Servidor dentro da LAN

RuiCh

Membro
Olá
Tenho em casa uma LAN cujo router é o wi-fi V5 modelo V1.0 da NOS. A internet funciona, os emails vão e vêm e não me apercebo de nenhum problema.
No entanto necessito que o meu portátil funcione como servidor de uma aplicação com uma hardlock key numa das portas usb para que os clientes na internet possam correr software cliente.
Nos clientes é necessário identificar na aplicação cliente o ip do servidor e a porta. Quando os clientes estão na minha LAN configuro-os com o ip servidor igual ao endereço na LAN do meu portátil e com a porta aconselhada pelo fabricante do software. Assim, tudo funciona bem.
Mas se os clientes estiverem fora da minha LAN tentei configurar uma port fowarding no router indicando o ip local do portátil, o protocolo UDP e a referida porta. E, nos clientes configurei o ip servidor igual ao endereço público do meu router e a mesma porta. Assim, nada funciona.

Já contactei a NOS e a PC MEDIC mas não sabem como resolver (só se vierem a minha casa por 55 euros).

A empresa do software cliente e servidor dizem que a solução clientes na net e servidor numa LAN é comum e que basta o port fowarding. Acharam estranho não conseguirem pingar o meu router. No entanto, penso que não é condição necessária...concordam comigo?

Alguém me pode ajudar?
 
Olá
Tenho em casa uma LAN cujo router é o wi-fi V5 modelo V1.0 da NOS. A internet funciona, os emails vão e vêm e não me apercebo de nenhum problema.
No entanto necessito que o meu portátil funcione como servidor de uma aplicação com uma hardlock key numa das portas usb para que os clientes na internet possam correr software cliente.
Nos clientes é necessário identificar na aplicação cliente o ip do servidor e a porta. Quando os clientes estão na minha LAN configuro-os com o ip servidor igual ao endereço na LAN do meu portátil e com a porta aconselhada pelo fabricante do software. Assim, tudo funciona bem.
Mas se os clientes estiverem fora da minha LAN tentei configurar uma port fowarding no router indicando o ip local do portátil, o protocolo UDP e a referida porta. E, nos clientes configurei o ip servidor igual ao endereço público do meu router e a mesma porta. Assim, nada funciona.

Já contactei a NOS e a PC MEDIC mas não sabem como resolver (só se vierem a minha casa por 55 euros).

A empresa do software cliente e servidor dizem que a solução clientes na net e servidor numa LAN é comum e que basta o port fowarding. Acharam estranho não conseguirem pingar o meu router. No entanto, penso que não é condição necessária...concordam comigo?

Alguém me pode ajudar?
Não sabendo qual é o software penso que será mais difícil ajudar.
Podes experimentar redireccionar o tráfego também em TCP (além de UDP) para ver se faz alguma diferença?
Caso o software use um teste de conectividade que dependa duma resposta via ICMP, é algo bazaroco mas não é caso único... e aí das duas uma: ou configuras o router para responder a ping (ICMP) ou se o software o permitir, alteras o mecanismo de verificação de conectividade de ICMP para outra coisa que não dependa de ICMP.
 
Não sabendo qual é o software penso que será mais difícil ajudar.
Podes experimentar redireccionar o tráfego também em TCP (além de UDP) para ver se faz alguma diferença?
Caso o software use um teste de conectividade que dependa duma resposta via ICMP, é algo bazaroco mas não é caso único... e aí das duas uma: ou configuras o router para responder a ping (ICMP) ou se o software o permitir, alteras o mecanismo de verificação de conectividade de ICMP para outra coisa que não dependa de ICMP.

O router não permite tráfego TCP e UDP em simultâneo pela mesma porta. De qualquer modo experimentei só o TCP e também não deu.
O que dizes do software testar a conectividade pode fazer sentido. Irei perguntar à empresa que fez os softwares se é assim que funcionam.

Já tentei contactar a NOS e a PC MEDIC para me porem o router a responder aos pings mas descartaram uns nos outros. O facto é que não consigo configurar o router para responder ao protocolo ICMP.

Obrigado
 
Podes experimentar colocar o IP do portátil na dmz.
Mas atenção à firewall do portátil. Vais começar a receber ataques.
E confirma se essa porta não é uma das mais usadas senão vai ser mesmo aos magotes.
 
Também penso que o Port Forwarding deste equipamento funciona mal se funcionar...
Já por diversas vezes reparei que apaga as regras criadas se estiverem em uso... se estiverem inativas não... E várias que tentei foi o mesmo que nada. Regras que funcionavam no mono PowerRouter que tive durante quase três anos e meio... Com todos os defeitos que não são poucos, essa parte funcionava bem quando a usava - pois boa parte do tempo tinha que usar soluções criativas para o domar e tornar "tragável" - o Port Forwarding funcionava bem nele
Tive um servidor a funcionar nele com regras aplicadas e não falhava.
Neste 5v1 tem estado em standby até me decidir investigar uma solução que já estou a ver que vai ser voltar a usar um router NOS em modo mono - os meus é que fazem tudo o que é serviço de internet....
 
Back
Topo