1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Servidores: Windows VS Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Jow, 2 de Dezembro de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 1059)

  1. Jow

    Jow

    Boas. A polémica Windows VS Linux tem pano para mangas e por isso, não a tenciono trazer aqui. No entanto, sou obrigado a espreitá-la um bocado só para procurar resposta à seguinte pergunta:

    Tenho um servidor (doméstico) montado sob Windows XP que, segundo pude verificar, tem sido alvo de algumas tentativas de intrusão - nada que não seja normal, só que neste caso estamos a falar de um pc que praticamente não se desliga.
    Ainda assim, essas tentativas não me deixam tão feliz como isso e pergunto-me se estaria mais seguro tivesse configurado o servidor em Linux. Este pensamento é válido?

    Estamos a falar de um servidor FTP que recebe ligações de acesso remoto (RDP). Uma vez que me constou que o SSH é mais seguro, pus-me a pensar se não valeria mais a pena fazer a transição.

    Mais uma vez, não procuro iniciar um clássico debate Windows VS Linux, antes uma simples resposta :)
     
  2. touromelga

    touromelga Banido

    se queres maior protecção sem duvida que o linux é melhor opção ao windows para servidor, até mesmo em aproveitamento dos recurso se a maquina já tiver alguma idade é melhor...

    e já agora essas tentativas de intrusão não consegues ver a origem??? visto que é um servidor caseiro...
     
  3. Jow

    Jow

    Sim, consigo. Dos trackings que fiz fui parar ao méxico e à china. Por isso é que tenho estado atento :P
     
  4. touromelga

    touromelga Banido

    então perde um bocado e passa isso para linux...
     
  5. Jow

    Jow

    Ok, vou então estudar o assunto. Já agora, achas que o Ubtuntu dá conta do recado ou tens alguma sugestão? Dá-me ideia que o Caixa Mágica ou o Debian (eu sei que são completamente diferentes) são mais dirigidos para isso, talvez, não?
     
  6. anjo2

    anjo2 Power Member

    Linux não te garante directamente mais segurança, mas consegues configurar a segurança de uma forma mais eficaz do que em Windows, e se o souberes fazer, aí sim vais ter um servidor mais seguro, se não o souberes configurar, vai ser tão inseguro como em Windows (Eu só configuro servidores em Linux, mas Windows bem configurado, principalmente se for o "windows server", consegue ser seguro, e basta uma questão de dias para um servidor linux mal configurado ser atacado e entrarem nele).

    Caixa mágica é das piores distros que existem, se queres server linux ou vais para CentOS (red hat based) ou para Debian, depois dentro de unix tens outras que na minha opinião são piores em termos de arranjar tutoriais e afins para principiantes.
     
  7. Jow

    Jow

    Então eu sempre estava certo quanto ao Debian...Ok, obrigado anjo2 e touromelga!
     
  8. kasmafan

    kasmafan Power Member

    Eu iria para ubuntu server ou CentoS, ubuntu pela montanha de tut's que arranjas na net Centos estabilidade pois é uma distro mais conservadora, pois vem da red hat.
     
  9. covenant

    covenant Power Member

    Servidor a correr XP?
    Se queres manter a plataforma Windows, ia para um W2008R2, se quiseres passar para linux, Debian6.
     

Partilhar esta Página