Processador Shanghai Results (Opteron 2384, 2.7GHz) 45nm

A infraestrutura S1207 existe há menos tempo do que a infraestrutura LGA 771 e S604 dos Xeon actuais.
Pelo menos no caso dos futuros "Gainestown" existem plataformas no mercado neste momento para o LGA 1366 que aproveitam todo o seu potencial (partilham o socket com os "Bloomfield"/"Nehalem"), e não apenas plataformas AM2/HTT 1.0 antiquadas.

Mas estes processadores já tão a venda??

Vou comprar um sistema novo,e talvez mude pra AMD :)

Isto não é para PC's, é para servidores.
Tens de esperar pelo "Deneb"/Phenom II, concorrente dos Core i7 e dos Core 2 de 45nm, que só chega em Janeiro ou Fevereiro, depois da apresentação na CES (logo a seguir ao Ano Novo).

O que interessa para a maior parte do pessoal é a passagem do Shanghai (ou do core equivalente) para AM2+/AM3. E também o seu desempenho face aos i7. Alguma novidade nesse caso=

O que interessa para a maior parte do pessoal é a passagem do Shanghai (ou do core equivalente) para AM2+/AM3. E também o seu desempenho face aos i7. Alguma novidade nesse caso=

Mais do que face aos i7, que ainda estão bastante caros e provavelmente não vão ser apanhados por este refresh da AMD, era ver se estes Phenom de 45nm alcançam os Core 2. Alcançarem os Core 2 com preços, pelo menos, ligeiramente inferiores iria despoltar uma price war nos segmentos baixo e médio, e poderia-me fazer optar por um Phenom em vez de um Core 2.

EDIT:

Com isto quero dizer... os verdadeiros adversários dos Phenom 45nm são os Core 2 (Penrynn) e não os Core i7.

Última edição:
The Best Server CPUs Compared, Part 1

Closing Thoughts
Looking at the Server CPUs from the point of view of the market was surprising and refreshing. The whole problem with running every benchmark you can get your hands on is that it just gets confusing. Sure we can have 10 more benchmarks that can be categorized under "other", but if either the Xeon or Opteron wins them, would that give you a better view of the market? That is why we decided to focus on finally getting that Oracle and MCS benchmark right. That is also why we rely on the more reliable industry standard benchmarks to make our analysis complete.

Right now, it is clear that the latest AMD Opteron is in the lead. We are really at the pivotal moment in time. No matter how good the current Xeon "Harpertown" and "Dunnington" architectures are, they lose too many battles due to the platform they are running on. The FSB architecture is singing its swan song. Only a small part of the market, namely:

* The ERP people who don't care about power, but who need the highest performance at any cost
* The HPC people who have extremely intensive code which does not work on sparse matrices
* The people who render

…can ignore the shortcomings of the FSB-based platform.

For most other applications, the AMD platform is simply better in price/performance and performance/watt (see our previous Shanghai review). It won't last long though, as the performance that the new Nehalem architecture has shown in OLTP, ERP, and OLAP is simply amazing. Moreover, there is little doubt that the dual Xeon 5570 with 34GB/s of bandwidth (dual Opteron is 20-21GB/s) will shine in HPC too. AMD servers can use the HyperTransport 3.0 and higher clock speeds to counter this, but that is for a later article….
http://it.anandtech.com/IT/showdoc.aspx?i=3484&p=1

Grande vitoria da AMD nos servidores com aumentos de performances enormes. A seguir o grande adversário vai ser o Nehalem. A AMD deve contra-atacar o Nehalem com HT 3.0 e clock-speeds iguais aos dos irmãos desktop (2.7Ghz - 3.0Ghz), mas vai ser uma luta mt mais equilibrada com o Nehalem.

Última edição:
Back