Problemas Técnicos Servidores DNS e WINS desativados

Jonaz

Membro
Boas a todos. Há uns poucos dias atrás deparei-me com um problema em relação á minha ligação de internet do meu segundo portátil. O que acontece é que não consigo aceder á internet ou a alguns recursos de rede. Isto simplesmente porque a rede não atribui um endereço ao computador...já tentei de tudo no PC em questão de redes, de TCP/IP, DHCP, reiniciei os serviços de configuração zero sem fios e nada me resolveu a situação, continua a pedir-me para reparar a ligação e no fim diz que não conseguiu renovar o endereço IP.

Abri a linha de comandos fiz o ipconfig/all e apercebi-me que o servidor WINS Proxy e a rota IP não estão ligados, creio e de certeza que o problema advém dai. Pois não conheço a maneira de os activar novamente. Quando alguém me puder arranjar uma solução para o problema, agradecia muito! Obrigado.

Nota: Já atualizei as drivers da placa de rede (Intel (R) PRO/Wireless 2200BG Network Connection) recentemente no site oficial.

Sistema: Windows XP - Home Edition, Versão 2002, Service Pack 3.
Computador: Intel (R) Pentium (R) M.
 
Oi,


Tu não descreves qual é o teu setup, mas vou assumir que tens um router atras dos dois computadores. O facto de não teres ip na segunda maquina pode ser devido a um monte de problemas, mas se tivesse que fazer troubleshoot começaria pelo seguintes testes e validava o resultado em cada um deles (não teres DNS / WINS server configurado, não tem NADA a ver com o facto de não teres IP):


1- Confirmar se tens a interface (placa de rede) configurada para ser configurada via DHCP.

2- Ligar directamente ao router via cabo de rede em vez de WiFi.

3- Desliga o primeiro computador da rede, faz restart ao router, liga o teu segundo portátil (directamente via cabo de rede) e confirma se tens IP, se sim, então o router está configurado para atribuir apenas um IP via DHCP.

4- Se não tiveste sucesso aqui e para despistar problemas na placa de rede, atribui manualmente um IP ao teu computador. Tipicamente deves ter um ip do genero 192.168.1.x (podes ver no primeiro computador fazendo um ipconfig)

vamos imaginar que o IP é 192.168.1.20 com uma SUBNET 255.255.255.0

vai ao teu segundo computador e configuras manualmente o IP como 192.168.1.30 com a subnet mask igual (não configuras mais nada, nem gateway é preciso para este teste)

Neste momento, do segundo computador é suposto conseguires pingar o primeiro (se tiveres firewall por software, desliga-a previamente nos dois computadores) fazendo um ping 192.168.1.20. Se tiveste sucesso neste teste, então adiciona como gateway no segundo computador o ip do router, devera ser 192.168.1.1 ou 291.168.1.254. mas podes também confirmar no primeiro computador fazendo um ipconfig /all

se nenhum destes testes funcionou, então repete os mesmos com uma placa de rede diferente (wifi é na pratica uma placa de rede diferente da que ligas com cabo, serve para o teste).


Diz qq entretanto....

--
V0ltair3
 
Back
Topo