Set bem constituido

A 17-50 vai desaparecer? Onde foram buscar essa... O que desapareceu foi a versão sem motor interno para Nikon.


Quanto à 55-200 VR, para macro.. Só se for com um set de filtros close-up.. E mesmo assim os resultados não serão os melhores.
 
eu faço close up com a minha 18-70.... mas tem adaptador ou seja nos cantos fica preta... ainda consigo tirar boas fotos em close up... mas o meu filtro é o de 4+(se é assim que se diz) mas é uma boa opção para pouco dinheiro \ uso dessa actividade...hehehe penso eu de que...lol
 
Uma alternativa interessante para quem tem pouco dinheiro é usar uma 50mm F/1.8 invertida...

Coloca-se um ring adaptador que se arranja barato no ebay na rosca para filtros da lente e monta-se a lente ao contrario, tipo isto:

reverse%20ring.jpg





Para resultados ainda mais "brutais" podem usar um adaptador e colocar uma lente tipo a 50mm F1.8 invertida em frente a uma lente normal.

Uma 100mm, com uma 50mm invertida à frente é capaz de resultados como estes:

2235654448_fc5888144a.jpg





Na Canon, como as lentes são todas electronicas, incluindo o diafragma (ao contrario da Nikon, onde é controlado mecanicamente) é mais dificil usar a 50mm F/1.8, para isto, porque não se consegue controlar a abertura da lente...



Há ainda quem coloque lentes de binoculos antigos em frente a teleobjectivas e faça assim potentissimas lentes close-up...


Enfim... As possibilidades são infinitas... O problema é que usar lentes invertidas, closeups e afins, nunca vamos ter a qualidade, nem o DOF de uma lente macro..
 
Última edição:
Esqueçam isso do set ideal... Isso não existe, o que existe é o set que satisfaz as nossas necessidades dentro do orçamento que temos...

o set ideal existe
dentro desse set ideal cada um escolhe as lentes que mais se adequam as suas ncessidades

quem quer zoom compra uma tele, quem quer macro compra a macro em vez da tele. ng disse para ele comprar 5 ou 6 lentes.

lá pq tu cometeste um erro ao comprar a 70-300 n quer dizer que seja um erro ele compra-la.
se calhar ele dar-lhe-ia uso.

eu certamente preferia comprar uma 70-300 do que a 12-24 e preferia a 85mm à 50mm

falou-se das lentes que se adequam a cada situação, agora cabe a ele saber quais as que lhe fazem realmente falta
 
Na Canon, como as lentes são todas electronicas, incluindo o diafragma (ao contrario da Nikon, onde é controlado mecanicamente) é mais dificil usar a 50mm F/1.8, para isto, porque não se consegue controlar a abertura da lente...
Pode ser aldrabado usando o botão do DOF preview.
 
Mundano,então pondo de parte a 55-200 VR para macro\zoom desejado,qual aconselharias adquirir para cobrir estas caracteristicas,atendendo a preço\qualidade???
 
Última edição:
Esqueçam isso do set ideal... Isso não existe, o que existe é o set que satisfaz as nossas necessidades dentro do orçamento que temos...


Com essa historia do set ideal que cobre todas as focais, cria-se a ideia que quem tem uma SLR tem que ter 2 ou 3 objectivas que cubram desde os 10-12mm até aos 200-300 mm...

Essa ideia não só é parva como leva a gastos de dinheiro desnecessários. E para explicar vou dar o meu exemplo pessoal.


Quando comprei a minha DSLR comprei só o corpo. Andei a investigar lentes e decidi-me pela Tamron 17-50 F/2.8 (aproveito para dizer que a versão actual tem motor interno, é 100% compativel com a D40). Enfim, posso dizer que esta lente é o componente fotografico que possuo e que mais gosto. Serve mais 90% das minhas necessidades fotograficas, é super sharp desde F/2.8, não tem grandes defeitos opticos, nem grandes aberrações... Enfim, só a construção podia ser um bocadinho melhor, mas por 350€ é uma lente espetacular.



Depois, apesar de a esmagadora maioria das minhas fotos serem retratos ou fotos no lado mais wide da minha lente, com a cantiga do set ideal, o que é que pensei. Bem, o proximo passo é uma teleobjectiva. Andei a investigar, e acabei por comprar a Nikon 70-300 VR.

Outra bela lente, o sistema VRII funciona que é uma maravilha, até +/- aos 200mm é super nitida, perdendo depois um pouco até aos 300mm.. Etc.. Etc.. Só que há um problema.. Eu não a uso. Fotos com teleobjectivas não se enquadram no meu estilo e a lente acaba por nunca sair da mochila.

