Discussão Servidor NAS

Vejam bem se o hardware é compativel com o FreeBSD:

FreeNAS support whatever FreeBSD support, see:
FreeNAS 0.686xx --> http://www.freebsd.org/releases/6.2R/hardware.html
FreeNAS 0.69xx --> http://www.freebsd.org/releases/6.3R/hardware.html
FreeNAS 0.7 --> http://www.freebsd.org/releases/7.0R/hardware.html

Concordo contigo ppaulo. É uma solução mais profissional, aproxima-se mais de um servidor, mas contudo é mais dificil de realmente explorar todas as suas potencialidades. Não estou a sugerir que uma familia com 1 PC e um media center tenham todos um NAS. Depende do ambiente, depende da estrutura, e do know-how necessário.
 
Boas,
Carissimos, só para escalrecer um pormenor.
Não é necessário ter conhecimentos de linux para instalar e fazer correr na perfeição o freenas, é sim necessário saber ler inglês, apenas isso e muito provavelmente já deve existir um manual em PT, de qualquer forma, só quem ainda não instalou é que não sabe o quanto fácil é e poderoso como alguem aqui referiu.
Eu posso apenas cimentar o que aqui foi dito, a solução de montar um freenas, é um processo simples e os resultados são fantasticos.
Tenho um PC não dedicado, isto é, a correr uma virtualbox que por sua vez corre o freenas, nesse pc fora do freenas tenho uma rádio online, e dentro do freenas tenho o webserver com a página da rádio, mais o ftp server quando quiser enviar files para a maquina e as partilhas para os backups, enfim... querem mais... o freenas tem!

Fiquem Bem!
 
Boas.

Estou a configurar um servidor com FreeNAS. O que acontece é que nao consigo aceder á webgui. Penso que seja por falta de drivers da placa de rede. Como posso instalar os drivers?

Se alguem me puder ajudar agradeço imenso.

cumpz
 
Uma dúvida, imaginem que tenho um NAS desses com um cpu atom ou um P IV antigo, quando estou num pc da rede do NAS os discos dele aparecem como discos locais da minha máquina? Ou como aparecem eles?

Cumps
 
Uma dúvida, imaginem que tenho um NAS desses com um cpu atom ou um P IV antigo, quando estou num pc da rede do NAS os discos dele aparecem como discos locais da minha máquina? Ou como aparecem eles?

Cumps

se exportares via iSCSI aparecem-te como discos locais no pc local
se for em standart "nas" serão shares de rede normais no NAS.
 
Vou colocar aqui um pedido de ajuda para construir servidor. Como o nome do tópico é "Discussão Servidor Nas".
Material:
Cpu Intel core 2 duo e8400
Board Asus P5Ql-CM - Muitas ligações sata (6)
Caixa Nox Coolbay 25 - Muito espaço para discos
Ram 2GB
Fonte Lc Power 550w green
E claro discos para ir adicionando....

Dúvida, a fonte parece ter apenas 4 conectores sata e se quiser mais?
Qual a vossa opinião sobre os componentes?
 
Vou colocar aqui um pedido de ajuda para construir servidor. Como o nome do tópico é "Discussão Servidor Nas".
Material:
Cpu Intel core 2 duo e8400
Board Asus P5Ql-CM - Muitas ligações sata (6)
Caixa Nox Coolbay 25 - Muito espaço para discos
Ram 2GB
Fonte Lc Power 550w green
E claro discos para ir adicionando....

Dúvida, a fonte parece ter apenas 4 conectores sata e se quiser mais?
Qual a vossa opinião sobre os componentes?

Se ja tiveres esse CPU e essa board, tudo bem... mas se estiveres a pensar comprar tudo novo, isto na minha opinião é Overkill. É preferivel comprares uma board com ATOM Integrado e comprares uma Placa PCI controladora Sata, para teres mais umas saidas SATA. Quanto à caixa, RAM e Fonte, parece-me bem...

