1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Servidor Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por maikkano, 29 de Julho de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 725)

1. maikkano

maikkano Power Member

Boa tarde, gostaria de saber, conforme a experiência e conhecimento de cada um qual a melhor distro linux para se construir um servidor para gerir uma rede interna de 12 ou 13 computadores.

tinha o win2000server mas o problema é que já tem cerca de 8 anos e a licença já se perdeu pelos tempos e mãos de 5 ou 6 técnicos.

é um computador antigo com 1 disco SCSI de 10GB (se necessitar, coloco um IDE de 40GB), por isso distros pesadas abatem-no logo

convém também dizer que não sou um utilizador de linux, pelo que sei só o básico dos básicos, mas se for uma conhecida não devem faltar tutoriais pela net.

obrigado desde já pela ajuda.

Mike

Última edição: 29 de Julho de 2008
  2. neonl

neonl Banido

Um search para ver tópicos semelhantes não seria uma má ideia.
    (algumas das anteriores podem ser para web-servers/Apache, mas as distros indicadas são mais ou menos as mesmas que para DNS servers :))

De qualquer maneira, aí o que me parece mais indicado é Debian Etch. Logo no installer ele pergunta que 'blocos de software' é que há-de instalar. Usas o «Base System» e o «DNS server» e desactivas o «Desktop Environment» (não precisas do X + GNOME juntamente uma data de tralhada inútil para um server).

3. maikkano

maikkano Power Member

usei o search, mas se experimentares procurar "servidor linux" até te passas.

e o 1º link é meu ;)

EDIT: há muita documentação para essa distro? se lhe retirar o desktop environment vou-me perder nos comandos.

cumprimentos

4. neonl

neonl Banido

Ooops, tens razão, o primeiro link era redundante. My bad. De qualquer maneira nos outros podes encontrar informação útil.

O Debian é muito, mas mesmo muito bem documentado. Além da Wiki oficial, de haver pilhas de livros impressos e em e-book, tens fóruns (não oficiais)...

Mesmo que uses o desktop environment não te vai servir de nada. A diferença é que tens bonecada, as aplicações de servidor têm de ser administradas por consola, ou seja, mesmo que estivesses em GNOME, terias de abrir um terminal e fazer lá as coisas... A solução é aprender. Mas compensa :)

5. maikkano

maikkano Power Member

obrigado pela explicação

um grande abraço

6. lothar_m

lothar_m Power Member

Se existe alguma distro bem documentada é a debian.

podes começar com estes:
    link1
    link2
    link3

Altamente improvavel.

7. maikkano

maikkano Power Member

epá querem ver que fiz confusão?!

o que quero fazer é um servidor para que consiga fazer uma rede local de 13 computadores!

se calhar fiz confusao com DHCP...

8. neonl

neonl Banido

LOL, não faz mal. A distro recomendada mantém-se ;)

9. maikkano

maikkano Power Member

os meus agradecimentos aos participantes.

vou eu á tarefa árdua de, além de aprender linux, dar uma vista de olhos pelos protocolos dhcp (se for este o certo).

btw no site da debian não consigo sacar nenhuma distro http://www.debian.org/CD/torrent-cd/. já reportei o caso ás autoridades competentes lol

10. esquiso

esquiso Power Member

11. lothar_m

lothar_m Power Member

resumidamente: o DHCP serve para fazer a atribuição de ips aos computadores de uma rede quando estes se ligam. já o dns serve para "converter" um dominio (www.whatever.com) no correspondente IP (xxx.xxx.xxx.xxx, onde 000<xxx<255).

SUGESTÃO: por uma questão de simplicidade, e caso seja possível, talvez devesses deixar a atribuição dos IPs a um router.

12. maikkano

maikkano Power Member

o servidor tem 8 anos, é muito provavel que não haja drivers para descarregar por ethernet.

os links deste tb nao funcionam

EDIT: lothar o dhcp está mesmo a ser gerido pelo router, desculpem a confusão toda.

só que os pcs não estão todos interligados num domínio, e é isso que eu quero. criar utilizadores com certos tipos de permissoes e blablabla

cumprimentos

13. esquiso

esquiso Power Member

Uh, já descobri o que era. No URL do qual queres sacar, subsituis "4.0_r3" por "4.0_r4" e já tá :)

14. maikkano

maikkano Power Member

15. lothar_m

lothar_m Power Member

ou seja, o teu problema não é o DHCP (pois os pc ligados já recebem o ip do router), nem o DNS (presumo que uses um servidor dns externo, tipo telepac ou afins).

16. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Partilhar esta Página