1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Servidor NAS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por zackituh, 29 de Março de 2009. (Respostas: 40; Visualizações: 7291)

1. zackituh

zackituh Power Member

Boas,
    Eu gostava de ter um servidor NAS, que me permiti-se:

• Partilhar impressoras e discos;
    • Fazer Backups automáticos dos pc's da rede;
    • Partilhar Ficheiros;
    • Fazer downloads por torrent e http/ftp sem o computador ligado.
    • Acesso remoto por ftp e web
    Isto é o que eu quero realmente, mas se me quiserem recomendar outro com mais opcções para além destas, estajam à vontade :007:
    Qual me recomendendam?
    Cumpz

2. ppaulo

ppaulo Power Member

A tua ideia é usares um pc como servidor nas, ou adquirires uma caixa externa que permite essas funcionalidades?

3. boot

boot Power Member

Small Network Help

Aqui tens muita informação sobre este tipo de equipamentos.

cumps

4. zackituh

zackituh Power Member

A minha ideia é usar uma caixa externa...
    Ajuda?

5. Gadelhass

Gadelhass Power Member

6. ppaulo

ppaulo Power Member

Depende do teu orçamento, tens as melhores soluções se fores para a qnap ou synology.

7. zackituh

zackituh Power Member

Por enquanto não tenho orçamento, ando só a ver, mas não queria ultrupassar muito os 300 euros..
    Obrigado pelas vossas respostas, continuem pls xD
    :D
    CUmpz

8. vitorpt

vitorpt Power Member

Aproveitando este tópico, preciso de adquirir um NAS também.
    Vi as caixas aconselhadas pelo Gadelhass mas estas estão limitadas a 2 discos / 2GB.
    E se adquirisse uma caixa de pc com suporte para uns 4 discos, motherboard, etc., será que não fica mais barato?
    Isto é para ter mais possibilidades de expansão.

9. Lipos

Lipos Power Member

Montei há cerca de 3 semanas um NAS, e a minha opinião é a seguinte. Não há nada melhor que teres uma torre onde podes adicionar à tua medida novos discos. Instalei um OS .unix numa pen a correr freenas. Tenho 4 discos de 1TB ligados a board + uma controladora sata que dá para mais 4 discos. Pelo preço k gastei na torre n comprava nem metade de um destes da Qnap. Vê freenas.org

10. vitorpt

vitorpt Power Member

Ok, é isso mesmo que pretendo, diz que hardware usaste, caixa, motherboard, etc.
    Quanto gastaste no total sem discos?

11. Lipos

Lipos Power Member

Eu vou-te dizer o que eu comprei depois de ler 2x o forum do freenas.

Caixa: Antec NINE HUNDRED Two » 104€
    Motherboard: MSI 945GCM478-L Chip.945GC Skt478 VGA/PCI-E/DDR2/SATA » 55€
    Memória: KINGSTON KVR667D2N5K2/2G DDR2 667MHz 2048Mb CL5 Dual Channel » 22€
    Fonte: LC-Power 600W 6600 V2.2 120mm » 42.80€
    Processador: PIV 3.00Ghz » Já o tinha
    Cooler CPU: Zalman Al-Cu » Já o tinha
    PEN para OS: TDK Transcend 2GB » 4€
    Placa de rede Gigabit (a da board só dá 100Mbps) » Intel Pro 1000 PT Desktop « 29.80€

Tendo em conta que a caixa é um Absurdo, e que serve muito bem uma coolbay series que custa 33€, ficas com um orçamento muito porreiro. Depois só precisas de uma outra pen que tenhas ai encostada para gravar as base de dados, dos serviços UPnP, do Itunes etc.

Quanto a controladora isso é mais dificil, eu ainda não tenho porque na europa é lixado de arranjar controladoras. Mas caso não queiras fazer RAID aconselho a Promise Sata 300 TX4, a comprar pelo ebay.uk, com portes fica pelos 70€.Se quiseres fazer raid por hardware aí ja tens de largar mais um bocadinho da carteira. Tens marcas como Adaptec, Promise, Conceptronic.

