Servidor | Pequena Empresa

NetGear

Power Member
Preciso que me aconselhem um servidor para por numa pequena empresa. Queria saber o que preciso para ter uma rede funcional e segura. Vão estar 13 computadores ligados por cabo. Vou precisar que disponha de wireless para abranger toda a empresa. A empresa tem 25m por 30m. Para ampliar o sinal iria usar AP (Access Point).

Preciso de umas luzes.
É para um projecto duma rede.



Cumprimentos
 
Boas,

Tenta explicar um bocado melhor.

O que queres fazer é apenas uma rede? Se sim não precisas do servidor mas apenas de um router. E como queres sem fios, um router wireless.

Dá-nos mais umas dicas para podermos ajudar.

Abraço
 
Não fui explicito (ando um bocado mal).
É o seguinte:
Uma empresa de artes gráficas, que faz catálogos e outras coisas. Estou a trabalhar com a planta dessa empresa. Nela existem cerca de 13 computadores (desktop), os quais quero ligar por cabo. Depois queria dar uma cobertura Wireless a toda a empresa para teres mobilidade com portáteis, etc. A questão é: Tenho um servidor para as "coisas" da empresa e depois vou ter um router wireless aplicado numa parede que irá distribuir o sinal? Preciso de um computador (servidor), UPS, é preciso um patch panel para as ligações dos 13 PC's fixos? Depois irei ter um HUB? Já deu para ver que estou à nora.
Queria "aplicar" uma boa rede nesta empresa. Sugestões? (acho que isto começa a ficar no local errado do fórum.:sad:)
(Não sei o que se passa comigo, parece que tive uma paragem cerebral e não consigo pensar em nada disto)

Critiquem-me, digam-me coisas que eu pesquiso. Preciso de ajuda.



Com os melhores cumprimentos.
 
Router Wireless ligado á net -> Hub,switch ou router sem fios ligado ao router Wireless -> Computadores ligados por cabo ao hub,switch ou router sem fios.

O servidor podes ligar onde quiseres.

Acho que é a melhor solução...
 
Boas, como diz o HLopes a melhor solução é mesmo essa: tens o router wireless para ligar à net e distribuir a rede e rede sem fios, tens um switch (nao compres hub) com 24 portas (porque tens 13 computador, nao pode ser menos que isto, ao mesmo tempo que garantes algum crescimento da rede) ligado ao router e onde vão ligar todos os computadores.

Depois depende de como estiver estruturada a rede na empresa, se já houver tomadas de rede espalhadas pelo escritorio, é natural que precises de mais alguns switches de 5 portas (por exemplo) para ligar os vários computadores à tomada e depois no outro lado ligares a ficha da tomada ao switch de 24p.

O painel que estavas a falar podes sempre ter, especialmente se comprares um bastidor (um armário para guardar switches, routers e também o servidor). Mas se não precisares de bastidor, também não precisas do painel, liga tudo directamente ao switch.

Se tiveres dúvidas avisa.

Abraço
 
não percebi muito bem mas se e para um projecto e queres fazer uma coisa em condiçoes que tal teres um bastidor com as tomadas de rede directamente ligadas lá aconselho a usares cabos e cat5e no minimo depois arranjas um bom switc de preferencia com PoE para poderes um dia implementar uma solução de voz (hardphone) porreira depois um servidor com 2003 para servidor de impressoras (suponho que existam), ficheiros, email se quiseres, bem o que te apetecer depois um bom routernos bastidores (onde deves ter a linha) e um ap bem no centro da empresa ligado ao bastidor

penso que isso deve ser +/- o que queres
 
Última edição:
não percebi muito bem mas se e para um projecto e queres fazer uma coisa em condiçoes que tal teres um bastidor com as tomadas de rede directamente ligadas lá aconselho a usares cabos e cat5e no minimo depois arranjas um bom switc de preferencia com PoE para poderes um dia implementar uma solução de voz (hardphone) porreira depois um servidor com 2003 para servidor de impressoras (suponho que existam), ficheiros, email se quiseres, bem o que te apetecer depois um bom routernos bastidores (onde deves ter a linha) e um ap bem no centro da empresa ligado ao bastidor

penso que isso deve ser +/- o que queres

Switches POE são mais caros e geram bastante ruído e calor, pelo que se aconselha instalar num sitio isolado e bastante bem arejado. Além disso, é recomendado separar a rede VoIP da rede normal.
 
Sim, estou a pensar ter um bastidor. Fica sempre melhor.
Então, vou ter um bastidor, um PPanel, um switch de 24 portas, um router wireless, um AP e um PC com WS2003. Depois caso seja preciso nas divisões que tem 4 PC's irei usar um switch (6 portas por exemplo para não limitar só aos 4 PC's existentes).
redowk, um switch destes?
Este é um 3Com. E no caso do switch de 6 portas (por exemplo) convém ter PoE também.
Já agora, conhecem algum site que tenha bastidores? Vi estes 3 sites.

Topologia a usar, estrela?

Switches POE são mais caros e geram bastante ruído e calor, pelo que se aconselha instalar num sitio isolado e bastante bem arejado. Além disso, é recomendado separar a rede VoIP da rede normal.
Então talvez opte por outro switch...

