Shares em Linux

SimpleFriend

Power Member
Boas,

Estou a utilizar o Debian com o Samba e o meu computador é reconhecido na rede, mas n consigo ter acesso a ele através do windows, dá um erro a dizer q n tenho permissão.

Penso que o problema esteja na configuração do Samba, já dei todas as permissões ao meu login no users manager, mas continuo a n conseguir entrar. Existe alguma pasta específica para shares? Tenho de colocar algo no samba.conf? Tenho de fazer alguma coisa nas configurações do Windows?

Obrigado pela vossa ajuda

Cumprimentos
 
Usa o swat, é um programa que te permite configurar o samba de modo gráfico... procura no google para perceberes melhor...
 
SimpleFriend, sim, tens que configurar as directorias que queres partilhar. Vê o ficheiro de configuração do samba (samba.conf). Nesse ficheiro estão uns exemplos do que tens/podes fazer.
 
jaac disse:
Usa o swat, é um programa que te permite configurar o samba de modo gráfico... procura no google para perceberes melhor...
Tenho o swat instalado, pelo menos consta no packet manager, mas não o consigo executar n sei pk.

NoMercy disse:
tens que configurar as directorias que queres partilhar. Vê o ficheiro de configuração do samba (samba.conf). Nesse ficheiro estão uns exemplos do que tens/podes fazer.
Já o fiz, coloquei-as a partilhar e com permissões para todos. Mas continuo a n ter acesso a partir do Windows, continua a dizer q n tenho pemissão bla bla bla.

O Debian tem uma firewall incluída certo? N sei é qual nem como funciona. Será que o problema está aí?
 
O problema não é das iptables, quase de certeza ...
De certeza que tens as permissões bem dadas no samba.conf?
 
Nas iptables quase de certeza que não é... O que ja me tem acontecido é ter que ter o workgroup tipo mshome senao o gajo nao gosta... nunca percebi porque, mas tb raramente uso samba..
 
jaac disse:
Nas iptables quase de certeza que não é... O que ja me tem acontecido é ter que ter o workgroup tipo mshome senao o gajo nao gosta... nunca percebi porque, mas tb raramente uso samba..

mshome?
É um pouco estranho que o samba queira o grupo como MShome :D
Só se for por causa de alguma config que o windows tenha, que precise de todos os pcs no mm grupo de trabalho ..
A mim nunca me aconteceu tal coisa
 
Eu estou a trabalhar num dominio e não num workgroup.

xtr3me penso que as permissões estão bem dadas, editei o samba.conf segundo um site que encontrei. Posso publicar aqui o ficheiro, apesar de ser bem grande.
 
NoMercy disse:
Samba não é baseado num protocolo Microsoft? :P

Eu já consegui ter um workgroup xpto, isto de configurar porcarias para trabalhar com o windows...

A unica coisa que ainda acho util no samba é poder mountar uma partição remota com encriptação... e talvez para as impressoras em rede...
 
Para impressoras usa o cups.
Para ficheiros podes sempre usar um sistema de ficheiros distribuído com o NFS ou o AFS, mas sinceramente acho que não te compensa.
O samba tem de funcionar caraylho ...
 
Boas

Ja consegui que o Linux veja a Rede Windows e q o Windows veja a maquina de Linux.

O problema q me surgiu e +ou- identico ao anterior, ou seja, se tentar aceder a uma maquina windows aparece uma msgbox a dizer You do not hava the permissions necessary to view the contents of "Windows Network: Nome da maquina".

Se aceder pelo windows XP pede o username e pass mas n entra.

Terei de instalar ou configurar mais alguma coisa no Windows ou Linux?

Cumps
 
SimpleFriend disse:
Boas

Ja consegui que o Linux veja a Rede Windows e q o Windows veja a maquina de Linux.

O problema q me surgiu e +ou- identico ao anterior, ou seja, se tentar aceder a uma maquina windows aparece uma msgbox a dizer You do not hava the permissions necessary to view the contents of "Windows Network: Nome da maquina".

Se aceder pelo windows XP pede o username e pass mas n entra.

Terei de instalar ou configurar mais alguma coisa no Windows ou Linux?

Cumps

Por acaso não tem o user defualt como Guest?

Se for assim tens de ir alterar as configs do XP que por defeito só deixa entrar como Guest.
Vê isto
 
hellaxe disse:
Por acaso não tem o user defualt como Guest?

Se for assim tens de ir alterar as configs do XP que por defeito só deixa entrar como Guest.
Vê isto
Penso q o problema n seja esse, pq consigo colocar o user e a pass, ele até coloca o \DEBIAN\nome.do.user e td.

De qq forma alterei no secpol.msc para Classic, tava Guest, mas continua a fazer o mesmo, meto username e pass mas n entra.

Se tentar aceder por Linux a algum PC Windows dá a tal msgbox, ou seja nem Windows>Debian, nem Debian>Windows.

Que permissões poderei dar mais aos utilizadores? Visto o erro se referir às permissões.
 
Última edição:
Back
Topo