No entanto vê muito bem a lista de compatibilidade do FressBSD (OS que o freenas utiliza) para não comprares hardware que não é reconhecido.

Desde que montei só tenho a dizer maravilhas dele. Tenho tecnologia SMART a funcionar nos 4 discos de 1TB, non-raid, e com uma data de protocolos a funcionar. Onde quer que ligue um aparelho com UPnP reconhece imediatamente o NAS. Ligo o itunes, e reconhece a bibiolteca do NAS, inclusive as playlists dele. Samba e ftp a funcionar perfeitamente. No entanto só consigo no máximo em velocidades de transferência 35MB/s quer por samba quer por ftp. MAs acho que isso é porque tenho a Placa de rede ligada por PCI X1 a 32bits o que acho que não dá mais do que estes 35MB por segundo. Se alguem me souber explicar agradecia. No entanto ha malta com problemas em velocidades de transferencia mas resolve-se com uns tweaks do kernel.

Se tiveres componentes aí encostados, ou mesmo aqui nos classificados, podes encontrar bom material para construir um NAS.

12. Gadelhass

Gadelhass Power Member

Lipos, de facto parece-me uma solução interessante, contudo não é bem a mesma coisa que ter um NAS Dedicado!
    Diz-me uma coisa, para alem do FPT tem WEB File Manager??

13. Lipos

Lipos Power Member

O que entendes por NAS dedicado? É que eu montei isto apenas para o NAS. Não tenho a correr em Vmare nem utilizo a torre para correr outro sistema operativo. O PC esta sempre ligado, os discos sempre em standby até alguem aceder. Tem montes de protocolos disponiveis. Samba, FTP, TFTP, SSH, APF, Itunes DAAP, UPnP, WebServer, Bittorrent client, dynamic dns, unisson, iSCSi Target, SNMP, Rsyinc (backup) e UPS. Acho que não me estou a esquecer de nenhum. Não entendo o que é WEB File Manager mas se é aceder aos discos pela internet, de certeza que dá, basta que te ligues ao NAS e tenhas permissões de utilizador. A unica coisa que peca é realmente nas permissões de users e de grupos que é em unix, mas com um bocado de leitura resolve-se.

14. Gadelhass

Gadelhass Power Member

Quando falo em dedicado, é igual aos equipamentos que apresentei. Ou seja NAS de Raíz, com SO proprietário!

O WEB File Manager que falo é algo como isto quando acedido do exterior, ou seja, não tem aquele aspecto do FTP, é mais bonitinho, tipo página WEB.

Mas acho que pelas opções, está uma solução bastante interessante. Pelo que dizes tens o SO numa PEN, e a bios a fazer Boot pela mesma, certo?

15. Lipos

Lipos Power Member

Sim claro. Mas depende se queres 2TB ou se queres 8. Depende do uso que lhe vais dar

16. ppaulo

ppaulo Power Member

Lógico que essa solução fica sempre mais acessível financeiramente, pelas ferramentas que possui e pela capacidade de acrescentar hardware,do que adquirir um sistema nas dedicado/proprietário. Mas também tem as suas desvantagens, por exemplo o espaço que ocupa geralmente superior, e provavelmente a mais complicada para muita malta, ter os conhecimentos de linux, mesmo sendo básicos, para a instalação do freenas. É uma opção que terá de ser avaliada e tomada por quem pretende adquirir um sistema desses.

17. vitorpt

vitorpt Power Member

Instalar deve ser o mais fácil, difícil poderá ser o configurar, mas com forum de suporte no freenas e aqui, facilmente podes esclarecer as dúvidas.

Vou construir o meu.
    Lipos achas que com um Atom, fica bom ou é melhor meter um core 2?

18. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

atom é suficiente, vê no smallnetbuilder.com a performance do msi wind pc. é bastante aceitável!

19. Peddro

Peddro [email protected] Member

Basta um Atom...;)

Partilhar esta Página