1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Servidores

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por FabioM, 11 de Agosto de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 732)

1. FabioM

FabioM Power Member

Ora boas

È o meu primeiro post aqui neste forum, que me pareçe ser um forum de muita informação e muito util.

Ando-me a iniciar nestas lides de programação web e tenho uma questão quanto aos servidores.

Reparo que existem muitas empresas de web hosting que muitas vezes cobram custos pelo alojamento dum website como é obvio, e a minha duvida têm a ver com a possibilidade de ter o meu proprio servidor para alojar websites.

Assim, tenho um servidor com vários websites mas para os registar num dominio (.net, .pt, .com etc) basta só pagar para ter esse dominio?
    Ou esta hipotese é normalmente inviável para o comum utilizador devido aos custos dum servidor e mais vale pagar por um alojamento (ainda não vi preços de servidores mas creio serem um balurdio)

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

As empresas vendem só o domínio sim, se é isso que está a perguntar.

Cumprimentos

3. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Claro que podes comprar só o domínio e ter o teu próprio servidor, mas tens alguns problemas. O primeiro é que a tua casa não tem as condições de um datacenter. O segundo é a tua net. A velocidade de upload convém ser alta, a ligação convém ter uma disponibilidade elevada (linha dedicada) e o IP deve ser fixo. Nada disto, além do IP Fixo, se pode encontrar em ligações residenciais, e mesmo assim fica-te bastante caro.
    Cumps

4. pascasso

pascasso Power Member

neptune - tens toda a razao e ja mesmo o ip fixo e dificil de arranjar.

agr o problema mesmo é a velocidade ja ter um servidor com varios sites implica um upload (nao obrigatorio, mas convem) de cerca de 20megas o k nao se arranja, para alem das capacidades do computador, convem ter o windows server 2003 (ou kualker outro SO servidor) e nao o windows xp e correr o apache e/ou o IIS, entre outro incluindo o a velocidade de escrita e leitura do disco, velocidade de processamento, etc etc etc. ha varias coisas k impossibilitam kualker um de ter o seu proprio servidor.

agr so uma coisa que e o bocadinho impossivel para um servidor caseiro: akilo k ias fazer, suponho, seria um servidor a servir atraves dum ISP, o k nem sempre e o mais adequado, os servidores convem tar ligados ao backbone nacional (100mbps(up/down)).:P

5. Neptune

Não é assim tão difícil. Na Telepac podes ter. ;)

O SO não era problema, já que ele podia optar sempre por uma solução open source que ficava bem servido. Em termos de máquina, aí já ia depende do site ou dos sites em questão. Dependendo do uso, poderia não ser necessário uma grande máquina. Olha o Darkstar do IST. É uma máquina "normal". ;)

Já agora, a única coisa parecida com backbone nacional é o Gigapix e as ligações não são 100mbps, podem ser e preferencialmente são até 1 gigabit/s. Mas já que falas no assunto, é conveniente ter pelo menos uma linha OC3 (155 Mbits/s) com conectividade nacional e internacional assegurada por ligações redundantes a vários backbones.

Última edição: 13 de Agosto de 2007
  6. pascasso

pascasso Power Member

boas,

eu disse dificil pk muitos dos tarifarios sao para empresas, e dos unicos k dao para privados sao escassos e caros... o servidor do IST ta ligado ao ke, ja agora? (por acaso komo e k se requesita um ligaçao a gigapix? :p)

e tb referi o win2k3 porke suporta .asp e .aspx mais nada ;) mas e klaro k se pode optar por outros SO open source

Última edição: 13 de Agosto de 2007
  7. Neptune

Não é difícil então. É caro... LOL

O servidor do IST está ligado à rede da Universidade Técnica de Lisboa, que por sua vez se encontra ligada ao backbone da FCCN.

Partilhar esta Página