1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Servidor para Pequena empresa

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Mirror_Image, 25 de Junho de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1941)

1. Mirror_Image

Mirror_Image Banido

Olá

A minha empresa pretende adquirir um servidor para correr o programa de gestão PHC Corporate e fazer um backup diário da base de dados.

Uma empresa fez um orçamento que acho rídiculo, no qual oferecem um Quadcore, 3GB de Ram 3x 160Gb de disco... enfim, andama tentar enganar e vender uma máquina de topo...

Actualmente temos um P4 @ 2.5GHz a correr como servidor e não é dedicado, ou seja é servidor mas também ponto de acesso, mails, office etc. E não é assim tão lento.

Por isso peço-vos sugestões para uma máquina para servidor, Incluir SO

2. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Diz só o que estás disposto a dar. Assim vemos o que se pode arranjar.

3. Mirror_Image

Mirror_Image Banido

Neste caso não queria sugestões baseadas num limite de orçamento mas sim numa maquina que servisses para o que vai ser utilizada.

4. Mirror_Image

Mirror_Image Banido

Para vossa referência enviaram-me este orçamento que achei absurdo para o que a máquina vai desempenhar..

5. oscarolim

oscarolim Power Member

O penultimo ponto, o pormenor da garantia, provavelmente e bastante importante certo? E isso pagasse caro. certamente numa empresa nao e bom ficar com o servidor um mes na grande superficie a espera que seja reparada, pois nao?

Nao acho o preco exagerado para o equipamento e garantia dada.

6. meiokilo

meiokilo Power Member

A qualidade paga-se!
    É óbvio que com 500€ fazes a festa! Mas num instante podes perder toda informação.
    A proposta que referis-te tem disco em RAID o que para mim é indispensável!

7. Satan

Satan Power Member

Esse valor reflecte mais sobre a garantia do que propriamento nos componentes, mas acredito que encontres alguma firma que tenha esse tipo de serviço mais em conta...

8. kazuza

kazuza Power Member

Humm .....

Quase que ia jurar que conheço essa proposta de algum lado .....

Jobem, é assim

No mercado empresarial não se brinca. Se queres brincar aos informáticos, gasta lá os teus 500€ e depois aguenta-te à bronca quando alguma coisa correr mal...

Essa proposta está ADEQUADA para o que foi pedido, por um profissional. Peca por não dispor apenas duma solução UPS...

Problema do português: quer dado e arregaçado. Não penses no €€€ que vais gastar de imediato, mas sim nos €€€€ que vais poupar enquanto tens esse equipamento activo.

Quanto à escolha dos componentes:
    Se sondares o mercado vens que um Proliant ML150 com QC fica pouco mais caro que com um CPU mais arcaico.

Os componentes estao descritos. Quem fez esse orçamento não está a "roubar" ninguém. Simplesmente está a oferecer uma solução a um cliente, e pensou em escalabilidade e a médio/longo prazo (algo pelo qual vocês deveriam estar gratos), pois no final de contas o TCO será mais baixo.

9. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Ora bem...:

Discos: 2x SAMSUNG 1TB SATA II 32MB 2x 124.60€ em Raid, um é espelho do outro, que em caso de um falhar os dados guardados estão seguros no outro...
    drives: 2x LG DVD±R 20X H20NS10 SECUREDISK PRETO BULK (SATA) 2x 22.70€
    Board: ASUS P5E-VM 89.50€ gráfica e som onboard
    cpu: INTEL XEON 3320 QUAD (2.5GHZ) SKT 775 BOX 237€
    caixa: COOLERMASTER ELITE 330 34.70€
    RAM: GSKILL KIT 4GB DDR2 800 PK (CL4) 88.60€
    fonte: LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 (LC6550GP) 42.10€

pc: 786.50

MS WINDOWS SERVER 2008 32BIT/X64 INGLÊS 5-CLT OEM 586.90€

total: 1373.40€

É muito melhor pc, com mais capacidade de storage.
    isto se for necessario lincença para 5 pc's. Se for necessario Sistema operativo apenas para o pc em questao, o vista home premium 64 bits fica por 98€..

