1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Servidores Dedicados

Discussão em 'Web Development' iniciada por Spoky, 7 de Abril de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 1598)

1. Spoky

Spoky Power Member

Boas

Como alguns saberão sou dono de um site de publicidade (paid to click) o Xclix,que tem atingido um numero de users bastante elevado,principalmente em membros online simultaneos...
    Hoje deu-se um pico, com cerca de 500 almas online ao mesmo tempo, o que deu cabo do desgraçado do servidor partilhado onde estou e fazendo com que a navegação se tornasse praticamente impossivel!
    Estou a pensar num servidor dedicado,mas que n seja um abuso de preço,penso que o que seria necessario seria um processador potente e pelo menos 1 ou 2 Gb de ram...
    Algum dos entendidos da materia tem alguma sugestão que me faça de serviço de qualidade? Nacional ou internacional...(embora o baixo preço do dolar seja uma vantagem)

Estou aberto a sugestões vindas de membros ou serviços de alojamento,e tenho uma certa urgencia,pq como devem imaginar, lentidão é significado de más ou poucas vendas e péssimo serviço!!

2. vortex69

vortex69 Power Member

sinceramente, não sou nenhum entendido da matéria.

mas, para que o pessoal te possa ajudar, quanto estás a pensar gastar por mês no servidor?

e já agora, de momento o site está numa conta shared? ou num VPS?

Última edição: 7 de Abril de 2008
  3. Spoky

Spoky Power Member

Esta numa shared...

Estava a pensar n mais de 60€ por mes ou coisa do genero...
    Mas pronto estou à espera de opinioes e propostas...

4. oscarolim

oscarolim Power Member

Por esse valor, so se for uma máquina virtual. Tenho usado a ptisp.pt, e não tenho tido razões de queixa há vários anos.

5. Spoky

Spoky Power Member

6. vortex69

vortex69 Power Member

é que se calhar não se justificava um servidor dedicado, um VPS "potente" poderia dar conta disso.

de qualquer maneira, deixo aqui 3 empresas de que ouvi dizer bem (sim, estou a focar o "ouvi dizer", pois o que ouvi dizer pode estar completamente errado :D )

http://www.leaseweb.com <--- Empresa Holandesa
    http://corenetworks.net <-- Empresa americana
    http://www.theplanet.com <--- Empresa americana, sinceramente das 3 que listei, parece-me a que merece mais confiança, por exemplo o dailyclicks tem lá servidor. (segundo o que o whois me diz :D )

de resto o que não falta é servidores dedicados bem baratos...agora, processador potente e 2Gb de RAM é que complica...
    um forum que (na minha opinião) é bom para veres oferta e opiniões é o http://www.webhostingtalk.com
    normalmente nesse forum há sempre special offers (já por lá achei servidores por $30 por mês), e o que não lá falta é reviews de servidores dedicados, VPS, contas partilhadas, etc...é uma questão de perderes um tempito a ler...

já agora, boa sorte para a procura.
    se puder ajudar em mais alguma coisa, apesar dos meus conhecimentos limitados, estou ao dispor.

Última edição: 7 de Abril de 2008
  7. Frize86

Frize86 Power Member

So se for de ha pouco tempo porque para alojamento sempre ouvi falar bem da amen.
    Neste momento nao sei como anda o serviço deles por isso :X

8. oscarolim

oscarolim Power Member

Bastante bom. A ultima foi um cliente que adquiriu la um .pt por 2 anos e eles não pagaram o dominio à fccn.
    Amem e para ficar longe.

9. slack_guy

slack_guy Power Member

Antes de investires na mudança de servidor, e pelo que vi do site, investiga se o problema não está na forma como processas as estatísticas, uma vez que as páginas lentas são aquelas que têm stats. Talvez precises de rever o algoritmo que usas, ou reduzir as chamadas à BD, ou ambas as coisas.

O que estou a sugerir pode ser um enorme disparate, uma vez que não conheço a aplicação.

10. Spoky

Spoky Power Member

O script em si faz bastantes requisições à base de dados,isso é um facto,no entanto aquelas stats que te referes aparecem em todas as paginas... penso n ser esse o problema... o problema é mesmo ter quase 500 pessoas a fazer as mesmas requisições à base de dados ao mesmo tempo!
    Outros sites dos mesmo genero tiveram de fazer o upgrade para servidor dedicado,quando começaram a ter o crescimento que nos temos actualmente!
    Quem ja viu o codigo do script realmente verificou que o codigo esta muito mal feito,mas neste momento a unica solução que temos é mesmo o investimento no servidor dedicado,a n ser que haja aqui algum guru em php e mysql que se queira entreter a optimizar o script...

