1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Set bem constituido

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Marat, 24 de Junho de 2008. (Respostas: 46; Visualizações: 2724)

1. Marat

Marat Power Member

Bem gostaria de saber algumas opiniões vossas sobre um bom set de lentes,pois não vou querer gastar dinheiro em lentes que vou utilizar meia dúzia de vezes.
    Então o tipo de foto que mais gosto de fazer é sem dúvida paisagens,gosto também de retratos e meia dúzia de macros isto sem esquecer algum zoom para ocasiões especiais,como vida selvagem,mas não muito abusador,pois será muitas vezes desnecessário.
    Que aconselham nestes termos,em preço\qualidade e não esquecendo o luminosas q.b. ,têem alguma coisa na cartola???

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

já que n falas em probl€mas...

12-24 para paisagens
    tamron 17-50 f/2.8 para uso diario
    tamron 90mm para macros
    nikkor 85mm f/1.8 para retratos
    70-300APO o zoom dos pobres

n esquecer que todas as lentes terão que dispor de motor de foco interno se forem para a d40

3. Marat

Marat Power Member

Desculpa adolfo,sim exist€m problemas,mas sempre se pode ver alguma coisa,ja pensei na Sigma 18-70 2.8\3.5(salvo erro),achas que era uma boa alternativa para a Tammy?
    Esqueci-me de referir que possuo uma D40,need motor interno de foco na lente.

4. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Só precisas de 2 lentes.

Sigma 10-20 para paisagens naturais ou urbanas (não sei se o AF funciona na D40)edit* Parece que funciona porque tem HSM.
    E uma 50mm 1.8 para retratos que em aps-c fica uma 75mm ideal para retratos mas com o FOV da 50mm que é muito bom. Não é FOV que quero dizer, quero dizer perspectiva.

Última edição: 24 de Junho de 2008
  5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

julgo que a tamron é mais barata e com mais qualidade
    para aquilo que pedes aquele seria o meu set ideal. claro que seria irreal comprar tudo de uma vez, por isso será decidires o que mais precisas neste momento.

se tens a 18-55 do kit podes cortar por agora a tammy
    se precisas do zoom podes optar já por uma tamron AF 70-300 mm F/4-5,6 Di LD MACRO 1:2 que custa 172€ na pix e julgo ter foco interno ou a sigma APO que custa 260€.
    para retratos tens a 50mm f/1.8 que o tetsuo falou que é mais barata que a 85mm, mas n sei se tem foco na d40 (seja como for eu preferia a 85mm)
    as macro para mim n seriam prioridade.
    a 12-24 tb seria um luxo, pois se n fizeres nada de mt relevante e que possas lucrar com isso a tammy tb safaria

6. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

O Marat falou em construir um set.

@adolfo dias - as lentes que referiste tamron ou sigma para mim seriam lentes para substituir no futuro. Enquanto que as que referi têm maior longevidade. Maior até que o corpo D40.

E eu penso que uma UGA e uma prime 50mm são largamente melhores que a Tamron 17-50. Depois mais tarde poderia comprar uma lente dedicada a Macro.

É isto a que eu chamo de construir um Set.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a 10-20 n é de todo uma lente versátil e n substitui de forma alguma uma 17-50
    é uma boa lente sem duvida, mas que terá uma utilização algo limitada para a maioria das pessoas
    a 50mm prima pela relação qualide/preço, mas a nivel de qualidade optava por uma 85mm

dadas as opiniões de cada um ele melhor que ninguem saberá para que lado se virar

8. Marat

Marat Power Member

Não sei mesmo,o que tinha em mente era substituir a lente do kit por algo melhorado e de qualidade que me pudesse abranger o mais possível este tipo de fotografia,sei que muito dificilmente o conseguirei com uma só lente.
    Continuo achar o preço da Tamron a 2.8 um pouco puxado,portanto falei numa Sigma 17-70 2.8/4.5 Macro,100 € a menos e acho que consigo uma boa qualidade.Que me dizem a esta opção???Acham que cobria bem a parte da paisagem e 80% do dia-a-dia???
    Quanto á opção de retrato,penso que vou mesmo optar pela 50mm 1.8,pois o seu preço é bastante optimo,ou posso esperar,se não caio em erro,li em algures que a Sigma ia lançar uma prime 50mm a 1.8 HSM que neste caso daria bastante jeito.
    Quanto ao zoom,poderia aproveitar por aqui incluir a macro,aqui estou completamente á toa,acham que a 55-200 VR cairia bem por aqui????

