1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Servidor Mail

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por luis_pedro_Sato, 10 de Setembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1122)

1. luis_pedro_Sato

luis_pedro_Sato Power Member

Bom dia.
    Gostaria de saber a vossa opniao sobre os melhores servidores de mail que existem no mercado.
    Agora de momento estou a utilizar o Lotus mas disseram me que haviam solucoes mais baratas no mercado.

Qual é a vossa experiencia neste campo?

2. xupetas

xupetas Banido

Pesos pesados:

Postfix (Desenvolvido por e suportado pela IBM).
    Qmail (Servidor mais rapido do mercado)
    Sendmail (O classico... gratuito em qq sistema unix/linux perto de si)
    Exim (O inicio)

3. Tendo em conta o fórum em que estás a postar, deduzo que pretendas um servidor de mail para Windows. Tens o Microsoft Exchange Server, que é o mais utilizado em redes MS Windows ou em alternativa o Kerio MailServer.

De qualquer maneira, se possível, é preferível usar uma solução *nix como as que são indicas pelo Xupetas, pois são muito mais robustas e mais respeitadoras dos "standards".

4. luis_pedro_Sato

Acho que vou continuar a utilizar Lotus pois é muito mais robusto que o Exchange. Gratis penso que a empresa ainda nao esta preparada para isso. lol

Última edição: 11 de Setembro de 2007
  5. b1t dA3m0n

b1t dA3m0n Power Member

Apesar de já teres decidido continuar a usar Lotus...

Antes de mais, há que especificar qual a finalidade do servidor de mail: SMTP / POP relayer ou funcionalidade Groupware.
    No 1. caso, trata-se do "classico" servidor de mail que implementa um MTA (Mail Transport Agent) que troca E-Mails com outros servidores por esse mundo fora com ajuda de SMTP e disponibilza as mailboxes atraves de contas POP / IMAP. Os produtos mais populares neste segmento sao sendmail (velinho e sempre bom para uns bugs e problemas de seguranca), Postfix e Exim

A 2. categoria engloba, para além da funcionalidade descrita acima, funcoes de PIM (Personal Information Management) como calendário, noticias, tarefas, etc... Aqui posicionam-se os produtos da Microsoft (Exchange) e IBM (Lotus), entre outros, alguns dos quais comecam agora a emergir do mundo Open Source

A decisao entre os dois ultimos (Exchange / Lotus) raramente pode ser tomada sem ter em conta o ambiente de trabalho da empresa em questao. Se no lado dos utilizadores existe Microsoft Office Outlook entao a escolha logica é usar Exchange, se bem que a interoperabilidade com Lotus tambem é possivel. Por outro lado, se os PCs tiverem Lotus Notes como applicacao de PIM, entao Lotus no lado do servidor.

Frequente tambem é o uso de um servidor de Groupware na rede interna em conjunto com um MTA (ver acima a explicacao) numa zona DMZ para optimizar a seguranca. A porta 25 (SMTP) é uma das mais exploradas pelos visitantes sem convite, pelo que o uso de um sistema Windows com exchange ou lotus com "um pé na internet" nao é de todo aconselhavel.

6. luis_pedro_Sato

Eu sou novo da empresa e uma coisa que reparei é que todos os utilizadores utilizam muito o lotus notes tanto para conversar internamente como ir a net ou tarefas ou calendario.
    Penso que estar a alterar o metodo de trabalho deles ira levantar algumas vozes mesnos contentes com mudanca.
    Ja agora, andei a pesquisar no site da IBM o preco do Lotus notes 8 mas nao encontrei. Agora de momento estamos a utilizar o 6.5 e nao sei se iremos faze alguma actualizacao pois ainda nao sei se o servidor é da empresa ou alugado.

7. xupetas

xupetas Banido

do que estás a falar é de groupware... e não só servidores de mail.

8. luis_pedro_Sato

Tenho dois dias nisto e ainda estou muito verde.

Partilhar esta Página