Artigo/Análise Servidor FTP no seu computador

REEF^

Power Member
Bem, imagine que voçê quer compartilhar musicas, documentos, etc com seus colegas, como poderia fazelo ?
A solucção ideal será um servidor FTP "File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida versátil e organizada de transferir arquivos".
Para criar o nosso servidor poderemos usar vários programas, tais como os que irei designar abaixo.
Cerberus FTP Server:
Download: http://www.cerberusftp.com
Nota: Bastante Bom, simples e funcional.
GuildFTPd Server:
Download: http://www.guildftpd.com
Nota: Gosto Bastante, tambem simples e organizado.
Serv-U FTP Server:
Download: http://www.serv-u.com
Nota: Este é Gratuito tal como os outros mas, um pouquinho limitado.
zFTPServer Suite:
Download: http://zftpserver.serveftp.com
Nota: Servidor com algumas facilidades.
Pela Web existem muitos mais programas, designei estes porque depois de uma breve pesquisa conclui que estes são dos mais utilizados, talvez por serem gratuitos.
Bem Vamos então iniciar a instalação e configuração do nosso FTP.
Neste Tutorial irei usar o GuildFTPd.
Instalação
Começamos por escolhe a partição onde iremos instalar o programa, neste caso "C:\Programas\GuildFTPd"
86346125fx4.jpg


O GuildFTPd Foi Instalado Com Sucesso.
93001232zt0.jpg


Vamos então agora configurar o nosso servidor:
Clique em "Options"
53956138cq8.jpg


Vamos então dar um nome ao nosso servidor FTP.
Aconselho a deixarem a prioridade normal, apenas se tiverem um servidor pessoal, podem por hight ou conforme entenderem.
28550713mu2.jpg


Vamos agora criar o nosso grupo a que vou dar o nome de "WEB".
Então clique em "Admin" e "Add Group" dê o nome ao seu grupo no meu caso "WEB" e clique OK.

74235206wm0.jpg


Agora clique em "ADD PATH" para adicionar a "Partição, PASTA" como entender que o usuário irá ter acesso.

47388369ep0.jpg


Pode agora então acrescentar umas melhorias no seu servidor FTP, como as boas vindas, mensagem que o user irá receber quando fizer logout, etc.
Para isso clique com o botão direito do rato em no icone do GuildFTPd que se encontra junto ao canto inferior direito do seu ecran e prima "server messages" e ai edite ou não conforme quiser.
Como poderão ver seguidamente eu tenho o meu servidor FTP com o "allow Logins" activo ou seija, qualquer pessoa se pode conectar ao meu FTP.

42998263ed2.jpg


Mas voçê pode claro impedir que isso aconteça! E como ? vou passar a esplicar..
Abra novamente o FTP e clique em "admin" e de seguida "add user" Defica um username e password e passe essa informação a pessoa que voçê deseija que tenha autorização para aceder ao seu servidor, relembrando que pode adicionar vários utilizadores.

82079335hb6.jpg


Por Fim basta por a rodar o seu servidor FTP e dar o seu ip a quem quiser que conecte nele. Para ver qual é o seu ip visite http://www.omeuip.com
Clique em ON para começar a correr o seu FTP.

50044386ud5.jpg


Futuramente irei criar um outro tutorial ensinando como usar o serviço NO-IP, que será util para voçê ficar com um dominio não tendo então de dar o seu ip para os utilizadores!
Espero que tenha sido útil.

Sem Mais,
João " reef " Silva.


_________________________________________________________________________________________________________________________


ACTUALIZAÇÃO DO TUTORIAL!

Instalação e Configuração do zFTPServer

Vamos então processegir a instalação e configuração deste 2º programa que podemos útilizar para o nosso servidor FTP.
Já de inicio digo que numca tinha esperimentado este programa, mas pelo pouquinho que até ao momento explorei dele pareçe ser bastante bom, melhor até que o GuildFTPd.

Primeiro Passo:

Faça o Download do programa; http://zftpserver.serveftp.com

Execute o setup, e prima seguinte.

74579329ec7.jpg


De seguinda escolhemos a directoria que será instalado o nosso programa e premimos seguinte.

