Shares Ocultos e questões Linux

romanu

Power Member
Oi ppl!

Aqui vão as dúvidas.

1- Tenho uma rede de 2 computadores com winxp pro em casa e reparei há pouco tempo que as máquinas tinham umas shares ocultas ADMIN$, IPC$ e C$. Pelo que já andei a procurar, a ADMIN$ serve para aceder à pasta windows como administrador, IPC$ é pra guests se tiver a conta activada, e C$ pra aceder à drive c:. O problema é que não consigo aceder nem à conta ADMIN$ nem C$ do outro pc tendo nele uma conta minha como administardor. Digitei o seguinte comando:
net use k: \\"IP do outro PC"\ADMIN$ *user:"Nome da rede"\"nome do administardor"
Pede-me uma password, digitei a password da respectiva conta e deu erro.
Alguém sabe solucionar este problema?

2- Tenho uma maquina velha encostada num canto e queria usa-la como router. Ouvi dizer que em windows não dá ... não percebo pk. Mas que em Linux é possivel .... alguma distribuição linux especifica pra isto? no caso contrario alguém pode explicar-me passo-a-passo como configurar o Linux pra fazer isso.

3- O meu pc (Winxp pro) faz de servidor na rede ... portanto o outro pc acede através de mim à net(já agora, uso um hub) e queria adicionar uma maquina linux na mesma. Como configurar o Linux pra que de tb pra aceder à net?


Espero que não tenha sido muito chato.

Obrigado.
 
Podes aceder a essas partilhas ocultas de administração, se iniciares sessão como administrador (a conta de administrador tem que ser igual em ambas as máquinas - tipo dominio), no próprio explorer...

Se a máquina Linux que tens encostada for só para routing, podes e deves fazê-lo, não te trará incompatibilidades porque trabalha dentro dos 4 níveis mais baixos da camada OSI (para leigos: por TCP/IP)... _distro: CLARKCONNECT

Para o Linux aceder à net, basta ligá-lo ao hub e atribuires o endereço da máquina que partilha a net como gateway...

mas aí, eu mudava o esquema todo, configurava o Linux para router/proxy, ficando a controlar a net para as outras máquinas todas > Mais seguro!

Mais dúvidas, não hesites em postar...
 
Linux

Eu trabalho em Linux há mt pouco tempo ... sendo assim não sei configurá-lo para ser router/proxy :(.

Kazuza ... podes explicar-me isso?

Obrigado pelo reply.:001:
 
Re: Linux

Originally posted by romanu
Eu trabalho em Linux há mt pouco tempo ... sendo assim não sei configurá-lo para ser router/proxy :(.

Como o Kazuza disse, não precisas de saber, aquilo é muito facil. Já estive com o 1.3 e agora com o 2.0.

Para coisas mais avançadas dá jeito saber dar uns toques no linux, mas nada que não se resolva lendo uns faq's e manuais.
 
Se quiseres instalar por FTP...

Também depende do que ele queira instalar...

Se for mesmo só o router (sem ipchains) acho que dá na boa...
 
Não percebo um 'boi' de linux... no entanto instalei o Clarkconnect numa máquina secundária que aqui tenho, e foi 'tiro e queda'.

O unico senão que tive foi o facto de as 2 placas de rede serem da mesma marca, e ele não ter instalado bem uma delas. Apenas coloquei uma outra placa de marca diferente, e ficou ok.

(podia ter tentado configurar a placa, mas foi rapido trocar) :)
 
Clarkconnect

Bem já estive a ver as features do Clarkconnect.

O pouco tempo que lá passei a ver aquilo, não deu para ver nada sobre proxy ou routing ... :(.

O home edition será suficiente pras minhas necessidades?

Portanto o que entendi é : instalo o Clarkconnect naquela maquina contendo esta 2 placas de rede, uma pro modem e outra pra rede domestica que usa um hub. O hub é um repetidor, que manda sinais pra todos os pcs, não estou a perceber como vai funcionar o routing ...

Obrigado pelos replys :001:
 
A versão gratuita - HOME, chega e sobra de longe para o que tu queres...

Quanto à questão do Hub:
Ele vai-te fazer os routeamentos, vai-te é alagar a rede toda... Vai mandar os pacotes todos para todas as máquinas...
 
Última edição:
Back
Topo