[Servidores] Controladora Ultra2 SCSI com discos SCSI-320

SilveRRIng

Power Member
Boas,

Estou aqui com uma duvida que precisava de esclarecer.

Vou reaproveitar um servidor antigo (HP LC2000) para um projecto novo no grupo de empresas onde trabalho.

Este servidor, para além da placa controladora SCSI onboard tem uma outra que é o seguinte modelo: HP NetRAID-1SI (P/N 2140a-60004).
Esta placa é uma controladora Ultra2 SCSI e está ligada ao backplate da baía de discos rigidos onde é convertido o formato SCSI "tradicional" (68 pinos) para o de hot-swap (SCA-80 pinos).

Nesta baía estão instalados 3 discos rigidos (embora suporte até 6) configurados em RAID5 e são discos Ultra3 SCSI (ou Ultra-160), naturalmente com interface SCA (80 pinos).

Estes discos já são antigos e têm algum uso, daí ser arriscado usá-los ainda para um novo projecto e pô-los em produção, pelo que se optou por trocá-los a todos.
A questão é que já não consigo encontrar em lado nenhum discos idênticos a estes. Apenas encontro discos Ultra-320 SCSI (LVD-SCA).

Agora a questão é que, eu sei que quer fisicamente, quer electricamente existe compatibilidade, mas nem sempre isso chega. Apesar da controladora ser já muito antiga, suporta discos de tecnologia superior aquela para a qual foi desenhada como é o caso do cenário que descrevi (placa Ultra2 com discos Ultra3), mas acontecerá o mesmo com o Ultra-320?

Resumindo, uma placa Ultra2 SCSI suportará discos Ultra-320?


Nota: Certamente que não tirarei partido total (longe disso) da performance dos discos novos, mas isso é uma questão secundária. Estava a tentar evitar ter que comprar uma controladora SCSI-320 de PCI 64bits, que não só são caras como dificeis de encontrar em Portugal.

Obrigado desde já a quem me poder esclarecer esta questão. :)
 
Back
Topo