Preços da globaldata.

solução um pouco diferente, e de outra loja [mpinfor]
    discos: 2x
    SAMSUNG 1TB 7200 RPM S-ATA2 32MB

2x 122.50€= 245€
    cpu: INTEL XEON QUAD CORE 5410 240€
    ram: CORSAIR PC8500 4GB XMS2 DOMINATOR (2X2GB) DDR2 111.50€
    caixa: 3R SYSTEM R510 PRETA 31.50€

board: ASUS P5Q 104.90€
    gráfica: POWERCOLOR RADEON HD3650 1GB (PCI-E) 74.60€
    fonte: LC POWER 600W 6600 V2.0 120MM 43.20€
    drives: 2x LG GH20NS10B 20X SECURDISC DUAL LAYER PRETO SATA 2x 23.95€= 47.90€

TOTAL: 898.60€

MICROSOFT WINDOWS VISTA BUSINESS 64-BIT PT OEM 125.50€

TOTAL: 1025€.
    Se for necessario mais 4 licenças de windows, são mais 502€, que dá total de 1527€. E é muito melhor pc, mais ram [e de melhor qualidade, e mais rápida] gráfica já aceitável e 1 Tera [são dois discos de 1 Tb, mas um é copia do outro]..

Por isso estavam mesmo a enganarte..

Quando falam em estabilidade, penso que nao compensa pagar um valor alto. Com um pc como o que configurei é muito pouco provavel que se tenha problemas, desde que não se faça OC nem estejam sempre a instalar/desistalar programas manhosos, basta um bom antivirus e uma UPS. Acho preferivel isto, do que pagar uma garantia que é muito pouco provavel que se usufrua [por exemplo, já tiveste problemas graves com o pc que tens agora???]...

Última edição: 26 de Junho de 2008
  10. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Mas afinal é um servidor ou um computador normal?

Como alguem disse, qualidade paga-se!
    Agora fontes silent, memorias gskill, caixas coolermaster, gráficas hd, 2 dvd-roms, isto é material para computadores de ter por casa e não para servidores...

11. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Ele tem um computador normal a fazer o serviço...

Vai só correr um programa de gestão e servir de storage/backup..
    Não é pc de datacenter, que tem de estar ligado e online 24h/dia 365dias/ano..
    Um computador normal é mais que suficiente, até porque ele disse que para o que pretendia era algo caro.
    As componentes que eu disse são de boa qualidade, e desde que não se meta a fazer OC's malucos, tenha um bom antivírus e uma UPS é mais que seguro, até porque ele faz actualmente as mesmas coisas num pc normal, mais antigo e componentes de qualidade inferior [gskill, fontes silent, etc, são bem melhores que componentes de marca branca]....

Atendendo ao que ele disse, as configuraçoes que disse são mais suficientes..

E as gskill, além de mais rápidas [CAS4] são de melhor qualidade que as de marca branca da proposta que lhe fizeram. Melhores e mais fiáveis que estas, só se fosse ram Resgistered, mas isso requer board cara, que não está decerteza na proposta que lhe fizeram.. Para além da propria RAM registered custar uma fortuna...

12. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Ele falou em servidor, logo suponho que esteja para estar sempre ligado, 2 dvd-roms são completamente desnecessários, fonte silent e gráfica dedicada também.

Acho que isso é mais para computador pessoal, de jogos e assim.

Apenas a minha opinião, não leves a mal. :p

13. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu não levo a mal, estava a explicar o porque de um pc normal...

Fonte silent é sempre..silent.. e estável..

Gráfica dedicada.. numa das soluçoes não tinha.. na outra pus uma mas que é um pouco fraquita, não é grafica de correr grandes jogos, e penso que carregue menos o cpu [soluções onboard, som e gráficas, penso que ocupe um pouco o cpu]

2 drives.. épá.. eu no meu trabalho também tenho duas drives.. se avariar uma há sempre outra.. :D

14. kazuza

kazuza Power Member

Pff....

Servidores são servidores. Pcs pessoais são outro ramo.

Qualquer servidor digno desse nome usa RAM ECC (não digam bacuradas), e muito menos memórias OEM :eek:

Por Favor falem do que sabem ....

Já agora, só uma perguntinha:

se alguma dessas peças todas GEEK XPTO avariar que compromissos têm referente a custos e downtime ???

15. Mk Pt

Mk Pt Power Member

eu duvido k a proposta que lhe fizeram inclui memorias EEC... As boards para este tipo d ram custam o dobro das normais, e a propria ram tambem... E como disse, para a utilizacao k foi especificada, e tendo em conta k o proprio user disse k para a funcao pretendida n pretendia gastar mt, um pc como o k eu configurei é o que melhor se adequa..

