1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Servidor "doméstico"

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por estilhaço, 18 de Janeiro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 1800)

1. estilhaço

estilhaço Power Member

Viva.

Estava aqui a estudar a possibilidade de montar um servidor caseiro tipo xp.
    Para quem ñ se sente à vontade com Linux existe um para de soluções de software de
    servidor que funcionam em windows (o abyss em www.aprelium.com e o netserver em
    http://netserver.hugosoft.net/ que se ñ me engano é um patriota nosso).
    Existem tb. soluções para servidor de email (www.hmailserver.com) e na questão de dns
    (para quem não tem ip próprio) pode-se sempre utilizar o serviço em www.zoneedit.com.

Tendo em vista que o principal uso será de email + uma pequena loja em oscommerce e com
    uma ligação ADSL 4M/400K tráfego ilimitado das 09.00-21.00 + 25Gb 21.00-09.00 que tipo de
    máquina + software aconselhariam ?

2. ShadeX

ShadeX Power Member

Short:

Aconselho-te mesmo... *nix... Pela simples razão que foi pela mesma razão que aprendi tbm :) Precisava de um webserver...

Long:

Pela descrição do osCommerce, tem de base um sistema (L)AMP ( (Linux)/Apache/PHP/MySQL). E se as 3 apps funcionam em Windows, não assumas que funcionam a 100% como os originais.

E se o osCommerce tem como pressuposto esses 3, a maioria do suporte que vais ter, é precisamente referente a esses 3. Se decides usar outros equivalentes, tudo bem, ninguem disse que não funcionava (aliás, dizem que funcioan com qqr webserevr que suporte as condições x), mas a userbase a que podes recorrer em caso de problemas diminui logo substancialmente...

E muito sinceramente, para teres um self-hosted solution, vais ter de aprender as tarefas (duras???) de administração... Logo, mais vale investir logo num sistema que funciona.

Quanto á máquina, isso vai mesmo depender da tua escolha final de OS. Se fores mesmo para Win, uma percentagem grande da box é para o OS infelizmente. Se fores pra Linux, esp uma distro minimalista tipo Slackware, o $$$ do material destinado a "sustentar" o Win pode ser usado para comprar peças de qualidade decente :)

Depende tbm das tuas projecções de afluxo á loja. Para uma cena pequena, sinceramente qqr cpu recente serve. Dá-lhe é RAM (512MB+), HD's (em RAID1 ou RAID5, acredita que não queres perder um servidor critico por falhar um HD), uma PSU de qualidade e .... uma UPS (poix, ninguem se lembra e despoix acontece :P )

3. estilhaço

estilhaço Power Member

Viva ShadeX.
    Agradeço as dicas.

A verdade é que *nix seria melhor .
    Tenho um vps nos states há algum tempo e funciona bem mas o problema e que este é
    managed, i.e., quando tenho alguma situação mais complicada vai um ticket para o nível 3
    que resolve o problema num ápice.
    E como sinceramente ñ estou à vontade em +nix tenho mesmo que me basear em windows.

Tenho já qui a rolar há alguns dias um PII536 com 512Mb RAM com o Abyss, PHP,
    PHPMyAdmin, MySQL, Perl e o Hmailserver e aparentemente tudo funciona ok no XP,
    embora ñ tenha ainda testado o Perl.
    Existe sempre a situação dos ip´s estarem bloqueados na sorbs mas quanto a isso não há
    nada a fazer a não ser comprar um ip.
    O problema é que aqui em Portugal querem de 15 a 20€/mês por um ip dedicado...

Em relação ao oscommerce há posts no fórum do Abyss em que este corre bem no mesmo.
    E como tb. é uma loja pequena (3 encomendas mês) não há grande crise.

Vou testar o oscommerce e se funcionar mudo tudo para uma máquina melhor.

UPS já tenho e muito obrigado pela dica no HD.
    Tenho mesmo que arranjar uma RAID.

O que é queres dizer com PSU ?

4. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

PSU= Power Supply Unit a.k.a. fonte de alimentação ;)

5. estilhaço

estilhaço Power Member

Ok, já percebi.
    Obrigado.

Última edição: 18 de Janeiro de 2006
  6. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Não ... UPS é tipo ... Bateria caso a luz vá abaixo e/ou pra proteger de picos de corrente ...

7. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

oh madrilas.... axo ke leste mal a pergunta.... :lol:

8. falco

falco Power Member

Servidores em window$ já é mau, mas em versões de desktop do window$ como o xispê ainda pior...

Se não te sentes à vontade com *nix, aconselho-te a investires algum tempo a aprender isso ou então paga a alguém para manter essa solução para ti. Acredita que vale a pena.

Já agora espero que saibas que o xispê é um buraco de segurança, em Novembro do ano passado tinha 22% das falhas de segurança descobertas e conhecidas publicamente por corrigir, e a m$ demora em média mais de 2 meses a corrigir falhas criticas (eu já sabia que era muito tempo, mas quando li um estudo independente com os numeros confirmados pela própria m$ fiquei boquiaberto).

9. estilhaço

estilhaço Power Member

Viva.
    Apenas um update no tema.
    Servidor operacional há cerca de três meses e tudo ok, incluindo a mini loja em oscommerce e servidor de mail.

Máquina PIV 3,0Ghz com 1GB RAM, dois discos SATA 80GB em RAID 1 e UPS.
    XP ao minímo (temas e serviços ñ essenciais desactivados), Netserver em http://netserver.hugosoft.net
    (WAMP Lusitano já com software de email), como extra o modsec no Apache.
    Ligação à net via wag354g-e1 da Linksys com ip dinamico actualizado via dyndns.
    Utilizamos ainda o mxbackup da dyndns para não perdermos os mails no caso de o servidor ficar em baixo.

Embora ñ tenha ainda uma ferramenta de controle exacta o uptime não deve andar longe dos 99% e
    não mais pois às vezes o actualizador do dyndns "encaracola" quando o ip muda (o que acontece cerca de 2x
    por dia). Um ip fixo resolvia o problema mas o preço não e lá muito amigável.

Agradeço as dicas e que o pessoal do *nix me perdoe :)

10. estilhaço

estilhaço Power Member

E já agora se alguém indicar um bom sistema de monitorização gratuito agradecia imenso.

Partilhar esta Página