URL]


De seguinda temos uma opcção que server para colocar uma password, e para que serve essa password ? Essa password server para quem quiser aceder a área de configuração do zFTPServer terá de saber essa password. Optimo não é ? tambem achei :D
Colocamos a nossa password e premimos seguinte.


41380091lv9.jpg



Instalação concluida. Prima Terminar.


92589179qr5.jpg



Iremos agora configurar o nosso FTP, Colocamos a nossa password e damos OK.


96011354fc0.jpg



Agora se formos a "Instalação" e depois "Configuração do servidor" podemos encontrar várias opções como o numero de users que poderam conectar ao mesmo tempo, Mensagem de boas vindas e se quiser até activar as actualizações automáticas.
Mas ai as configurações são um pouco reduzidas não ? Vá então "instalação" e "Mostrar definições avançadas" e terá muito mais.

43528719eb8.jpg



Bem, para terminar vou mostrar como adicionar utilizadores e atribuir a directoria a que cada utilizador pode aceder.
Para isso clique em "instalação" e "Contas", ou CTRL + C.
E temos então a área para adicionar utilizadores.


87271063cw7.jpg



Agora clicamos em novo utilizador e preenchemos os dados.
Depois adicionamos a directoria que o nosso utilizador irá ter acesso para isso clicamos em "novo Recurso" e selecçionamos neste caso a pasta, e damos OK.


39854250na1.jpg



Agora ligue o seu servidor clique em "comando" e "ligar ao servidor"


10dc0.jpg



E prontos o seu servidor estará online!



Sem mais!
 
Última edição:
nao esquecer abrir as portas no router ( para quem tiver) e de limitar as passive port nas settings do servidor ( entre duas e tres portas chega perfeitamente) e depois abri-las tambem no router.

cump.
 
Boas
Coloquei em serviço o software No-IP e o servidor escolhi o Cerberus mas está-me a acontecer o seguinte: adiciona um 1º utilizador e respectiva password, quando vou adicionar o 2º utilizador, o programa não me deixa criar uma password diferente para o 2º.
Será uma configuração que falhei e não estou a ver, ou é suposto ser assim?
É que eu queria ter, por exemplo, 10 utilizadores mas cada qual com a sua password.
Cumpz
 
Boas,

eu ja tenho tudo configurado com o GuildFTP e tenho o server on.

Agora vou ao browser e no url colo o meu ip e nao da nada. Tb ja experimentei ftp://ip e tambem nao conseigo entrar.

Sou noob nisto.. alguem me pode dizer como aceder ao ftp sff.

cumps
 
tas a usar que browser?

Boas,

o browser é o ie 7

cumps

Edit: desliguei o modem e pc e voltei a ligar e agora ja abre e ja ta a funcar.

Tenho outra duvida.. no GuildFTP ha alguma opçao para quando abrir o ftp ele abrir no explorador do windows..

é que se abro no internet explorer ele nao me deixar fazer o download dos ficheiros que tenho no ftp.

E como meto permissao para inserirem ficheiros no ftp?

anyone?
 
Última edição:
dsclpa la a resposta vir tao tardia.. LOL no IE7 n abre logo como explorador.. deve te aparecer alguma coisa do genero 'Para ver este site de FTP no Explorador do Windows, clique em Página e, em seguida, clique em Abrir Site de FTP no Windows Explorer' e fazes exactamente isso (encontra se no canto superior direito aproximadamente do IE)..
Quanto a permitir que se insira tens por essa opçao na path;)

Cumps
 
tinha tudo a funcionar as mil maravilhas mas recentemente mudei de norton para kaspersky internet security 7 e agr ele bloqueia qlqr pessoa que tente abrir o ftp fora da minha net... e ja confirmei que é msm o kaspersky pois qnd o desactivo fica tudo ok.. ja meti as portas 20 e 21 abertas para o ftp e n da.. dps msm na firewall da para por uma opçao ja por defeito propria para ftps e tambem n da.. soluçoes=\?

Cumps
 
muito bom esse tutorial ai ..era disso q eu estava procurando...

mas me digam uma coisa...como eu posso usar esse tutorial para configurar um ftp de um pc para o outro? tipo eu tenho trabalho em uma lan-house aqui no brasil e queria fazer transferencias de arquivos entre os pcs da rede...é do mesmo geito ai?

como eu faço ?
 
Back
Topo