1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

servidor web e 4 núcleos

Discussão em 'Web Development' iniciada por tonebiclas, 11 de Maio de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 515)

1. tonebiclas

tonebiclas Power Member

Boas a todos,

tenho o xampp instalado...
    corri um ciclo em php (daqueles jeitosos...) e reparei que só usava 2 dos 4 núcleos que o meu CPU tem...

pergunta: há algum servidor web optimizado para 4 núcleos ?

desde já obrigado

cumps ;)

2. Santo38

Santo38 Power Member

Boas,

Nunca tinha reparado nisso. Em linux vejo sempre os 4 ou 8 cores em uso. Poderá ser do ciclo não ter gerado threads suficientes? Ou será um problema inerente a Windows (presumindo que estas a usar windows)?

Saudações

3. Marsupillami

Marsupillami Power Member

O script PHP em si não irá utilizar os 4 cores, a menos que tenha sido desenhado para criar as threads. Tanto quanto sei, o PHP em si não é multi-thread. De estranhar veres dois CPU´s a ser utilizados, a menos que esse ciclo faça uso de outras funções ou software (ex. MySQL) ou estejas a fazer dois acessos ao ficheiro (criando o Apache dois workers).

Santo, tu vês a totalidade dos cores a ser utilizados pois estás em ambiente multi-user (servidor web), que, em conjunto com um webserver multi-thread (Apache 2.0 ou superior) e provavelmente um servidor MySQL também multi-thread cria essa ilusão, quando na verdade são multiplos requests e outros softwares a fazerem uso dos multiplos CPU´s. Um único script com um ciclo desses complicados irá bater sempre num único CPU por request.

Assim sendo, provavelmente o que deverás procurar será uma forma de subdividir esse script em vários ficheiros php, dando assim a ilusão de multi-threads geridas pelo servidor web (Apache). Certifica-te que a versão do Apache que estás a utilizar é a 2.0, de preferência a 2.2 que está mais trabalhada no que a multi-thread diz respeito.

Partilhar esta Página