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

essa sigma julgo ter uma qualidade inferior à tammy.
    n sei onde estas a ver preços, mas a tammy e mais barata pelo menos na *****. relativamente à macro é uma magnificação de 1:2,3 n sendo uma verdadeira macro, mas dando para o desenrasque

na zoom e caso n necessites do VR optava antes pela 70-300APO. mais barata, macro 1:2, focal mais longa. ve tb umas reviews da tamron 70-300 que pus em cima.

pessoalmente em relação ao macro se n queres comprar uma lente dedicada optava pela APO

10. jmmsmm

jmmsmm Power Member

Não te deixes levar pela "publicidade enganosa" dos 2.8 na sigma...:)
    É uma lente versátil mas realmente nos 17mm raramente se necessita dos 2.8... Esta abertura é mais necessária dos 28mm ou dos 30mm para cima e aí, a sigma já está nos 3.5 ou mesmo f/4...
    Além do mais, a 17mm, a lente apresenta uma qualidade de imagem sofrível... muito suave nos cantos e muita "vinhetagem", distorção QB...

Sem dúvida que por mais 70 ou 80€, optava pela tamron... ainda se tornando melhor opção se a complementares com a 55-200 VR...

Tal como já disseram, macro, se pretendes de boa qualidade, opta por uma dedicada... 1:1...

A "plastic fantastic" 50mm f/1.8 é sempre uma excelente opção...:)...

Espero ter ajudado

11. Marat

Marat Power Member

Pois,assim o achas,então essa Sigma nada vai trazer de novo á substituição da lente do kit.
    Já agora essa Tamron,existe alguma versão com motor interno???
    Já agora pergunta noob,qual a insignia da Tamron que tem como significado o motor interno de foco????
    Sei que a sigma é HSM a da Tamron desconheço.
    Então na vossa opinião seria um bom set e de boa qualidade de imagem,ter a Tammy 17-50 2.8 e a 55-200 VR????

12. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

sim é 1 optimo set ;)

a tamron nem sei qual a sigla. tenho uma com motor e tinha a anterior e não dizem nada diferente eheh

a minha é a 498 :D 500 primeiras eheh

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

acho que na tamron é IF (internal focusing)

14. edumad

edumad I fold therefore I AM

O set do adolfo e bem pensado.
    E mais ou menos isso que eu penso arranjar para mim eventualmente.
    na minha perspectiva:
    Uma 85mm para retratos pode nao ser ao gosto de toda a gente, talvez uma 50mm ou 85mm em FF.
    A 10-20mm (ou 12-24mm) e deixar para o fim das compras porque e carota e mesmo para paisagens, nao sera necessaria tantas vezes quanto isso.

A 17-50mm ou 17-70mm da sigma parecem mt boas.
    A 70-300mm tamron tem probs de aberracoes cromaticas e purple fringing, mas e mais sharp do k a sigma que dizem fica soft depois dos 200mm. E escolher o que preferes suportar...
    Pessoalmente estou a pensar aguentar-me e gastar o dobro do dinheiro na 55-300mm da Pentax que dizem sera bem melhor que ambas. Vou esperar e ver o que o ppl diz.

Em termos qualidade preco em AF, a tamron 90mm parece ser mt boa. Mas acho que nao seria ma ideia considerar lentes manuais para macro.

15. Marat

Marat Power Member

Bem então acho que vou optar para já pela 55-200 VR e aguentar a lente do kit,para o Natal talvez,que será quando uma pessoa tem menos probl€mas virá a Tamron,se vocês acham que é bom set,eu confio :p
    Vou pesquisar na Digiwowo ver se encontro a Tamron com IF.

Já tive a dar uma volta e não encontrei a Tamron com IF,será que esta tem motor interno????
    http://www.digitalwonderworld.de/pr.../9184?osCsid=b09446e761ff886761263f9d1288c0d6

Última edição: 25 de Junho de 2008
  16. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Marat em principio a outra vai desaparecer do mercado mas se estiverem 2 será a mais cara lol

17. mundano

mundano Power Member

Esqueçam isso do set ideal... Isso não existe, o que existe é o set que satisfaz as nossas necessidades dentro do orçamento que temos...