E o downtime e custos em memorias e outros componentes 'geek' de boa qualidade é menor do k numa garantia ou suposta estabilidade que nao é necessaria, num computador k é mais lento e tem menos capacidade de storage, uma das funcoes vitais do pc...
    Pareceme k há aqui alguem a querer vender o seu produto....

16. kazuza

kazuza Power Member

Haver até há (mas infelizmente este caso nem me envolve) , e vendo bem as coisas agora, ainda bem

Quanto ao resto

uma board da ASUS para voltar de RMA demora 4 horas?

Dizes tu que um Proliant ML150 (servidor de entrada/media gama da HP) não usa memórias registadas? :lol:

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/us/en/sm/WF25a/15351-15351-241434-241646-3328424-3580609.html

Efectivamente alguém anda aqui a vender o seu produto (infelizmente não sou eu). Talvez seja o tasco da esquina que pensa que sabe trabalhar em IT

Quanto a este assunto (thread) mais não digo.

Apenas aconselho ao criador da thread a determinar o que realmente precisa, e se realmente precisa, pois os €€€ não caem do céu

Cumps,

17. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Looll...
    Se isso é para mim... então.. big loooolll

eu não tenho interesse nenhum, até fiz configuração em duas lojas diferentes. E disse essas porque [acho que] são as mais baratas, podia ter dito de outras.. E eu não penso que sei trabalhar em IT, porque não é o meu trabalho, mas tenho algum conhecimento e tento ajudar no que posso, tendo em conta o que os users pedem/necessitam.
    E não me parece que ele precise de um servidor a serio, porque nesse caso o user ia ter noção que tinha de gastar bastantes €€€, e aliás se um pc com pentium 4 faz o trabalho.. As necessidades parecem-me simples, portanto um pc normal, bem configurado, é suficiente para durar vários anos..

E aliás se o user quiser mais perfomance, e com preço semelhante à proposta mete um controlador e disco SCSI de 146 Gb para SO e programas e 1 TB SATA de storage e a nível de velocidade como 'mini-servidor' ui ui...
    E como disse um pc como o que configurei, mais uma ups e bom antivirus, é mais que suficiente para o pedido..

18. Mirror_Image

Mirror_Image Banido

Calma pessoal, apenas pedi uma opinião para ser levada com ligeireza, nem vou ser eu a tratar disto, apenas gosto de discutir e trocar ideias com quem sabe mais que eu :)

Contínuo a achar um Quad-Core e discos de 1 Tera demasiado para a função do servidor, aliás, já temos lá um disco externo de backup da base de dados que ocupa cerca de 800 megas, o programa em si, ocupa 130 megas de ram a correr, daí a minha estranheza quando me apresentaram uma máquina tão poderosa para algo tão... leve... Eu sei que a qualidade pagasse bla bla e que não se brinca lala, mas cerca de 1800€ para isto? ná... E sim o pc que actualmente funciona como servidor para a rede é um básico P4 com 1,5 Gb de Ram...

EDIT: não sei se é necessário, mas a rede que tem o programa de gestão instalado 2 desses Pc's correm o windows 2000 e outros 2 o Windows XP

Última edição: 27 de Junho de 2008
  19. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Então...:
    Discos: 2x SAMSUNG 750GB SATA II 32MB 2x 89.50€ em Raid, um é espelho do outro, que em caso de um falhar os dados guardados estão seguros no outro...
    drives: 2x LG DVD±R 20X H20NS10 SECUREDISK PRETO BULK (SATA) 2x 22.70€
    Board: ASUS P5E-VM 89.50€ gráfica e som onboard
    cpu: INTEL CORE 2 DUO E8300 139.80€
    caixa: COOLERMASTER ELITE 330 34.70€
    RAM: CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 800 XMS2 DHX 49€
    fonte: LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 (LC6550GP) 42.10€

total: 579.50€ .........

windows xp professional pt OEM.. : 123.90€

Tens um pc barato, com 750GB [o outro disco é imagem do primeiro para segurança]. Ficas com excelente pc, a gráfica é onboard que não deves precisar de mais..

Menos que isto acho que nao vale a pena. Os 750 Gb acho que são o minimo para garantir alguns anos sem necessitar de mais disco.. Ao preço que esta a ram 800Mhz acho que não vale a pena pôr menos, e assim já fica garantido que futuramente o Vista vai funcionar bem [o Vista para correr à vontade necessita de 2 Gb].. O processador é quase metade do preço dos Quad, mas é muito bom..

Apresenta este pc/orçamento lá na tua empresa..
    Abr..

Última edição: 27 de Junho de 2008

Partilhar esta Página