Servidor Linux - FTP/HTTP

Rui Marto

Power Member
Quero instalar um servidor FPT/ HTTP com Linux, para poder ter ficheiros acessíveis por rede, remotamente (FTP) ou para download de terceiros (HTTP).
Neste momento tenho uma máquina com Debian instalado, com Apache, Samba e já tive instalado o ProFTPd. O meu problema agora são as configurações. Segui este tutorial, mas no fim não consegui aceder a nada, nem configurar utilizadores. Decidi então remover o ProFTPd e estou neste momento a ver o PureFTPd.

Aquilo que preciso é ajuda para configurar isto, o programa de FTP (o Pure FTP é uma boa opção?), o Apache2 e o Samba.
Em termos de ligação, o modem é um speedtouch ST516 e o router é um Ruckus VF2825. A máquina é um IBM com P4 2.0mHz e 1Gb DDR400 (acho eu).
Também já tenho DNS criada, visto o IP não ser fixo.

Se me arranjarem um bom tutorial também agradeço. Já andei a pesquisar mas não arranjei grande coisa.

PS: Se valer a pena posso sempre mudar de distribuição.
 
Não sei se conheces, mas existe uma ferramenta excelente para te facilitar a vida. Chama-se 'webmin':
Webmin is a web-based interface for system administration for Unix. Using any modern web browser, you can setup user accounts, Apache, DNS, file sharing and much more. Webmin removes the need to manually edit Unix configuration files like /etc/passwd, and lets you manage a system from the console or remotely. See the standard modules page for a list of all the functions built into Webmin, or check out the screenshots.
http://www.webmin.com/
 
Back
Topo