Shelly 2.5 e estores

Tens de separar as redes Wi-Fi, eu tenho uma 2.4 que só uso para os Shelly e o carro.

Tenho que entrar nas definições do router e ver como se faz isso.

Após alguns testes e afins com o firmware flashado do mongoose a única coisa que perde para o firmware original do Shelly é o toque no botão para descer e subir (tem que se ficar a carregar, não permite alterar) e a calibração do estore não é perfeita. Fecha a 100%, abre a 100%, mas os 50% não está de acordo com o Shelly original por exemplo. Mas já foi reportado no mongoose que está relacionado com a potência do motor dos estores.

EDIT:

Já dei com a situação, é o famoso Smart Wifi do router da MEO
 
Última edição:
Do que me lembro, a dificuldade é que quando o estore atinge o estendal, não há um aumento da potência... o que faz sentido porque está a descer... se fosse a subir acredito que houvesse, mas assim não.
Pois, assim nada feito. Mas mesmo que deixes o estore fechar todo sobre o estendal nunca aumenta a potência?
 
Pois, assim nada feito. Mas mesmo que deixes o estore fechar todo sobre o estendal nunca aumenta a potência?
Não experimentei deixar fechar todo porque não queria estar a sobrecarregar o motor do estore... mas mesmo deixando fechar um pouco sobre o estendal, a potência não se altera...
 
Pois, assim nada feito. Mas mesmo que deixes o estore fechar todo sobre o estendal nunca aumenta a potência?
Teoricamente quando se faz a calibragem, ele acaba por fazer as regulações pelo tempo que demora, pelo que se o estore for impedido de fechar antes do tempo previsto e calibrado, ou encontrar uma resistência deveria aumentar a potência para tentar ultrapassar esse obstáculo, isto quer a subir quer a descer... Ou estou a ver mal as coisas?
 
Pois, ambas as situações fazem sentido...

Para funcionar, tendo em conta que o consumo anda à volta dos 296W, o que colocariam aqui?

52447255467_df327e575d_z.jpg
 
Teoricamente quando se faz a calibragem, ele acaba por fazer as regulações pelo tempo que demora, pelo que se o estore for impedido de fechar antes do tempo previsto e calibrado, ou encontrar uma resistência deveria aumentar a potência para tentar ultrapassar esse obstáculo, isto quer a subir quer a descer... Ou estou a ver mal as coisas?
A nuance é que a fechar o motor só vai aumentar a potência quando o estore estiver fechado sobre o obstáculo. Não é quando o encontra, é só quando está fechado sobre ele. Até pode demorar o mesmo tempo que a fechar normalmente.

Para funcionar, tendo em conta que o consumo anda à volta dos 296W, o que colocariam aqui?
Nos meus, que gastam ~125 W, a aplicação colocou por omissão 200 W e 1 no Delay. Mas como disse ainda não sei se funciona 😅
 
A sorte foi que o meu amigo que ajudou a instalar isto já tem experiência e disse logo que era defeito porque o outro ficou a funcionar. Mas foi preciso ainda alguma insistência para ele se conectar e actualizar. Ele associou a isso o facto do novo router da MEO não fazer distinção entre 2.4/5, a rede é a mesma.

O problema até foi mesmo ir buscar neutro às caixas de derivação do estore.

Mas pronto, espero resolver já segunda com a troca do shelly na *****.
Recomendo te separar as redes....
 
Os meus estores e sensores continuam a funcionar bem. O consumo ate desceu no max tenho 190w no estore grande.

Atribuo as dificuldades que tive a um fio trocado! Nao recomendo inverter as direcçoes de movimento na app. Se tem que seleccionar essa opçao entao é porque algo nao esta bem!

Agora comprei um shelly EM é o proximo passo 😅
 
Estes Shelly's não estão sempre ligados.
O ideal será dares um toque no botão de reset (apenas um toque), para o acordares e adicionares logo de seguida.

Depois, só consegui atualizar o firmware acedendo ao IP do equipamento e não através da app. Coloquei com IP fixo e pus estas definições:
Sabes se o H&T dá para apresentar a temperatura com intervalos de 0.5 em vez de 0.1?
 
Tenho uma shelly 2.5 para controlar dois circuitos de lampadas dre loja. Hoje, surgiram offline. Experimentei desliar a corrente eletrica e reeiniciei o router. Nada resultou.
retirei o interruptor duplo para aceder a SHELLY e.... ou é impressão minha ou noto alguma humidade gordurosa no plastico da shelly.
Que acham?

