1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Servidor Telnet

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ENIGMATIC18, 21 de Dezembro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 2607)

1. ENIGMATIC18

ENIGMATIC18 Power Member

Pessoal tou aqui com um pequeno problema!
    Queria ativar o servidor telnet no linux gostaria de saber como... Será que me podiam ajudar? É que já tentei mas infelismente nao concegui.

PS: Uso o OpenSuse 10.2

2. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Porque não usas o SSH que é mais seguro

3. ENIGMATIC18

ENIGMATIC18 Power Member

Agradecia que me explicases o que isso é.
    Já algum tempo tinha pensado em usar linux mas agora foi de vez e entao como queria aprender a montar um server em linux dava jeito isto o telnet mas pelo que me tas a dizer parece-me que o SSH é igual mas mais fácil de usar!?

4. petersaints

petersaints Power Member

SSH parece-me simples mesmo ontem e hoje andei a configurar isso, ontem numa VM hoje na escola em que fiz para mim e mais uns quantos PCs lá... Em Ubuntu foi só instalar o pacote ssh editar o ficheiro /etc/ssh/sshd_config em que proibi o root login e autorizei um user previamente criado e voilá já está (pronto ainda tens de abrir a firewall :P).

Depois para fazer login noutra máquina... em Windows podes user o PuTYY em Linux é fazer ssh [email protected] e seguir o que te pedem.

5. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

A ideia que tenho, pelo que o meu host me disse, o telnet é demasiado antigo e como tal pouco seguro para ser usado nos dias de hoje... O SSH funciona de uma forma semelhante mas muito mais seguro...

6. petersaints

petersaints Power Member

Exacto o SSH foi criado com o intento de substituir o telnet

7. ENIGMATIC18

ENIGMATIC18 Power Member

Eu já instalei os pacotes do SSH e agora quais sao os procimos passos?
    É assim eu tenho um outro pc na rede a rodar o XP como é que ligo ao outro pc com SUSE? É através do comando telnet??

8. xtr3me

xtr3me Power Member

Depois de configurares o servidor de ssh, ligas-te instalando uma shell de ssh no xp (putty por exemplo) e configurando o acesso de acordo com as parametrizações do servidor (password/algoritmos de encriptação, portas, etc).

O SSH surgiu porque apesar do unix ser bastante seguro, usava muitas aplicações com bastantes problemas de segurança: Telnet, rlogin, rsh, etc.

9. kosmic

kosmic Power Member

Evita o TELNET é inseguro, numa comunicação TELNET as passwords navegam pela internet em Claro....

Como já mencionaram utiliza SSH, mais informação sobre o SSH em -> http://www.openssh.com/

10. ENIGMATIC18

ENIGMATIC18 Power Member

Ja configurei o ssh e tentei ligar a esse pc e nada, n concegui!
    Posso nao o ter configurado no sitio certo, alguem sabe onde configuro o ssh?

11. slack_guy

slack_guy Power Member

Tens de editar o /etc/ssh/sshd_config.
    Não te esqueças que tens de configurar a firewall. Por exemplo, se tens o SSH à escuta no porto 5678 tens de ter esse porto aberto na firewall.

Sugestões para o sshd_config:
    - não utilizes o porto 22 (de preferência um que não esteja definido em /etc/services);
    - Protocol 2
    - PermitRootLogin no
    - configura AllowUsers (AllowUsers user1 user2 userN)
    - configura AllowGroups (group1 group2 groupN)

Depois de modificares o ssd_config tens de reiniciar o serviço.

Partilhar esta Página