Servidor Mail

luis_pedro_Sato

Power Member
Bom dia.
Gostaria de saber a vossa opniao sobre os melhores servidores de mail que existem no mercado.
Agora de momento estou a utilizar o Lotus mas disseram me que haviam solucoes mais baratas no mercado.

Qual é a vossa experiencia neste campo?
 
Bom dia.
Gostaria de saber a vossa opniao sobre os melhores servidores de mail que existem no mercado.
Agora de momento estou a utilizar o Lotus mas disseram me que haviam solucoes mais baratas no mercado.

Qual é a vossa experiencia neste campo?

Pesos pesados:

Postfix (Desenvolvido por e suportado pela IBM).
Qmail (Servidor mais rapido do mercado)
Sendmail (O classico... gratuito em qq sistema unix/linux perto de si)
Exim (O inicio)
 
Tendo em conta o fórum em que estás a postar, deduzo que pretendas um servidor de mail para Windows. Tens o Microsoft Exchange Server, que é o mais utilizado em redes MS Windows ou em alternativa o Kerio MailServer.

De qualquer maneira, se possível, é preferível usar uma solução *nix como as que são indicas pelo Xupetas, pois são muito mais robustas e mais respeitadoras dos "standards".
 
Acho que vou continuar a utilizar Lotus pois é muito mais robusto que o Exchange. Gratis penso que a empresa ainda nao esta preparada para isso. lol
 
Última edição:
Bom dia.
Gostaria de saber a vossa opniao sobre os melhores servidores de mail que existem no mercado.
Agora de momento estou a utilizar o Lotus mas disseram me que haviam solucoes mais baratas no mercado.

Qual é a vossa experiencia neste campo?

Apesar de já teres decidido continuar a usar Lotus...

Antes de mais, há que especificar qual a finalidade do servidor de mail: SMTP / POP relayer ou funcionalidade Groupware.
No 1. caso, trata-se do "classico" servidor de mail que implementa um MTA (Mail Transport Agent) que troca E-Mails com outros servidores por esse mundo fora com ajuda de SMTP e disponibilza as mailboxes atraves de contas POP / IMAP. Os produtos mais populares neste segmento sao sendmail (velinho e sempre bom para uns bugs e problemas de seguranca), Postfix e Exim


A 2. categoria engloba, para além da funcionalidade descrita acima, funcoes de PIM (Personal Information Management) como calendário, noticias, tarefas, etc... Aqui posicionam-se os produtos da Microsoft (Exchange) e IBM (Lotus), entre outros, alguns dos quais comecam agora a emergir do mundo Open Source

A decisao entre os dois ultimos (Exchange / Lotus) raramente pode ser tomada sem ter em conta o ambiente de trabalho da empresa em questao. Se no lado dos utilizadores existe Microsoft Office Outlook entao a escolha logica é usar Exchange, se bem que a interoperabilidade com Lotus tambem é possivel. Por outro lado, se os PCs tiverem Lotus Notes como applicacao de PIM, entao Lotus no lado do servidor.

Frequente tambem é o uso de um servidor de Groupware na rede interna em conjunto com um MTA (ver acima a explicacao) numa zona DMZ para optimizar a seguranca. A porta 25 (SMTP) é uma das mais exploradas pelos visitantes sem convite, pelo que o uso de um sistema Windows com exchange ou lotus com "um pé na internet" nao é de todo aconselhavel.
 
Eu sou novo da empresa e uma coisa que reparei é que todos os utilizadores utilizam muito o lotus notes tanto para conversar internamente como ir a net ou tarefas ou calendario.
Penso que estar a alterar o metodo de trabalho deles ira levantar algumas vozes mesnos contentes com mudanca.
Ja agora, andei a pesquisar no site da IBM o preco do Lotus notes 8 mas nao encontrei. Agora de momento estamos a utilizar o 6.5 e nao sei se iremos faze alguma actualizacao pois ainda nao sei se o servidor é da empresa ou alugado.
 
Back
Topo