servidor domestico

PTBlueDragon

Power Member
Boas pessoal.

eu tenho 2 pcs parados em casa, e com um deles (P4 2,4 ; 512 ddr 400, ati 9600, 160 GB, etc) gostava de fazer um server de dados, tipo... liga-lo à rede, e por exemplo tudo o k estivesse a sacar no portatil fosse lá parar, pela partilha de ficheiros...

isto é simples de fazer, mas gostava de saber a melhor maneira, o melhor SO e saber se existe a possibilidade de funcionar sem ambiente grafico, ou seja mesmo só armazenamento.

cumps
 
simples.

em minha casa tenho a funcionar assim:

servidor de linux
rsync

clientes windows ou linux com clientes de rsync a sincronizar qd fazem logoff ou shutdown.

no caso dos windows usar o cwrsync e colocar o escripte no gpedit.msc (logoff scripts)
no caso dos linuxes usar o rsync nativo e colocar ou no logoff de shell ou então no initlevel q mande a máquina abaixo.
 
Na minha opinião podias colocar o servidor com o Windows 2000 por exemplo (que não consome tantos recursos como o XP), partilhar umas pastas, dar as permissões devidas e depois metes os clientes a guardar os ficheiros directamente nas pastas partilhadas.
 
eu, a uns tempos atrás tambem estava a pensar nisso, mas devido a falta de tempo, ainda não consegui avançar.

Na altura estive a ver um programa chamado FreeNAS, inclusivé foi falado desse programa por cá. Procura por FreeNAS e dá uma olhada por lá.
 
Bem ppl!
Junto-me ao grupo...

eu ando há bué a pensar numa cena do genero:

tenho teras de cenas para partilhar e preciso de certa forma de isolar isto para poder estar mais protegido...e tb acessivel sempre que se keira em rede....

O problema para mim é onde armazenar os discos que tenho...ai uns 10.....ao mesmo tempo numa caixa.....nao keria gastar muito.....as caixas sao a ultima coisa que eu gasto dinheiro....hehehe

estar acessivel em rede a qq momento, mas isto parece-me que implica ter de estar sempre ligado a consumir energia.....por enquanto tá tudo num pc a ser usado para outros fins....mas keria isolar.....como disse....

Quais as hipoteses ???

Sei que há os NAS e outras cenas do genero...mas nao encontro nada que esteja em conta e sirva os meus propositos.....
 
PC2500, duas controladoras PATA/SATA nos PCI (ou uma controladora PATA/SATA e um NIC 10/100/1000). Os CPU's da VIA consomem uma miséria e para fileserver dá e sobra.

Slackware ou outro *nix não "user-friendly", dá muito menos trabalho a configurar.

Agora, quanto á partilha de ficheiros, depende.

Se os ficheiros têm de estar synch em tempo real, o xupetas já disse como.

Se apenas têm de ser colocados lá eventualmente, FTP é o mais simples (vsftpd é pequeno, simples, etc...). SCP/SFTP tambem dá, mas é leeeeennnnntoooooo.

Se têm de ser vistos pelo povo todo mas "protegidos de coisas más", Samba com a share em read-only, todos lêm ninguem escreve.

Madafaka, as soluções de NAS que tens para consumer são no minimo broncas. A vantagem de estar acessivél na rede e consumir pouco são descompensadas pelo custo imbecil e inflexibilidade.

isto. A M10K que ele usou só tem um PCI, logo tinha de ir para a controladora, mas com a PC2500 podes ter ou duas controladoras ou um NIC Gb no caso de ~8MB/s de transferência não chegarem (para mim não chega...). O CPU fica basicamente a tratar do RAID e de passar dados dos HD's para o NIC o que não é uma tarefa "pesada" numa rede pequena.
 
Back
Topo