1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Servidor para escola

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por flaviorodrigues, 10 de Maio de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 4461)

1. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

Boas,

Vou implementar um servidor numa escola, que tem 3 salas de infiormatica, com uns 20 computadores cada sala. computadores com o win xp pro.

alem destes computadores, na parte administrativa existem mais uns 10 computadores.

O objectivo do servidor, é os alunos se ligarem com o user e pw da turma e as pastas ficheiros e isso que usam irem po servidor, exemplo, fazem login e é como se trabalhassem no servidor, o ambiente de trabalho e isso e tipo no servidor,criam as pastas no servidor, guardam tudo no servidor.

O servidor assim tera que aguentar com mais de 60 computadores conectados a este ao mesmo tempo. e desde o login no computador cliente, o inicio tera de ser rapido.

Alem disto, o servidor tera sistema backups durante a noite, onde mantera backups das pastas dos alunos durante 1 semana.

Tera discos em raid, penso que disk mirror seja o melhor neste caso.

Tera a correr varias aplicações servidor, tais como o sql server, iis, para correr paginas asp.net, ftp server, pois os alunos podem aceder aos dados em qualquer lado atraves da internet e ainda correr algo tipo uma proxy para gerir os sites e o que os alunos fazem na internet.

Tera que ter placa tv, para ligar as cameras de vigilancia.

O servidor, tem que estar 24 horas sobre 24 horas ligado e vai correr o windows server 2008
    O servidor vai ficar no gabinete do tecnico, logo vai estar sobre monitorização

Assim qual acham a melhor configuração a este nivel, tendo uma relação perfomance e custo.
    a escola não tem valor fixo, mas tambem nao querem pagar 3000€ nem algo assim.

Não é preciso caixa, monitor, teclado nem rato!.

Tem que ter obrigatoriamente: placa captura, gravador dvd, 2 placas de rede, pois temos 2 ligacoes distintas, os alunos e a area administrativa e não pode haver quaqluer acesso dos alunos a esta area.

Mandem as vossas configs!

obrigado

2. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

desculpa la dizer isto mas a 3000€ nao se consegue um que faça isso tudo..
    e duas mboard?! onde foste buscar essa ideia xD arranja se uma com dois sockets assim ficava melhor..
    servidores nao e a minha area de expertise mas diria que ficava pelos 4500€..

cumps.

3. flaviorodrigues

ha? aonde disse 2mboards?
    Dinheiro não é grande problema caso valha o investimento. Não sei se é preciso tambem uma board com 2 cpus, mas não sei, nunca tive que montar um servidor em tao grande escala.

4. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

nao tendo conhecimento na área de servidores, uma máquina para te aguentar com 60 utilizadores em simultâneo, terá de ser provavelmente um rack com varios modulos etc..

a começar pela ram que terá que ter um servidor destes, no minimo 512mb por user, mais para o proprio OS da maquina etc, penso nao estar a dizer nenhuma asneira..

é um processo megalomano para 3000€, nem por 5mil

5. kazuza

kazuza Power Member

Depende do que entendes como
    ...

Se a unica coisa que pretendes e que todo o trabalho que seja feito seja guardado numa partilha, mais os serviços que referiste, penso que um blade DL360 G5 com 2 Xeon a 3,2GHz e 4GB RAM chegam para o efeito ... O único problems que pdoes vir a ter é de storage, visto o espaço para discos ser limitado ....

Quanto aos backups, tudo depende de como e com o que os fazes ...

Se te estavas a referir a trabalhar por remote desktop no servidor ( o que nao acredito, esquece :eek: nao tens recursos para isso e só em CALs jazus ... ) Longe vai o tempo de terminais ...

Última edição: 11 de Maio de 2008
  6. anjo2

anjo2 Power Member

Não faz muito sentido o que dizes, se tens os 60 computadores, os alunos podem trabalhar no computador, porque vão para o servidor? O melhor será uma ligação ssh, e o servidor ligado à internet, deste modo os alunos podem se ligar a partir de casa e da escola.

Não precisas de caixa? Como assim? Não estás a pensar em por uma board de servidor dentro de uma caixa de desktop pois não?

A melhor solução neste momento será com os novos Xeon E54xx, as boards para elas são um pouco caras, mas já tem 2 sockets, poderás começar por apenas 1 socket e 2 discos SAS de 147GB a 10000rpm ou mesmo de 300GB.

Tempest i5400PL (S5393)
    1 Xeon E5420
    4*2GB DDR2 ECC/FB DIMM
    2 HDD SAS 300GB 10000rpm
    Controladora Raid
    Placa de TV

7. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Ter um servidor para suportar os utilizadores que pretendes terá que ser algo com um bom desempenho, podes optar por algo deste género:

Acho que com uma maquina destas conseguirás assegurar o bom funcionamento da rede escolar...

Boa Sorte

8. flaviorodrigues

Boas
    @kazuza - sim o que quero é que tudo o que guardarem tais como docuemtnos etc fique guardado no servidor. Exemplo, entrem com o user 10j , o ambiente de trabalho tem as pastas exemplo testes. quando entrearem noutro pc da escola com esse username vao ver a mesma pasta. entendem?

Sim, cada aluno trabalha no proprio pc, a questao esta em o servidor guardar os dados.
    Eu tenho la uma caixa de um servidor antigo, aquilo é grande para caraças, penso que encaixe la uma board dessas. mas tambem se for necessaria a caixa nao é grande problema.

Por quanto fica essa config anjo2?

Obrigado
    flavio

9. anjo2

anjo2 Power Member

Psycop, essa solução que deste não se encaixa, tens uma board para SAS, não podes usar SCSI.

