou a transferir todos os ficheiros existentes de vdi para o meu pc .

Deu-me a ideia de instalar o FreeBSD 9.0 no dito pc, tirar o disco, por neste pc, e por la o resto das files... funcionaria ? ou terei que enviar o material de outra maneira ?

Abraço
 
Isso seria para fazer uma VPS no pc certo ?

E que eu queria como se fosse um dedicado, isso consumiria ram ( que ja não e muita :P )para fazer a VPS ?

eu ja pensei em usar o Ubunto 10.04 LTS + VirtualBox , com um sistema de controlo a distancia ( nao sei qual ainda) , pois so tenho 1 conjunto de rato, teclado e monitor


O que eu pensei nao seria possivel ?

Abraço
 
Queres "converter" a imagem virtual VDI numa instalação física de FreeBSD?
Ui... isso vai dar-te muito trabalho. Para isso mais vale instalar o FreeBSD na tua máquina se tiveres espaço, partição primária e à-vontade com FreeBSD.
 
Eu tenho uma maquina configurada com todos os ficheiros necessários ... e queria saber o que precisaria de fazer para conseguir ter o mesmo no pc

Estava a pensar em instalar o freebsd 9.0 no pc, pois e o mesmo S.O da maquina virtual e depois passar todos os ficheiros do ftp da maquina virtual para o pc

Era essa a minha ideia inicial.. o problema e que não sei quais são as files base do sistema.. pois tens la uns ficheiros de tamanho "0" que e impossível de passar pelo ftp....

Alguém tem uma sugestão ?...e que a maquina esta totalmente configurada a nível de ficheiros e de network no VDI ....

eu já pensei em ubuntu + Vbox ( ou outra distro linux) . . . mas queria mesmo em freebsd pois seria mais leve, e mais tarde ao possivelmente passar as files para um "dedicado real" já teria alguma experiência e a transição seria muito mais fácil.


Abraço
 
Não dará para converter a imagem vdi para raw e depois fazer um dd para o disco?
Sim dá, mas é demoroso.
Mesmo que o faça, o user vai ter na mesma de acertar algumas configurações, p.ex. rc.conf, resolv.conf, hosts, etc...

@ V0dk4z
Sinceramente, se tens a VDI em XP, usa-a. Daquilo que depreendo não tens grande à-vontade com *nix, por isso vai ambientando-te com o FreeBSD, para isso consulta o FreeBSD Handbook.
 
Back
Topo