SGBDs

AndreVSerafim

Power Member
Boas pessoal alguem me sabe explicar quais as principais diferenças (pos e contras) dos varios tipos de SGBD? Ou algumas coisas sobre Oracle visto que no google esta escaço tirando a Wiki :S
Obrigado
Cumps BorgasNight
 
"Tipos"?

Ok, SGBD's "mainstream", diria que serão, talvez:
- Oracle
- SQL Server (Microsoft)
- MySQL (Sun)
- PostgreSQL
- DB2 (IBM - ainda se usa muito?)

Um SGBD, regra geral, usa o SQL. SQL quer dizer "Structured Query Language". É uma linguagem própria para este tipo de bases de dados. Tutoriais de SQL não faltam, por aí.
Cada SGBD implementa o SQL "à sua maneira". No panorama geral, as diferenças são poucas. Mas cada um lá terá umas diferençazinhas em relação aos outros.

Depois também há os procedimentos em SQL (PL/SQL no Oracle, T-SQL no SQL Server, por exemplo), e uma panóplia de funcionalidades que qualquer SGBD deve oferecer (Triggers, por exemplo).

In a nutshell, e do pouco que sei sobre os diferentes SGBD's, diria que:

- Oracle: Usar apenas em servidor dedicado. Parece ser um "monstro" consumidor de recursos. É também o mais "Enterprisey" dos SGBD's, com uma lista de features e funcionalidades daqui até à lua. Também tem as suas falhas, bugs, e... coisas estranhas. É pago, e bem pago, parece-me (acho que também já há uma versão grátis, mas não sei nada sobre ela).

- SQL Server: Decente, com muito boas ferramentas (adoro o SQL Management Studio), e é mais "levezinho". Também tem a sua lista de "What the F*ck's", claro.

- MySQL: Usado principalmente para web development. Adoro a implementação do SQL, e a facilidade de configuração.

- PostgreSQL: Completamente gratis, é uma boa alternativa ao SQL Server e ao Oracle. Perfiro a implementação do SQL dele, em relação ao SQL Server e Oracle.


Também há outros SGBD's, dos quais pouco sei, mas posso referir:
- SQLite (Lite - leve? rápido? simples? É o que o nome sugere. Nunca lhe peguei.)
- SQL Server Mobile ("SQL Server", versão para dispositivos móveis)


A escolha do SGBD depende do uso que lhe quiseres dar.
Exemplos:

- "Quero fazer um software de facturação": A não ser que seja para empresas GIGANTES, Oracle deve ficar de parte.
- "Quero fazer um software de autovenda, para PDA's": Necessitas de um SGBD para dispositivos móveis, como o SQL Server Mobile.
- "Quero fazer uma aplicação de gestão de clientes para Call Centers": Dependendo do tamanho que tens em mente, já podes considerar usar Oracle.

Algo do género. Isto tudo dito assim de cabeça, sem revisões, nem grandes pensamentos. Vale o que vale, mas espero que ajude :)
 
Back
Topo