A board vem com controladora integrada, mas não te aconselho, aconselho a teres uma controladora com pelos menos 128MB (chega) e bateria (opcional, precisa se a escola não tiver geradores e nunca haja falha de luz).
    Controladora SAS podes ter discos SAS (Serial Attached SCSI) e SATA (Serial ATA), o que te vai dar uma excelente relação entre desempenho para os discos principais e baixo custo para os backups.

A solução que te indiquei é a usada pelas universidades e é a mais lógica, por vezes os alunos guardam em pens, outras vezes por ssh, em cada pc, sempre que fazem logout, tudo é apagado (menos as configs). E sempre podem aceder através de casa.

A solução que indiquei deve rondar os 3000€, já tens fonte? A caixa é tower ou rack (4U/5U)?
    Onde estou é me dificil ver os preços. talvez amanhã consiga.

10. Morais

Morais Power Member

Recomendo a criação de vários servidores mais modestos ao invés de um só.

Ira, a longo prazo, melhorar a performance da rede e até estabelecer um sistema fail-safe para a mesma.
    Sobrecarregar um só servidor com N cargos é um desastre à espera de acontecer, na minha opinião, isto é.

Quanto à questão de ter uma maquina para 60 perfis remotos, o numero de perfis em si não é muito importante, o mais importante é qual a media de perfis a serem acedidos por uma certa fracção de tempo e a quantidade de dados que cada um irá ter, pois se são perfis de alunos de uma secundária que só são acedidos para um ou outro trabalho .doc, carregar o background dos Morangos com Açucar e pouco mais até o PC que tenho aqui a um canto é perfeitamente capaz de suportar.

Reli o que é pedido e, mais uma vez, recomendo maquinas de pequeno porte que, sendo dedicadas a certos serviços, oferecem uma estabilidade e performance excelente, compreendo que uma coisa é ter N maquinas com o Windows Server 2003 e só uma com o Windows Server 2008 e o foco que tem em virtualizar tudo e permitir uma maior estabilidade e numero de serviços por maquina mas, mesmo assim, penso ser mais seguro ter duas maquinas a dar 500 do que apenas uma a dar 1000, pois se na primeira solução uma maquina falha lá só se vai 500, enquanto que nesta, se a maquina falha... bem... lá se vai tudo.

11. flaviorodrigues

e tower, e daquelas big towers.

o objectivo como disse em cima e algo como:

cada turma tem 20 alunos
    cada turma tem um user e uma pw

todos os alunos daquela turma usam aquele username.

Quando gravam um documento esta grava no servidor. esse doc foi guardado no pc2 da sala 1

o aluno no dia seguitne vai para a sala 3 po pc 10. ao fazer login tem que ter acesso a esse ficheiro, da forma mais simples.

dai eu indicar que ao fazer login o ambiente de trabalho devia ser o mesmo para a turma toda.

O servidor tem que gravar registos de logins e isso tudo, mas pelo que ja usei no windows 2003 server no active directory fazia se ja isto.

@Morais entendo te mas o objectivo é mesmo centralizar tudo num so. para ser mais facil po tecnico da escola.

dinheiro nao e problema, desde que valha a pena o investimento. claro esta desde que compense o investimento. e tem o servidor que ser espansivel.

12. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

aquela configuraçao parece estar boa... a unica coisa que mudava era a mboard metia uma da asus e um bocado mais caro mas valia a pena pode durar mais tempo.. e da para meter 64gb de ram que e outra vantagem

13. anjo2

anjo2 Power Member

Asus é melhor ou dura mais? O servidor nem 8GB precisa.
    2 Maquinas seria sempre melhor que uma, mas com o orçamento que tem, não estou a ver como... Além de que não sei se teem software grátis ou não, até porque licença MSSQL é cara.

Mas já tens como fazer o que pretendes? Ou só estás a dizer como gostaria que ficasse?

14. flaviorodrigues

nos ainda nao temos, temos so os pcs nas salas a trabalhar tudo num workgroup normal, cada pc com as suas coisas, omeu objectivo era colocar tudo num dominio. mas devido ao desaparecimento de trabalhos, ha haver vezes que os alunos teem que mudar de sala e ficam sem acesso aos trabalhos, o meu objectivo era esse centralizar tudo.

Licensas penso que a escola tem protocolos com a m$, logo nao é ai o problema maior.
    Ideias are welcome.

mais alguma sugestão?

Última edição pelo moderador: 13 de Maio de 2008
  15. flaviorodrigues

ANJO2 podes me indicar o local onde comprar aquele material que indicaste?

Obrigado,
    Flavio

16. flaviorodrigues

Boas

Ja esta quase o servidor escolhido

HP - ProLiant ML350 G5
    - E5405
    - 2x1GB
    - 2x146GB SFF-SAS 10k
    - E200i-128M BBWC
    - DVD-ROM
    - (6003TV)

o que acham?
    o que mudavam?
    qual escolhiam?

Opinem

obrigado,
    Flavio

17. Jovis

Jovis Power Member

Boas,
    não te esqueças depois que tens de dar possibilidade de criar premissões... porque se não tens pessoal a apagar ou modificar finheiros dos outros...

Só que para isso era necessário que cada utilizador tivesse o seu login!

18. flaviorodrigues

isso entre a turma ja tem que haver bom senso

é impossivel criar login para cada aluno!

19. Jovis

Jovis Power Member

não, não é!! eu na minha escola (etic) cada aluno tem o seu login... e sao mais de 500 pessoas com login...

20. flaviorodrigues

ate sou capaz de me aventurar nisso, diivirto me um dia a colocar os alunos no active directory!

Cria se por grupos, exemplo
    informatica 1
    -> prof
    .> ana
    .> joao

nem é ma ideia, e será que assim não se vai usar muitos recursos na maquina?

e que ainda sao mais de 150 alunos

Partilhar esta Página