1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Servidor para pequena utilização

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por danizito, 16 de Setembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 725)

1. danizito

danizito Power Member

Boas! Montei recentemente o pc que está no my system apenas para "desenrascar" uma rede aqui no escritório, no entanto necessito de adquirir um novo para o efeito. Cheguei à seguinte configuração:

Board Asus P5E Deluxe - 186€
    Intel Q6600 Box - 161,40€
    3x Seagate 500gb sata II 32Mb (para raid5)- 184,20€
    2x Kingston HyperX 2gb Ddr2 1066 - 93,20€
    Asus H3450 /htp 256mb - 29,50€
    Fonte Nox ATX Urano 600W - 46,30€
    Samsung dvd-rw Samsung sata - 21,90€
    FDD 3,5" 1,44mb - 7,60€
    Caixa Asus TA-863 - 28,10€

O pc em causa é para file server de ficheiros pequenos (PDF e office apenas), mas já que são de extrema importância, optei pelo Raid 5 (até porque os pc's têm a pasta "Os meus documentos" reencaminhada para o servidor, usando-o em simultâneo), que será conjugado com actualização diária de cópia de segurança através, eventualmente, de outro disco.

De referir ainda que neste momento com o pc do my system o sistema corre em perfeitas condições, ainda que sem qualquer tipo de Raid.

Gostava então, se possível, de umas dicas de alguem sábio na matéria :P

PS - a unica exigência é a de o material ter de ser comprado na mesma loja, preferencialmente em lisboa (ou santarém).

2. Totoro

Totoro Folding Member

Eu punha AMD nisso, daqueles de baixo consumo (Athlon X2 4850E) e uma board com gráfica integrada (Gigabyte GA-MA78G-S2H), fica muito mais barato (CPU+board=130€) e faz o que pretendes e poupa imensa eletricidade a médio/longo prazo. Trocava ainda essas memórias por um Kit de 4GB da Team Elite (63€), fica muito mais barato e faz o trabalho na mesma e a caixa por uma melhorzinha a nível de qualidade de construção e silêncio.

GIGABYTE GA-MA78GM-S2H - 75,20€
    AMD ATHLON X2 4850E (2.5GHZ) BOX SKT AM2 - 55,80€
    3x Seagate 500gb sata II 32Mb (para raid5)- 184,20€
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 - 63,40€
    Asus H3450 /htp 256mb - 29,50€
    LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 (LC6550GP) - 41,40€
    Samsung dvd-rw Samsung sata - 21,90€
    FDD 3,5" 1,44mb - 7,60€
    ANTEC NSK4000 - 38,50€

TOTAL: 517,50 €

Última edição: 16 de Setembro de 2008
  3. danizito

danizito Power Member

Obrigado pela resposta ;)

Essa configuração aguenta bem cerca de 10 pc's a ler e escrever ficheiros no servidor?

4. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Aguenta na boa, tens é de fazer bem a configuração da rede de forma a não perderes dados na transmissão de pacotes!

5. danizito

danizito Power Member

já agora lembrei-me de um pormenor: temos aqui encostado um P4 3.2ghz HT, com 1 gd ram, e 2 discos seagate 120gb cada (IDE).

Acham que este pc é capaz de servir para o que quero, tendo em conta que é só para file server e gerir um "mini dominio", e poupar uns €€ para investir noutro material (up's, ram para os outros pc's, etc? Ou não tem mesmo capacidade para isso?

6. danizito

danizito Power Member

ng pode ajudar? caso contrário optarei mesmo pelo AMD, tal como sugerido...

7. assisprotech

assisprotech Power Member

Vais meter que sistema operativo?

Em relação a aproveitar material.... não o faças para o servidor principal... se quiseres usa esse P4 para servidor de backups, por exemplo.

8. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Se é para File Server (dump e amanezamento de dados) convinha ter algum poder de processamento, ram e muito importante, Raid1, isto para teres uma segurança caso haja um desastre!

Além disso que SO lhe vais colocar?!?! Convinha ser o Windows Server pois o XP é muito limitativo a nível de gerir um certo número de domínios!!! (Se não me engano gere 10 no máximo) por isso corres alguns riscos com esse SO!

9. danizito

danizito Power Member

Vou usar o Server 2003, é o que tenho de momento e está excelente (é claro que está num q6600 com 3gb de ram..).

Se fosse o p4 colocaria em Raid 1, mas já que acham que não tem capacidade suficiente, estou a pensar em colocar o servidor novo com Raid 5, que acham? É seguro ou convém mesmo ser Raid1?

10. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Penso que seja seguro... Um Server com mems ECC e afins era o mais indicado... Andar a colocar remendos pode mais cedo ou mais tarde dar problemas!

11. danizito

danizito Power Member

Achas que justifica neste caso? (tomei a liberdade de te tratar por tu)

Não pensei nisso por ser um servidor semi-caseiro (montado por empresa de informática, que estava a ser assegurado por um pc com windows xp profissional - o tal pentium 4 - a partilhar ficheiros - fui eu que sugeri a montagem de novo servidor, daí ter colocado o meu pc a fazer de servidor temporariamente)

Partilhar esta Página