Obrigado pela vossa ajuda.
Cumprimentos
 
bem isto é assim se queres usar o PoE (É sempre porreiro ficares com telefones mesmo que a luz falte = UPS), e de pois em termos de cabos é tão mais fácil 1 cabo de rede = 1 hardphone e 1pc com rede

Não te posso dar marcas nem modelos n tenho experiência suficinente para isso e não te quero induzir em erro

eu usava 2 switches um gibabit PoE para os Pcs e 1 basico para as impressoras tudo no bastidor, todos os cabos de rede directamente ligados ao bastidor (estrela), nada de swithes manhosos pelo meio, depois o 2003 e um bom router, se não quiseres voip esquece o PoE
 
Os "switches manhoso pelo meio" que falas é aquele que disse que ia por numa divisão para ligar os 4 PC's?
Talvez use o Switch normal, pois o VoIp ainda tem alguns problemas (segurança, envio de fax, etc.)

Agora precisava de um bastidor. O que acham deste? Tem 1.3 de altura, penso que seja o suficiente. Ou então este com este com quase 1.6m de altura.
O que acham deste switch?
Acham que devo por placas de rede 10/100/1000 nos PC's? Por exemplo esta.
Que UPS aconselham para por no bastidor?
 
Última edição:
Se vais fazer agora a rede de raiz, sem duvida que deves introduzia Cat6.

Quanto a bastidores, qualquer um desses que mencionaste são suficientes. A escolha parte de ti, e da arrumação que conseguires fazer.

Quanto a servidor, sim, qualquer empresa que se preze deve ter um bom Data Storage, um bom print server, e porque não um exchange server? Se queres ir para uma coisa mais a frente, e teres nessa empresa um servidor dedicado apenas a web server, para poderes alojar os teus proprios sites, terias de criar uma DMZ, o que implicaria teres de ter uma Firewall também.. Podes fazer mesmo muita coisa, mas isso depende dos conhecimentos e dos objectivos. ;)

Qualquer coisa pergunta!

Cumps,
Morphine0225
 
Bem, consegui resolver a maior parte dos problemas. Agora, sabem-me indicar onde posso comprar/achar um router modem para por no bastidor? Tem de ser algo mais Pro, por causa da segurança... O router vai receber Internet e depois ligar a um dos switchs para partilha de Internet, etc.
Sabem algum site onde venda calha de chão para passar cabo de rede? Não consegui achar.
 
Não indo para Cisco que é mais carito. Aconselhava-te um draytek 2820. Podes comprar a parte a adaptação para rack 19". Em termos de funcionalidades, esse router está cheio delas :D
Eu tenho um 2910 e sei do que digo. O 2820, tem modem ADSL2+ incluido e tem uma porta WAN para outro tipo de ligação.
Podes ver preços aqui www.intermedia.pt

Cumps

P.S. - Se não te interessar o modem ADSL imbutido, podes ir para o 2930, que é basicamente o mesmo, mas com 2 portas WAN ethernet.
 
Última edição:
Boa noite,

EU li o teu post um pouco na diagonal, dai que se me repetir ou repetir alguem as minhas desculpas.

Antes de qualquer coisa tens que saber qual o budget alocado a esse projecto (um valor aproximado.)

Eu aconselho-te ao seguinte:

- Rede estruturada , isto é em vez de teres chão bonitinho... coloca chão técnico com uma altura de 30 a 50cm , e por ai passas a cablagem necessária (nesta altura do campeonato recomendo cat6 (1gbps) ou cat 6a (10 gbps) esta ultima é extremamente cara. Depois poes caixas de chão com acesso aos pontos de rede e se for o caso de telefone (excepto se o telefone for por voip)

- Terás que ter algo similiar com um data center minimamente refrigerado. onde terás um bastidor para colocares os servidores ( eu escolheria rack mountable) a titulo de ex. a HP tem boas soluções para todos os nichos de mercado)

- Switching: Nesta altura creio que swith no minimo a gigabit com 24 portas, marcas tens muito por onde escolher (desde cisco, HP, enterasys, brocade, etc)

- Ligas o servidor central ao switch e os pcs ao mesmo switch.

- Wireless aqui tens que ter em conta se esse espaço é "open space" ou dividio por salas, tem em conta que quantas mais paredes existirem no espaço pior sinal vais ter, e o acesso aos APs é partilhado mesmo que tenhas 13 pessoas por wireless divides a ligação pelos mesmos, por ex. draft N (que nao recomendo para empresas neste momento) divides 300mbps / 13 e o maximo teorico é 23mbps por utilizadore, mas este maximo poderá descer exponencialmente. Se o sinal for muito fraco vais ter que adicionar APs

- LAN: Se forem para um tecnologia MS deverás ter no minimo um DC , DNS , DHCP ( é opcional) , AD integrada. e provavelmente servidor de e-mail (exchange 2003 por ex.) e digo-te já que uma maquina para todos estes serviços é uma PESSIMA arquitectura.

- Acesso á net , se for por ADSL ou Circuito dedicado deverás sempre ligar o router ao switch e configurar a parte de networking através de um Proxy server para garantir internet para toda a infraestrutura e ao mesmo tempo uma firewall.

existe muitos mais passos... mas estes são iniciais.
 
Back
Topo