1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Servidor para virtualização +/- 6 VMs (2gb mem each)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Netic, 17 de Janeiro de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 763)

1. Caros,

Antes de mais obrigado pela atenção !

A situação é a seguinte, vou comprar um servidor para virtualização de 6 servidores, as specs base são as seguintes :

CPU - INTEL Q9550

MB - ASUS MAXIMUS II FORMULA

MEM - 4x 4GB GEIL BLACK DRAGON PC6400

Storage - Indefinido a.t.m > 6 Discos Sata em 2/3 LUNS RAID .

Gostaria de algumas sugestões da vossa parte, sendo que á partida os 16 GB de RAM é um dos requesitos minimos.

2. Jonybat

Jonybat Folding Member

3. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Precisas de uma motherboard dessas para um servidor??

Cumps

4. Orçamento para CPU + MB + MEM = 800 €

Qual a melhor MB da asus que suporte 16 GB RAM ?

Última edição pelo moderador: 17 de Janeiro de 2009
  5. A nivel de memoria estou indeciso entre geil o gskill, vou comprar 4 modulos de 4gb, alguma sugestão ?

Obrigado.

6. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu não sei até que ponto necessitas mesmo dos 16GB de RAM para isso...Que sistemas vais correr? O base e os das VM's...

Eu apostava mais em capacidade de processamento e um pouco menos em RAM...Qualquer coisa tipo isto:

INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX 273,60 €
    ASUS P6T 218,00 €
    2x KINGSTON KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9) 139,20 € (278,40 €)
    Total: 770,00€
    (Globaldata)

Certamente que estes novos processadores da Intel estão muito melhor optimizados para virtualização, ainda para mais com as 8 Threads. A P6T é qualidade Asus com suporte até 24GB de RAM. Kingston é fiabilidade acima de capacidade para OC...Só dá é para ter 12GB por enquanto, pois ainda não se encontram kits de 3x4GB, mas não impede de se trocar no futuro.

Cumps ;)

7. Compreendo o teu ponto de vista e olho para a tua sugestão com um ponto de vista construtivo, no entanto ambos os processadores tem 2.6 Ghz ,sendo que o Q9550 tem 12 mb cache L2 vs 8mb do I7920.

O servidores virtual são vão correr : ( SQL2005 / SQL2008 / Exchange 2008 / Domain Controller 1 / Domain Controller 2 / WebServer, para uma empresa com 19 postos de trabalho.

8. Jonybat

Jonybat Folding Member

Mas lá está...já há bastante tempo que a frequência não significa tudo.
    Vê isto para ficares mais a par das principais novas tecnologias do i7.

Os benchmarks que andam por aí e que comparam o Core 2 Quad com os i7 apenas o fazem com benchmarks sintéticos e jogos...Em virtualização e tarefas que realmente exigem capacidade de processamento é que eles devem mostrar o seu real valor.

E agora uma pergunta...Os DC's / SO's para SQL, Exchange e Web / SO de virtualização vão ser Win 2k8? Se forem ainda posso concordar contigo, agora se forem 2k3 não tens problemas com os 12GB de RAM, mesmo a 64 bits (de preferência).

9. Obrigado pelo esclarecimento,

Valor vs Performance, vou escolher o q9550 devido aos 18 GB ram, não acredito que vá existir contencao de CPU.

O importante é a memoria para fazer o minimo de swap possível.

Obrigado pelo esclarecimento.

Quanto à board, devo manter-me pela maximus formula II ?

Cumprimentos,

10. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu dei a minha opinião...E agora só um aparte, o Q9550 é dos piores processadores Valor/Performance actualmente (tirando as versões entusiastas), pois está bastante caro em comparação com a nova plataforma. Além disso a plataforma 775 já não irá durar muito tempo no mercado.

Agora sobre esse sistema, não há nenhuma vantagem perceptível em ir para essa Maximus Formula II. Por 140€ (menos 60/70€) vais para uma Asus P5Q-E e ficas igualmente bem servido. Tem dissipadores nos pontos mais sensíveis para ter bastante tempo ligado sem problemas e um bom circuito de alimentação. Suporta igualmente 16GB de RAM DDR2 até 1600MHz.

E se isso é relevante para o assunto, os processadores Intel Q9550 e Q9650 vão baixar de preço, como descrito aqui.

Cumps ;)

11. Obrigado pelo esclarecimento,

Estive a analisar e vou optar pelo CORE I7 com P6T ou P6T Deluxe OC PALM, como vou ligar 6 hdd's, que caixa e fonte é ideal ?

Obrigado pelo feedback.

12. E que tal se gastar um pouco mais e por mem 1600 Mhz :) ?

13. Jonybat

Jonybat Folding Member

Qual é a noção que tens das boards para Extreme OC que te leve a optar por uma?

Qualquer uma dessas têm o mesmo desempenho "out of the box", características bastante semelhantes, tais como capacidade e velocidade das RAM's e portas SATA. A P6T tem 6 + 2 SATA2. A P6T Deluxe (não a OC Palm, pois isso não interessa) tem 6 SATA2 + 2 SAS.

Boards para plataformas para o consumidor em geral não têm mais portas que isto. Se for preciso mais só controladora PCI/PCI-E.

Não sei quanto tens para a fonte e caixa, portanto vou dar a opinião qualidade/preço para esse fim.
    Caso não penses em meter mais de 6 discos a Antec Three Hundred, e depois com duas Noiseblocker XL2 na frontal ficas com um sistema bastante fresco. Para fonte podes ir para uma Corsair HX-620, que é mais que suficiente e permite melhor arrumação.

Sobre as mems, eu apenas sugeri aquelas para se manter dentro do orçamento, mas se puder passar, força nisso.

;)

Partilhar esta Página