Servidor para VM's e projetos caseiros

cerbero

Power Member
Boas. Pretendo comprar uma máquina para instalar algumas VM's para testes e ter também alguns serviços a correr. Possivelmente com Proxmox. Andei a ver alguns servidores recondicionados, mas não sei se serão o ideial para este projeto caseiro:
Dell R610 - 24 vCPUs - 32GB RAM - 2 x 146GB SAS 10K
Dell PowerEdge R805 2x Bay 2.5" SAS OPETRON 3.0Ghz 32GB RAM

Que dizem?

Para ter em casa, servidores recondicionados é mais que suficiente.
Há muitas empresas que têm em produção o seu core business assente em servidores recondicionados.

Não justifica o investimento em servidores novos. Não vais ter um ambiente de disponibilidade de 99.9% de uptime ou algo que o exija.

Quanto às specs dos servidores que partilhaste, tudo vai depender do que queiras meter a correr.
146 GB de storage e, para virtualização é muito pouco. Os HDDs devem ficar em RAID 1. Não sei se já tens storage à parte, SAN ou NAS.
O mais importante para virtualização é a RAM. CPU é tranquilo.

Cumps

O problema desses servidores é que são muito barulhentos.
E uma coisa para estar a trabalhar 24/7?
E que tipo de máquinas vais correr?

Tenho um NAS synology (mas ja antigo) e mais uns raspberry PI's a correr VPN Server e outras coisas e um laptop velho a correr ubuntu server + jellyfin. Estava a pensar arranjar uma maquina e centralizar tudo.

O barulho nao seria problema pq tenho bastidor numa divisao

Os gastos de energia vão disparar
E o problema é que tipicamente servidores antigos tem CPUs muito antigos, metes lá workloads puxados e a performance é fraca.
Esse r610 tipicamente tem CPUs bastante antigos, ou seja , se comprares um i3 12000 secalhar é mais rápido que esse servidor e gasta bem menos

Os gastos de energia vão disparar
E o problema é que tipicamente servidores antigos tem CPUs muito antigos, metes lá workloads puxados e a performance é fraca.
Esse r610 tipicamente tem CPUs bastante antigos, ou seja , se comprares um i3 12000 secalhar é mais rápido que esse servidor e gasta bem menos

Ok. Às tantas o laptop antigo que uso para o jellyfin dava para isto, colocando mais memoria... (penso que é um i5 7 gen)

Depende do portatil. Se for um CPU U só tem 2 cores e 4 threads... Se for outro já pode ser 4c/4t. Se fosse 8a geração era diferente.
Mas eu provavelmente experimentava, tudo depende do workload das VMS, se for base de dados ou coisas complexas é complicado, se for outras coisas leves provavelmente safas te.
Eu tenho um "portátil" que arranquei da carcaça e meti noutra caixa ligado 24/7 a correr debian nativo com containers docker em cima. Está a analisar constantemente em tempo real imagem de 5 câmeras e outros workloads e safa se bem. É um i7 2a geração mas a versão 4c/8t

Back