Conclusão. Agora estou a vende-la, vou perder algum dinheiro, mas vou abrir os olhos e espero eu deixar de fazer compras estupidas...



Para quem começa agora, o meu conselho é, o orçamento é sempre curto.. Pelo que tem que ser muito bem ponderada cada compra. E não comprem nada só porque vai cobrir uma suposta "falha" no vosso set. A lente de kit serve para quase tudo oque uma pessoa normal precisa, em vez de pensarem na proxima lente como a solução para as vossas fotografias, aprendam a usar melhor o que já possuem.. E há-de chegar uma altura em que vão saber precisamente qual é a lente que a seguir devem comprar, se é uma ultra-grandeangular, se é uma lente macro, ou uma teleobjectiva.

Sensatas palavras...não diria melhor. Terás mesmo de ser tu a escolher que lentes comprar porque tambem acho que isso do sets é uma falsa questão. Eu bem queria € para outra lentzita, vamos lá ver.:p

Mundano,então pondo de parte a 55-200 VR para macro\zoom desejado,qual aconselharias adquirir para cobrir estas caracteristicas,atendendo a preço\qualidade???

Para macro eu optaria pela Sigma 105mm. Pelo que li é uma excelente lente e o preço não é mau.

Cumps,
michael c
 
Pois Michael,eu não queria uma lente que fosse propriamente só para macro,queria sim uma mais versátil...
É claro que não existe o set ideal,por cada um tem as suas necessidades,eu ja disse as minhas necessidades,gostaria de saber na vossa opinião qual seria a melhor compra para que me pudesse aproximar a um set optimo\ideal para mim,que pudesse cobrir aquilo que mais gosto de clicar.
 
Com a Sigma 105mm resolves logo duas necessidades que disseste: macro e retratos. Pelo que li é tambem muito boa para retratos esta Sigma. Junta-lhe a Tamron 17-50 f2.8 para paisagens e voilá, com 800€ fizeste a festa e estás preparado para fazeres as fotografias nos estilos que disseste.

Se quiseres explorar o lado selvagem junta-lhe uma 55-200 VR por mais 200€ e está feito.

Não compliques porque não vais precisar de mais nada.;)

Cumps,
michael c
 
Sinceramente não me parece, a não ser que não queiras qualidade...aí claro que podes optar por uma que tenha um range bom e macro, aí existem algumas opções desse genero. Mas eu no teu lugar preferia comprar agora uma delas e mais tarde outra. Começa por aquela que vais utilizar mais e guardas a outra para mais tarde...era o que eu faria, melhor, foi o que eu fiz. Por enquanto tenho apenas uma Tamron 17-50 f/2.8 e embora já sinta necessidade de outra lente, confesso que por enquanto tem chegado para as encomendas.:p
 
É mesmo por essa que vou começar,mas posteriormente não queria gastar dinheiro em lentes especificas,até porque o uso para macro e retratos,não vai ser grande...mas...são situações que ponderam ser aparecer e acontecer...
Qual a tua opinião dessas lentes que não vá mais além de 200mm e envolvam macro?Qual pensas que se adapta melhor????
Tirando a 55-200 VR,que já foi rejeitada aí por alguem,mais ninguém deu opinião sobre qualquer lente deste tipo...
 
Não te posso dar modelos em concreto de lente dessas porque não estou à vontade para o fazer. Nunca trabalhei com nenhuma lente desse genero pelo que qualquer coisa que eu diga pode induzir-te em erro pelo que prefiro estar calado.:p

Mas por norma as lentes mais versateis perdem em qualidade óptica...isso parece-me óbvio, algo dedicado a macro será sempre melhor para macro que outra qualquer lente que também faz macro para alem de outras coisas...

Cumps,
michael c
 
Yep,tou consciente disso,mas arriscar numa lente especifica para situações que só vou fazer uma vez ou outra,ñ me vai comp€nsar em nada...Sei que perco qualidadetanto numa situação ou noutra,mas tal como tu e o Mundano,a minha forte aposta será a Tamron,que irei usa-la 85%\90% do tempo,mas não queria era ficar tão "curto" perante situações que poderam aparecer e necessitar de zoom,percebes???
Queria uma lente que me satisfizesse a esse ponto,que tenha qualidade q.b. ...
Tá-se a tornar dificil,opiniões aceitam-se,vamos malta,confio em vocês preciso da vossa sabedoria...
 
Back
Topo