11. slack_guy

slack_guy Power Member

hum, repara que o fórum não está lento e a página de suporte também não. Depois do que disseste, eu apostava seriamente na revisão do código. Ao mudares apenas de servidor só estás a chutar a resolução do problema para daqui a uns meses ;-)

12. Spoky

Spoky Power Member

o forum e o suporte n estão lentos pq são espaços que normalmente estão com pouca gente no caso do forum ou prensenças pontuais no caso do suporte!

As piores é mesmo o index e o "view ads" que é onde toda a gente anda!

13. slack_guy

slack_guy Power Member

Sugestão à borla ;-)
    Não usem ligações à BD para fazer as estatísticas: usem um script (crontab anyone?) que, por exemplo, de 5 em 5 minutos actualiza um ficheiro HTML com essa informação. Depois, é só fazer include dessa página. Obviamente que as estatisticas vão ter um delay de 5 minutos.... mas o mundo não acaba por causa disso. Se necessário, reduz o intervalo para 1 minuto...

Resultado: a página é servida muito, mas muito!, mais rapidamente!

14. XpiritO

XpiritO Power Member

Uma solução fixe era desfazares no tempo a "activação" dos links, consoante a localização geográfica dos utilizadores. Isso permitiria distribuires ao longo do dia o tráfego na tua aplicação web (é uma solução que me parece adequada).

15. Santo38

Santo38 Power Member

No caso que ele foca de 500 users ao mesmo tempo, não hà alojamento partilhado que aguente. Tens de pensar que para além do site dele existem mais uma centena ou mais de outros sites o que tudo somado coloca um servidor em overload. Se o tráfego/numero de visitas anda nessa ordem, então um servidor dedicado é realmente a melhor opção.

Penso que uma VPS seria tapar o "sol com uma peneira". Um P4 ou um low Core2Duo que são económicos podem resolver o problema.

Saudações

16. slack_guy

slack_guy Power Member

Isso é indiscutível.
    O que eu estava a tentar chamar a atenção era para o facto de ele não ter só um problema, mas sim dois problemas: o número de utilizadores e a (aparente) falta de optimização da aplicação.
    Com a mudança de servidor só resolve um dos problemas.

Ainda atirando no escuro: se cada pedido do index origina uma consulta à BD, temos 500 pedidos à base de dados. E é aqui que está o 'gargalo' e não no número de utilizadores em simultâneo. Repara que as páginas que não usam as stats nem a lista de ads não sofrem deste problema apesar de estarem no mesmo servidor (virtual) (digo eu, porque se calhar nem estão no mesmo servidor. Admito que estou a falar de cor...). Se o constrangimento fosse o número de utilizadores em simultâneo (do lado do Apache, não do MySQL), nem as páginas 'estáticas' seriam servidas.

17. Spoky

Spoky Power Member

Mas as paginas estaticas normalmente abrem um pouco mais depressa...
    Por exemplo neste momento temos 276 membros online e tudo praticamente corre estavel e rapido,mas por exemplo depois de almoço tinhamos perto de 500 online e nada mexia,nem as estaticas... Aparecendo ate alguns erros de mysql por vezes...
    Precisava tbm de algumas sugestoes de servidores dedicados em termos de qualidade/preço...

18. Santo38

Santo38 Power Member

Sem dúvida que deves ter razão. Por outro lado tudo o que meter php e com 500 users implica 500 processos do php + 500 processos do Apache. Se estipulares que cada um gasta 15Mb de memória (o que é conservador para o php num ambiente partilhado) tens um valor de memória perto dos 7gb... isso concerteza vai afectar o desempenho da máquina se o acesso for simultaneo.

As estatiscas do OP de 500 users online não querem dizer nada pois são baseadas em x minutos. O importante é realmente o numero de visitantes que clicaram no link naquele preciso segundo e que ocasionaram X processos no servidor, logo Y de memória e Z de tempo de processamento gasto. é aqui que normalmente os problemas aparecem... A memória e a CPU tem limites.

Se pensarmos que o servidor tem mais uma centena de dominios e que naquele preciso instante mas não sei quantos visitantes de outros dominios também entraram no servidor...

Penso que dá para perceber onde vamos chegar... Se por uma coincidência este user tem 100 ou 200 visitantes mesmo em simultaneo, o servidor vai abaixo concerteza (não que fique offline, mas que fica "pesado" fica.. ).. e ainda nos falta saber que tipo de servidor estamos a falar e que memória tem e muito importante também, que tipo de ligação à rede dispõe.

Enfim.. "you know what i mean"

Saudações

19. Spoky

Spoky Power Member

É assim eu so sei que tem 2 cpus... n faço ideia da memoria que aquilo tem!
    Outra coisa que sei é que la estão mais 4 dominios, mas que gastam muito pouco trafego...
    De qq das maneiras vamos ver se um servidor dedicado em condições, com um dualcore e 2Gb de ram, soluciona a coisa...

Partilhar esta Página