Servidor/Partilha com o Windows XP

Zend

Power Member
Ora boas malta!

Ja tenho tentado fazer isto de varias formas para para ser sincero acho que fui pelas mais difíceis.

Resumindo a minha questão eu tenho um computador não muito antigo mas era apenas de trabalho e agora eu quero fazer dele um PC para partilhar pastas como se fosse um servidor.

Agora a minha duvida sera que sou capaz de fazer isso? Nem que seja algum programa, mas algo para aceder a essas pastas de outro PC na mesma rede.

Deste de ja agradeço pela ajuda dada,
Kevar.
 
a questão é compensa-te dar essa utilidade a esse pc, e a capacidade de armazenamento do mesmo para tal????

quanto a fazeres isso é simples basta teres o servidor ligado a um rooter , e windows , meter o sistema partilhado com os outros pc's de modo a que possas, lá ir meter e tirar coisas, é bastante simples, podes é estipolar mais limitações de acesso a certas pastas, mas se isso é só para a rede de casa, não deve se necessário ir tão longe...
 
a questão é compensa-te dar essa utilidade a esse pc, e a capacidade de armazenamento do mesmo para tal????

quanto a fazeres isso é simples basta teres o servidor ligado a um rooter , e windows , meter o sistema partilhado com os outros pc's de modo a que possas, lá ir meter e tirar coisas, é bastante simples, podes é estipolar mais limitações de acesso a certas pastas, mas se isso é só para a rede de casa, não deve se necessário ir tão longe...

Armazenamento tenho 500Gb num disco que na altura (talvez 1/2 anos atrás) custou bastante e tem 4Gb de RAM apenas a gráfica é que é um pouco fraca com apenas 512mb.

Agora pergunto, eu não tenho possibilidade de colocar o PC ligado (através de cabo) ao Router por estar num corredor e o PC estar no andar de baixo (sim uso Wireless e consigo a ligação ao máximo sem qualquer queda o que felizmente é bom), será que consigo usar-lo com este tipo de ligação?

Edit: Pergunto ainda, é possível atribuir um IP para aquele PC e aceder através do mesmo?

Obrigado!
 
Desculpem o Double-Post mas consegui fazer a partilhar, meter password e criar 2 contas.

Usei a partilhar normal do Windows XP, usei o IP atribuído pela rede e depois usei o "Net user" na linha de comandos para a criação das contas.

Obrigado pela ajuda!
 
é assim 500gb é muito ou pouco nos dias de hoje tu é que sabes o que movimentas de ficheiros, eu tenho 10TB de capacidade para o mesmo que tu, mas a maquina está a funcionar em pleno e a partilhar com a restante rede de casa e não só de servidor....

quanto a teres de usar o pc com wifi, depende do tamanho dos ficheiros e velocidade se quiseres ler algo(como um filme) atravez da rede noutro pc, isso é algo que tens de analizar, pois via cabo tens a velocidade max, sem interferencias, já no wifi a estabilidade e velocidade estão sujeitas a outras condicionantes, de resto seja via cabo ou wifi ligado ao rooter a coisa a nivel de config de partilhas é igual...

se já crias-te dois acessos com password , pronto, só precisas de ter a caixa ligada os perifericos , não são precisos para nada...
 
é assim 500gb é muito ou pouco nos dias de hoje tu é que sabes o que movimentas de ficheiros, eu tenho 10TB de capacidade para o mesmo que tu, mas a maquina está a funcionar em pleno e a partilhar com a restante rede de casa e não só de servidor....

quanto a teres de usar o pc com wifi, depende do tamanho dos ficheiros e velocidade se quiseres ler algo(como um filme) atravez da rede noutro pc, isso é algo que tens de analizar, pois via cabo tens a velocidade max, sem interferencias, já no wifi a estabilidade e velocidade estão sujeitas a outras condicionantes, de resto seja via cabo ou wifi ligado ao rooter a coisa a nivel de config de partilhas é igual...

se já crias-te dois acessos com password , pronto, só precisas de ter a caixa ligada os perifericos , não são precisos para nada...

Boas, obrigado pela resposta.

Eu tenho 2Tb que uso no dia-a-dia, e não tenho nem 500Gb ocupados pois não sou muito de jogos nem de filmes e é apenas ficheiros (máximo 20mb) pois é apenas para trabalho coisa minima e fiz um teste e passei um ficheiro de 2gb para a pasta demorou cerca de 3min (através do router) acho que está aceitável sendo que não irei passar pouco mais de 30Mb nos ficheiros que tenho (ao todo pode chegar aos 5gb).

A simples razão para estar a usar o PC para este tipo de armazenamento é que este é da empresa e muitos o usam e assim posso ter os meus Backup's e para não estar a encher este portátil.

Obrigado,
Kevar.
 
mas mesmo assim, para esse tipo de fim, como é pouco, bastava um simples disco externo, e não um servidor, ia dar ao mesmo, o disco é só ligar e copiar e desligar e guardar, o servidor tem de estar activo sempre na rede, acaba por não compensar para esse propósito...

o mais indicado no teu caso era mais um disco NAS na rede, o problema é que não são nada baratos...

pensava que era algo como eu tenho, fotos, files(diversos), filmes, musicas, gravações tv, etc, dai a capacidade que tenho...
 
Back
Topo