Se precisares mais de cabos de alimentação para a fonte podes usar um conversor MOLEX -> SATA como este http://www.*****.com/imagens/produtos/energia_sata.gif.
Na ***** a 2.20€


Cumprimentos
 
Se ja tiveres esse CPU e essa board, tudo bem... mas se estiveres a pensar comprar tudo novo, isto na minha opinião é Overkill. É preferivel comprares uma board com ATOM Integrado e comprares uma Placa PCI controladora Sata, para teres mais umas saidas SATA. Quanto à caixa, RAM e Fonte, parece-me bem...

Se precisares mais de cabos de alimentação para a fonte podes usar um conversor MOLEX -> SATA como este http://www.*****.com/imagens/produtos/energia_sata.gif.
Na ***** a 2.20€
Cumprimentos

:'(Não tenho nada, tenho que adquirir tudo desde o zero.
Ok, coloca o link ou a referência para uma board com o Atom e já agora para o controlador.
Obrigado
 
Se ja tiveres esse CPU e essa board, tudo bem... mas se estiveres a pensar comprar tudo novo, isto na minha opinião é Overkill. É preferivel comprares uma board com ATOM Integrado e comprares uma Placa PCI controladora Sata, para teres mais umas saidas SATA. Quanto à caixa, RAM e Fonte, parece-me bem...

Se precisares mais de cabos de alimentação para a fonte podes usar um conversor MOLEX -> SATA como este http://www.*****.com/imagens/produtos/energia_sata.gif.
Na ***** a 2.20€
Cumprimentos

CnD, não tenho nada, será para comprar tudo.
Verifiquei a board com atom 66,99 + controlador 4 portas sata 61,99. E acabou a expansão.
Com esta board, 6 já estão incluídos na placa, podendo comprar mais controladores.
O processador talvez seja um exagero, Pentium Dual Core E5200 2.5GHZ skt775 a 65,99€ seja mais adequado.
O que achas?
 
CnD, não tenho nada, será para comprar tudo.
Verifiquei a board com atom 66,99 + controlador 4 portas sata 61,99. E acabou a expansão.
Com esta board, 6 já estão incluídos na placa, podendo comprar mais controladores.
O processador talvez seja um exagero, Pentium Dual Core E5200 2.5GHZ skt775 a 65,99€ seja mais adequado.
O que achas?

É só para correr freenas? Pentium III deve chegar, ou um cpu actual com desempenho semelhante, o atom.
 
Ora viva,

Encontro-me na mesma situação que alguns users aqui,tinha uma NAS "dedicada" DLink DNS-323 mas chegou a um ponto que os dois discos de 1TB começaram a rebentar pelas costuras,ou seja necessitei de mais espaço em disco,coisa que fisicamente é impossivel,andei a pesquisar por hardware e SO para contruir a minha NAS e acabei a comprar parte material usado e parte novo que foi o seguinte:

Asus P5B (usada)-vantagens:4 portas sata,porta gigabit com jumbo frames.
CPU: C2Duo e5200 usado
Nox coolbay (já tinha)
2gb de ram novo
Fonte LC 550 (um bocado overkill) mas silenciosa e com muitas ligações
2x1Tb que já estavam na NAS e encontram-se em EXT2.

isto tudo para instalar numa pen,ou seja correr o FreNas a partir da pen.
Contudo tenho uma duvida,necessito de formatar os discos para os adicionar ao sistema?
 
Última edição:
ora viva,depois destes posts todos desde o meu anterior...:002: venho dizer que já montei a (o) NAS,comprei uma Gigabyte g31 por 38€ que já tem 4 portas sata e placa gigabite a suportar Jumbo frames,comprei um cpu usado E4500 ,2Gb de ram que tá barata e montar numa Nox coolbay que como citaram aí para cima é das poucas caixas baratas que tem baias de 5:25 de cima abaixo com fans de 120mm, e como já tinha 3 TB da western digital foi só adicionar os discos,mas tive de fazer uma partição num deles para meter o XP pq instalei o freenas numa pen com outra partição para DATA que consegui fazer o mount point mas os discos de 1TB não há maneira de os conseguir montar,alguem tem alguma dica?...estão em NTFS e não os posso formatar em UFS pq já teem muita coisa e não tenho onde fazer backups.
 