Com essa historia do set ideal que cobre todas as focais, cria-se a ideia que quem tem uma SLR tem que ter 2 ou 3 objectivas que cubram desde os 10-12mm até aos 200-300 mm...

Essa ideia não só é parva como leva a gastos de dinheiro desnecessários. E para explicar vou dar o meu exemplo pessoal.

Quando comprei a minha DSLR comprei só o corpo. Andei a investigar lentes e decidi-me pela Tamron 17-50 F/2.8 (aproveito para dizer que a versão actual tem motor interno, é 100% compativel com a D40). Enfim, posso dizer que esta lente é o componente fotografico que possuo e que mais gosto. Serve mais 90% das minhas necessidades fotograficas, é super sharp desde F/2.8, não tem grandes defeitos opticos, nem grandes aberrações... Enfim, só a construção podia ser um bocadinho melhor, mas por 350€ é uma lente espetacular.

Depois, apesar de a esmagadora maioria das minhas fotos serem retratos ou fotos no lado mais wide da minha lente, com a cantiga do set ideal, o que é que pensei. Bem, o proximo passo é uma teleobjectiva. Andei a investigar, e acabei por comprar a Nikon 70-300 VR.

Outra bela lente, o sistema VRII funciona que é uma maravilha, até +/- aos 200mm é super nitida, perdendo depois um pouco até aos 300mm.. Etc.. Etc.. Só que há um problema.. Eu não a uso. Fotos com teleobjectivas não se enquadram no meu estilo e a lente acaba por nunca sair da mochila.

Conclusão. Agora estou a vende-la, vou perder algum dinheiro, mas vou abrir os olhos e espero eu deixar de fazer compras estupidas...

Para quem começa agora, o meu conselho é, o orçamento é sempre curto.. Pelo que tem que ser muito bem ponderada cada compra. E não comprem nada só porque vai cobrir uma suposta "falha" no vosso set. A lente de kit serve para quase tudo oque uma pessoa normal precisa, em vez de pensarem na proxima lente como a solução para as vossas fotografias, aprendam a usar melhor o que já possuem.. E há-de chegar uma altura em que vão saber precisamente qual é a lente que a seguir devem comprar, se é uma ultra-grandeangular, se é uma lente macro, ou uma teleobjectiva.

Última edição: 25 de Junho de 2008
  18. Drackey

Drackey Power Member

O mundano disse tudo...hehehehe
    E para amador digo que é tudo correcto... eu comprei a minha maquina á um ano e sei funcionar com 1/3 da maquina (se calhar menos) mas quanto mais uso mais aprendo...lol
    Eu apenas possuo a nikkor 18-70mm (do kit) e a nikkor 55-200 VR(uma maravilha e o uso é muito pouco...mas pelo preço vale a pena). Como próxima aquisição será a nikkor 50mm 1.8 para retratos... pelo preço não devo encontrar melhor e para treinar os meus dotes fotográficos(lol) deve chegar...

19. Marat

Marat Power Member

Sim concordo ctg mundano,por isso mesmo,procurei opinões vossas.
    Os temas que costumo fotografar já os disse e é dentro destes parametros que procuro evoluir a qualidade das lentes,sei que a Tamron será uma boa compra,mas para iniciante de SLR,o custo dela é ainda um pouco puxado para já ...
    Sei das minhas necessidades e servindo-me do teu caso,não gostaria de deitar dinheiro á rua,portanto acho que por exemplo a 55-200 VR cobrirá a parte da macro (pois comprar especifica para este tema,para mim seria deitar dinheiro á rua) e o algum zoom desejado,no meu entender e para as situações que mais uso,tudo o que seja além de 200mm é desnecessário.
    Apostando então na Tamron como lente principal para paisagens e retratos,é com estas caracteristicas que quero mexer mais para já.
    Claro que não existe um set ideal,até porque cada um tem as suas necessidades e agem em situações diferentes.Quando falei em set ideal,referia-me ás minhas exigências,o que seria para mim um set ideal.
    Para fotos de paisagens,retratos,desporto e algumas macros,qual achas que seria o set ideal???Sem esquecer pois portanto que gostaria que fossem lentes luminosas o q.b.
    Abraço.

20. Marat

Marat Power Member

A qual te referias???Á 55-200 VR???

Partilhar esta Página