1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Shares em Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por SimpleFriend, 3 de Junho de 2005. (Respostas: 28; Visualizações: 1970)

1. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Boas,

Estou a utilizar o Debian com o Samba e o meu computador é reconhecido na rede, mas n consigo ter acesso a ele através do windows, dá um erro a dizer q n tenho permissão.

Penso que o problema esteja na configuração do Samba, já dei todas as permissões ao meu login no users manager, mas continuo a n conseguir entrar. Existe alguma pasta específica para shares? Tenho de colocar algo no samba.conf? Tenho de fazer alguma coisa nas configurações do Windows?

Obrigado pela vossa ajuda

Cumprimentos

2. dElpH!

dElpH! 1st Folding then Sex

andas mm aterefado com isso ;\
    O que eu e te podia ter ajudado ja te disse ontem

força nisso []'s

3. SimpleFriend

Podes-me mandar isso por PM?

4. jaac

jaac Power Member

Usa o swat, é um programa que te permite configurar o samba de modo gráfico... procura no google para perceberes melhor...

5. NoMercy

NoMercy Power Member

SimpleFriend, sim, tens que configurar as directorias que queres partilhar. Vê o ficheiro de configuração do samba (samba.conf). Nesse ficheiro estão uns exemplos do que tens/podes fazer.

6. SimpleFriend

Tenho o swat instalado, pelo menos consta no packet manager, mas não o consigo executar n sei pk.

Já o fiz, coloquei-as a partilhar e com permissões para todos. Mas continuo a n ter acesso a partir do Windows, continua a dizer q n tenho pemissão bla bla bla.

O Debian tem uma firewall incluída certo? N sei é qual nem como funciona. Será que o problema está aí?

7. xtr3me

xtr3me Power Member

O problema não é das iptables, quase de certeza ...
    De certeza que tens as permissões bem dadas no samba.conf?

8. jaac

jaac Power Member

Nas iptables quase de certeza que não é... O que ja me tem acontecido é ter que ter o workgroup tipo mshome senao o gajo nao gosta... nunca percebi porque, mas tb raramente uso samba..

9. xtr3me

xtr3me Power Member

mshome?
    É um pouco estranho que o samba queira o grupo como MShome :D
    Só se for por causa de alguma config que o windows tenha, que precise de todos os pcs no mm grupo de trabalho ..
    A mim nunca me aconteceu tal coisa

10. NoMercy

NoMercy Power Member

Samba não é baseado num protocolo Microsoft? :P

11. SimpleFriend

Eu estou a trabalhar num dominio e não num workgroup.

xtr3me penso que as permissões estão bem dadas, editei o samba.conf segundo um site que encontrei. Posso publicar aqui o ficheiro, apesar de ser bem grande.

12. jaac

jaac Power Member

Eu já consegui ter um workgroup xpto, isto de configurar porcarias para trabalhar com o windows...

A unica coisa que ainda acho util no samba é poder mountar uma partição remota com encriptação... e talvez para as impressoras em rede...

13. SimpleFriend

Posso usar outro sem ser o Samba? Já tive a ver o NFS, mas tb n me entendi com akilo.

A ideia é partilhr ficheiros, pastas e impressoras.

14. xtr3me

xtr3me Power Member

Para impressoras usa o cups.
    Para ficheiros podes sempre usar um sistema de ficheiros distribuído com o NFS ou o AFS, mas sinceramente acho que não te compensa.
    O samba tem de funcionar caraylho ...

15. SimpleFriend

Pois tem, eu vou publicar o samba.conf

16. SimpleFriend

Só agora reparei q existe um ficheiro smb.conf em /etc e outro em /usr. Qual deles será?

17. xtr3me

xtr3me Power Member

O do /etc ;)

18. SimpleFriend

Boas

Ja consegui que o Linux veja a Rede Windows e q o Windows veja a maquina de Linux.

O problema q me surgiu e +ou- identico ao anterior, ou seja, se tentar aceder a uma maquina windows aparece uma msgbox a dizer You do not hava the permissions necessary to view the contents of "Windows Network: Nome da maquina".

Se aceder pelo windows XP pede o username e pass mas n entra.

Terei de instalar ou configurar mais alguma coisa no Windows ou Linux?

Cumps

19. hellaxe

hellaxe Power Member

Por acaso não tem o user defualt como Guest?

Se for assim tens de ir alterar as configs do XP que por defeito só deixa entrar como Guest.
    Vê isto

20. SimpleFriend

Penso q o problema n seja esse, pq consigo colocar o user e a pass, ele até coloca o \DEBIAN\nome.do.user e td.

De qq forma alterei no secpol.msc para Classic, tava Guest, mas continua a fazer o mesmo, meto username e pass mas n entra.

Se tentar aceder por Linux a algum PC Windows dá a tal msgbox, ou seja nem Windows>Debian, nem Debian>Windows.

Que permissões poderei dar mais aos utilizadores? Visto o erro se referir às permissões.

Última edição: 16 de Junho de 2005

Partilhar esta Página