Última edição:
tanta gente a vender pc's velhos quase dados e tu vais comprar um pc quase novo para colocar um nas? :joker:
AEHUAEHUHAEUHAE

desculpem nao pude deixar de me rir.

esse pc é melhor do q o meu.
se fizerem boas compras so precisam de trocar de pc de 5 em 5 anos. e se fizerem compras excelentes, nem precisam de trocar de pc, só um upgrade ao cpu e ram e ta feito, aguenta com todos os so's que quiserem por...
 
Humm, acho que depende do que se pretende.
Se queremos algo construido de raíz de forma a que em qualquer altura possamos adicionar discos, ou algo antigo, barato mas limitado a 2 ou 3 discos...

Paulo, talvez o mais fácil seja adquirires outro disco de 1TB, formatas e depois copias para lá.


tanta gente a vender pc's velhos quase dados e tu vais comprar um pc quase novo para colocar um nas? :joker:
AEHUAEHUHAEUHAE

desculpem nao pude deixar de me rir.

esse pc é melhor do q o meu.
se fizerem boas compras so precisam de trocar de pc de 5 em 5 anos. e se fizerem compras excelentes, nem precisam de trocar de pc, só um upgrade ao cpu e ram e ta feito, aguenta com todos os so's que quiserem por...
 
Vitorpt obrigado pela ajuda, o que fiz entretanto foi comprar uns componentes novos e adicionar a outros supelentes que aqui andavam e montei um home server com o windows Home Server instalado,ficou 5 *,tenho já já back ups das máquinas da rede agendados e uTorrent a funcionar como serviço só.

tanta gente a vender pc's velhos quase dados e tu vais comprar um pc quase novo para colocar um nas?
AEHUAEHUHAEUHAE

desculpem nao pude deixar de me rir.

esse pc é melhor do q o meu.
se fizerem boas compras so precisam de trocar de pc de 5 em 5 anos. e se fizerem compras excelentes, nem precisam de trocar de pc, só um upgrade ao cpu e ram e ta feito, aguenta com todos os so's que quiserem por...
comentários desse dispenso,e se te ris por um motivo deste é que pq deves ter um problema para o qual devias procurar ajuda,deste-te ao trabalho de postar umas frases em que em nada me ajudaram,mas dar conselhos de jeito tb não soubeste.
 
Última edição:
Ora viva...lá ganhei coragem para fotografar a coisa e alojar as pics,aqui fica a maquineta de costura:

è o da direita :)
dscn1362.jpg

dscn1368o.jpg

dscn1360.jpg

remoteaccess.png

useracounts.png

personalfolders.png

63162489.png

63865191.png
 
Excelente Paulo. Vou montar algo desse género.

Diz me só, com o windows home server, depois é possivel aceder através de remote desktop?
A partir da internet é possível aceder a ficheiros em webserver?
 
No entanto só consigo no máximo em velocidades de transferência 35MB/s quer por samba quer por ftp. MAs acho que isso é porque tenho a Placa de rede ligada por PCI X1 a 32bits o que acho que não dá mais do que estes 35MB por segundo. Se alguem me souber explicar agradecia. No entanto ha malta com problemas em velocidades de transferencia mas resolve-se com uns tweaks do kernel.

Viva

Depois de um tuning do kernel, estou a conseguir isto com software raid 5,em smb, com discos de há 2 ou 3 gerações atrás.

Velocidade de upload de um zip de 6 gigas.Curiosamente há uns dias andava a bater perto dos 600 *****.

downloadfreenasspeed.jpg


Velocidade de download de um zip de 6 gigas.

uploadspeedfreenas.jpg


So por curiosidade, aqui está o load do cpu (x2 4200) quando faço upload de 1 zip de 6 gigas.

loadcpufreenas.jpg
 
Back
Topo