1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Servidor / Workstation

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por AwakE, 17 de Maio de 2009. (Respostas: 1; Visualizações: 463)

1. AwakE

AwakE Banido

1) Qual o orçamento disponível?

1500 euros

2) Quando vais comprar o computador?

Este mês, ou mais tardar na primeira quinzena de Junho

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

Desktop

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?

Torre

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?

Intel

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que vai sjogar)

O computador tem dois destinos:

1 - Correr essencialmente video de alta definição, no próprio PC, não penso distribuir video pela casa
    2 - Correr software de servidor bastante pesado, com multiplas instancias. Imaginem Primavera, portal Sharepoint esse tipo de coisas (não é isso, mas é equivalente, se calhar um pouco mais pesado).
    3 - Jogar, mas este é um requisito secundário. Para isso tenho as consolas, a gráfica não precisa ser grande coisa, não vou estar a correr Crysis nem nada do genero. Resolução é 1340x qq coisa.

A minha ideia não é servir para as duas coisas ao mesmo tempo. Faria reboot para outro sistema operativo quando mudasse de 1 para 2.

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?

Respondido em 6. Preciso de multiplos OS instalados, portanto vou correr Windows 7, XP, e uma distro Linux que ainda não escolhi. Já tenho o OS, e RC.

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?

2 Teras. Em termos de RAID não percebo muito disso para além daquele que duplica os dados. Eu não preciso de redundância, não é software critico, mas não existe um que escreve nos dois discos para ser mais rápido? Não percebo muito disto.

9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?

Gravador DVD dual layer.

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?

Não

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?

3 anos

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?

Não. Convem destacar que eu tenho o PC ligado a uma TV HD Ready portanto não vou usar grandes definições. A TV funciona a 1340x qq coisa...

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?

Não

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Posso comprar online, mas gosto de ir buscar o PC, não confio nos correios. Portanto Lisboa.

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

Não

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Não

17) Vais fazer Overclock?

Não

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Loja

Comentários finais: Preciso essencialmente de bastante memória, 8 gigas por causa do software servidor, e um processador relativamente potente. A gráfica pode ser mais fraquita. Se o PC não fizesse uma barulheira incrível também era um plus.

Obrigado

Última edição: 17 de Maio de 2009
  2. cmrosado

cmrosado Power Member

COOLERMASTER DOMINATOR 690 - 74,30€
    CORSAIR TX-650W - 93,70€
    ASUS P6T SE - 193,60€
    INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX - 264,20€
    ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO - 18,80€
    2X GSKILL KIT 6GB DDR3 1600MHZ PI (CL8) - 184€
    XFX HD4770 512MB DDR5 PCI-E - 100,80€
    NEC DVD±R 20X 7203 PRETO BULK (SATA) - 24,40€
    ~950€

Quanto aos discos tens várias hipóteses.
    Raid 0 utiliza dois discos em simultaneo como se fossem apenas um o que aumenta a performance. Por exemplo dá para ter dois de 250Gb em Raid 0 (2x SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP ) como se fosse apenas um de 500Gb. Poderias utilizar estes dois para SO e programas e depois colocar mais um ou dois para armazenamento ( SAMSUNG 1TB SATA II 32MB ).

Há outra alternativa que é cara mas mais rápida. Um disco SSD essencialmente para para o SO e depois colocavas outros para armazenamento. O teu orçamento permite isso.
    G.SKILL SSD (MLC) 128GB SATA 2.5" - 234,40€

Partilhar esta Página