Servidor ftp no ubuntu server 12.04LTS

rodri123

Membro
Boas ;)

Como diz o titulo estou a tentar fazer um servidor FTP no ubuntu server, o que se passa é que instalei o vsftpd no ubuntu, editei o vsftpd conf, praticamente segui este tutorial http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=250843&page=1 e este http://pplware.sapo.pt/linux/como-montar-um-servidor-ftp-no-ubuntu/ o que eu não consegui fazer foi este passo o tutorial "sudo /etc/init.d/vsftpd start" da-me este erro como ta na imagem
vsftpddoenon.png


depois faço vsftpd start aparece-me:
vsftpdstart.png


Qual será o passo que estou a errar nestes tutoriais

cumps
-> rodri123
 
O primeiro ecrã que mostraste não era um erro, era só uma sugestão. Tanto podes correr com /etc/init.d/vsftpd start ( que funcionou, e na altura ficou a correr com PID 7550) como com os métodos alternativos nessa mensagem.

Agora, para o problema atual... o que é que testaste para dizeres que não funciona? Corre 'netstat -ptaun' e vê se o vsftpd está a escutar em algum porto. Também podes correr 'ps aux|grep 8274' e ver o que aparece (substitui 8274 pelo PID da última vez que lançaste o vsftpd).
 
fiz o comando "netstat -ptaun"
asddml.png


depois fiz este "ps aux|grep 4269"código apareceu isto

dsadx.png


Ainda sou novo em sistemas Linux, o que acho estranho é que fiz todos os passos no tutorial bem e não está a funcionar correctamente
 
Se correres o netstat com sudo aparecem os programas responsáveis por cada linha, o que facilita a interpretação. Mas parece não estar a correr. Procura nos logs (/var/log/syslog , /var/log/daemon.log, /var/log/messages e outros que pareçam interessantes) se há algum erro.
 
boas

vsftpd.png


executei o comando "sudo apt-get install vsftpd", diz que já tenho o vsftpd instalado, depois fiz o comando "nmap localhost" pra ver os meus serviços e não aparece o vsftpd ou ftp instalado, será que está alguma coisa a bloquear o acesso ao ftp, pk tentei na ninha maquina virtual no ubuntu 11.10 na virtualbox e deu perfeitamente...
 
Código:
 # iptables -F

E experimenta depois (nota que estás a fazer flush as chains existentes, por outras palavras, estas a desligar todas as rules da firewall); isto é para debugging. Caso isso te resolva o problema, entao depois é so criar uma regra na firewall para aceitar ligaçoes de FTP.
 
boas

optei por instalar o proftpd e agr está a trabalhar bem...segui este tutorial "http://www.informaticanaweb.com/ftp-server-ubuntu/" fica aki para quem quiser

não sei por que razão que o vsftpd não estava a funcionar...

obrigadão pela a ajuda que deram...
 
Olha, vou experimentar. Tentei o vsftp e, por alguma razão, o servidor não estava a responder à password enviada, embora respondesse ao pedido de login e ao user. Enfim...
 
Já agora, eu voltei a tentar o vsftp e acontece-me uma coisa estúpida... Ele responde ao pedido de login, responde ao user e pede a password, mas quando eu mando a password, não me responde. Depois dá 421 Service not available, remote server has closed connection quando eu termino com SIGINT... O que poderá ser?
 
Já agora, eu voltei a tentar o vsftp e acontece-me uma coisa estúpida... Ele responde ao pedido de login, responde ao user e pede a password, mas quando eu mando a password, não me responde. Depois dá 421 Service not available, remote server has closed connection quando eu termino com SIGINT... O que poderá ser?

O método de autentificaçao está mal configurado :)

Quanto ao PROFTPd, o grande problema dele é não suportar (ou pelo menos nao suportava ligações seguras por sftp por exemplo, razao porque já nao o utilizo), mas a nivel de configuraçao e afins para server de FTP normal, é do belo :)
 
Eu acho é que o meu router tá com defeito... Tava a transferir uns ficheiros por sftp e aquilo começa a bombar e depois cai cai cai até dar stalled. Reinicio a ligação wireless e volta a dar direito... Já acontece a mesma coisa com torrents... Cai cai cai até dar 0 (e mais nada dá que envolva internet), reinicio o wireless e volta a dar como se não se passasse nada... Enfim. Só é chato porque acontece muito regularmente. Só durante este post foram 11 vezes. Antes de mandar vir com a MEO, será problema do Linux?

Edit: Já agora, Ketheriel, isso do método de autenticação estar mal configurado...alguma dica sobre como resolver isso? Não é urgente, até porque estou a usar sftp, já que tenho o OpenSSH, mas é por curiosidade. Já agora, se também quiseres adiantar alguma coisa sobre o snort... Disseste que faltava um argumento, mas se quiseres especificar, agradecia. :P
 
Última edição:
Back
Topo