Servidor

Eu por acaso tb era anti linux ... até entrar pro IST e experimentar ... agora tt posso tar no windows como no linux ... igual ao litro :P
 
Que cena, o homem só queria uns conselhos para montar um servidor web em casa e acabou por criar uma batalha Windows versus Linux... heh...
Epá, lembram-se quando começaram a trabalhar com o windows pela primeira vez? Tambem tiveram que esgavatar bastante... ainda me lembro quando peguei no XP pela primeira vez, andava todo perdido lol... por isso é natural que quem pega em linux pela primeira vez também se sinta perdido... e depois, se no windows fazemos tudo ou quase tudo porque perder tempo a usar outro sistema operativo? Eu falo por mim que sou programador e prefiro perder o meu tempo a praticar, trabalhar nos meus projectos ou ler sobre novidades nesta area do que estar a ler manuais de linux para me sentir à vontade no linux.

Agora, tambem é verdade que o linux está cada vez mais perto do windows, e aproxima-se a passos largos... mas ainda falta o "quase"...

posso dar-vos dois exemplos...

Na altura que instalei o mandrake 9.0 no meu pc desktop ele nao detectou o meu modem USB, depois de uma pesquisa na web percebi que para ele o detectar teria que instalar uns drivers, mas para os instalar tinha que recompilar o kernel... e instaler mais nao sei quantos packages.. ok, isto pode ser mto facil para quem tem experiencia de linux, mas para alguem q nao tem tempo para perder com isso encosta logo o linux....

O segundo exemplo foi quando tentei instala-lo no meu portatil que tem uma S3 MK400 ... foi o verdadeiro filme... instalei o SuSE 9, o Mandrake 9.2.. .mas só consegui finalmente estabilizar com a ultima versao do red hat... tanto o SuSE como o Mandrake atrofiavam com a minha placa... o mandrake nem sequer passava da instalacao... o SuSE instalava mas depois estava sempre a bloquear... é claro q ha solucoes para isso mas mais uma vez... não sao simples... coisa que no windows é!

Conclusao, o Linux é mto bom e está cada vez mais perto do Windows... agora... não sejam tao "linux biased" ou "windows biased" e sejam capazes de ver a realidade, que é: Windows domina, ponto final. E porque? porque por mais facil que o linux se tenha tornado ainda não está ao nivel do windows, lembrem-se que nem toda a gente é administrador de redes, ou programador ou tecnico de hardware, seja o que for...

Just my 2 bilions cents :p
 
para quem quer um pc pra trabalhar, ver filmes, jogar, etc, e n ker ter trabalho... tudo bem... windows em cima...

agora para quem ainda quer manter um controlo no pc e saber o que o computador faz e saber que o tah a fazer bem, ter possibilidades de o optimizar ao maximo para a tudo... linux rula ;) sebem k trabalhar, ver filmes e jogar n é impossivel em linux... bem pelo contrario, eu trabalho, vejo filmes e jogo em linux :)

n sou um apologista extremo de linux... sei que tb tem as suas falhas tal como todos os sistemas operativos (mas windows abusa :P), o linux tb crasha, tb tem falhas de segurança, tb complica quando é para instalar drivers, etc... mas é muito mais estavel que windows... em windows tenho no minimo 1 erro por dia... em linux é raro (e normalmente quando dá é mais por burrice do utilizador do k falha do sistema :P)

resumindo...

linux falta-lhe um ambiente grafico melhor mas felizmente está a melhorar de dia pra dia... windows o k tem de bom é o ambiente grafico de resto deixa a desejar

(entenda-se ambiente grafico como tudo o que envolve interacção grafica... n apenas o aspecto mas sim a funcionalidade)


PS: já tive um forum só dedicado às flame wars tal como esta...

tive k o encerrar :P
 
Gostei do novo KDE e do Fluxbox como GUI's para Linux ... Gnome a versão mais antiga k testei na me deixou mt satisfeito.
 
Queres montar um pequeno server para ter um site "non-critical", não é?

Então pega nessa máquina, instala o SO com que te sintas mais à vontade, põe-na numa rede diferente da do(s) teu(s) computador(es) principal(is), e está a andar.

Pessoalmente recomendo um distibuição leve de linux, sem ambiente gráfico nem periféricos (teclado, rato, monitor), administrável remotamente (via SSH). Isso permite-te teres a máquina encostada a um canto a servir, sossegada da vida, sem ocupar muito espaço nem dar grandes dores de cabeça. Tens é que estar relativamente confortável com a linha de comandos.

Mas, em última análise, deves usar o SO com que te sintas mais à vontade.
 
Back
Topo