servidor

gonx_me

Power Member
o que acham dos discos IDE 7200 rpm para fazer um pequeno servidor (24 pc's)? É muito puxado? A empresa func das 9-18h, e era para gerir o trafego entre pc's, backup's e pouco mais? Ou acham que deva dar 1300cts pelo Compaq?
 
vai á procura de 2 Western Digital com 8 megas de caixa mete-os em raid e ja tens um excelente servidor
quanto a pormenores tecnicos nao sei
mas esses 2 discos em raid devem ser o melhor que se pode montar (sem ir para outras tecnologias mais caras)
 
epah isso tb depende de kais são as ligações ... provavelmente 10/100 ethernet ... portanto convem meteres um scsi rapido e fiavel ... mas se kiseres poupar guito mete 2 ou 4 discos em raid 0 ou 1 (agora ja n sei) mas discos de 40 se forem 4 e 60 se forem 2 para teres espaço ... visto k são 24 utilizadores ...
 
Na minha opinião, a melhor opção é fazer um raid 0+1 com 4 discos, mesmo que sejam discos mais baratos...

A solução 0+1 tem apenas um inconveniente: se tiveres 4 discos de 80 gb, ficas apenas com 160 gb disponíveis, já que dois dos discos servem como espelho...

Mas a nível de segurança e rapidez é a melhor opção.
 
gonx_me,

Se estas a falar de um servidor, convem ter em atenção ao impacto que pode ter para a empresa perderes os dados ou a inactividade do servidor. As vezes o barato sai caro.

Quanto ao servidor em si, se for um "File Server" apenas, parece-me que um PC "melhorado" poderá desenrascar. Mas não percebi exactamente o que pretendes do servidor.

Mas já agora, qual é o COMPAQ que arranjas por 1300c?


Morcego_PT,

"a melhor opção é fazer um raid 0+1 com 4 discos"

Com que board? Não tou a ver muitas com essa opção (Max?).


Dominiom,

Com discos IDE nunca tens um excelente servidor.


PS: E nunca esquecer a regra de ouro, servidores x86 só Intel. :)
 
uhmm nunca vi uma benchmark mas dois discos em raid WD com 8 megas de cache devem ultrapassar os discos scsi de baixa gama se o de 120 gigas ja ficava quase a par

mas agora k penso engraçado com dois discos desses facilmente os discos ficariam limitados pelo UDMA100 correcto?
se dois discos normais em raid chegam aos 80-90 mb's (perdoem-me se tou a dizer alguma besteira mas sao numeros que vieram a cabeça nao tenho total certeza mas axo k nao devem andar longe) entao os da serie especial facilmente ultrapassarao o limite de 100mb/s
 
Back
Topo