Edit: alem de estar offline, não permitia acender ou desligar as lampadas atraves do interruptor.
 
Hoje estive a experimentar o Home Assistant em versao portable....
Mal iniciei detectou me logo desde a shield ate a Tv da sala etc...

Andei a brincar com isto com um intuito apenas fazer abrir os estores quando esta SOL ...
Fiz a integraçao do IPMA etc etc mas perdi -me no meio do processo de automaçao ..... e basicamente nao consegui fazer nada lol

No Home assistant os estores funcionam para cima para baixo etc..... mas acho o interface pessimo lol sei que dá para fazer muita coisa mas.... vendo o tempo que se perde e a complexidade, epa acho que nao é para mim ja tenho tanta coisa para fazer.

Apenas necessito de fazer uma coisa! Quando tiver SOL .... abrir os estores da hora X e fechar hora Y

Existe alguma forma de fazer isto na app da Shelly? as I/O Actions e os URL open e close tem alguma coisa a ver com isto?

Posso comprar algum dispositivo shelly que me ajude neste processo? Vi o H&T mas so da os niveis de humidade....

Obrigado :)
 
Hoje estive a experimentar o Home Assistant em versao portable....
Mal iniciei detectou me logo desde a shield ate a Tv da sala etc...

Andei a brincar com isto com um intuito apenas fazer abrir os estores quando esta SOL ...
Fiz a integraçao do IPMA etc etc mas perdi -me no meio do processo de automaçao ..... e basicamente nao consegui fazer nada lol

No Home assistant os estores funcionam para cima para baixo etc..... mas acho o interface pessimo lol sei que dá para fazer muita coisa mas.... vendo o tempo que se perde e a complexidade, epa acho que nao é para mim ja tenho tanta coisa para fazer.

Apenas necessito de fazer uma coisa! Quando tiver SOL .... abrir os estores da hora X e fechar hora Y

Existe alguma forma de fazer isto na app da Shelly? as I/O Actions e os URL open e close tem alguma coisa a ver com isto?

Posso comprar algum dispositivo shelly que me ajude neste processo? Vi o H&T mas so da os niveis de humidade....

Obrigado :)
Uma automação no HA para abrir os estores a partir de uma determinada hora se estiver sol usando a integração do IPMA.
No HA, na barra lateral, vai a configurações e seleciona automatizações e nova automatização.
1-No campo gatilho escolhe a opção tempo e introduz a hora a que pretende que a ação seja executada (por exemplo, de manhã)
2-no menu abaixo, em condições, escolhe estado e seleciona a entidade (neste caso a do IPMA). Logo abaixo, no mesmo campo, escolhe o estado pretendido, neste caso sol
3-por fim, no campo ações, em dispositivo escolhe o estore que pretende acionar, seleciona a opção posição e move o slider para a percentagem que pretende.
Se quiser adicionar mais estores é seguir o passo 3. Adiciona uma nova ação, seguido de um novo dispositivo (estore) e define a percentagem.
Faz guardar e atribui um nome à automação. Está feito.
Se quiser abrir simplesmente os estores a uma determinada hora, é só seguir os passos acima ignorado o passo 2 (condições)

Quer fechar os estores no final do dia
Exemplo com duas opções:
1.1-No campo gatilho escolhe a opção sol e seleciona por do sol
1.2-Outra alternativa. Se não existir adiciona a integração sol (como fez com o ipma). No campo gatilho escolhe a opção estado e seleciona a entidade sol. no campo "de" escolhe acima do horizonte e no campo "para" escolhe abaixo do horizonte
2-no campo ações, em dispositivo escolhe o estore que pretende acionar, seleciona a opção posição e move o slider para a percentagem que pretende, neste caso zero
Se quiser adicionar mais estores é seguir o passo 3. Adiciona uma nova ação, seguido de um novo dispositivo (estore) e define a percentagem.
Faz guardar e atribui um nome à automação. Está feito.
 
Última edição:
Apenas necessito de fazer uma coisa! Quando tiver SOL .... abrir os estores da hora X e fechar hora Y
Tenho uma solução menos dependente de serviços de terceiros para isto.

Como tenho um Shelly H/T, criei um cenário para fechar uma % dos estores APENAS se a temperatura interior for superior a um dado valor a uma determinada hora (quando o sol começa a bater nessa janela, mais crítico durante o verão).
Na prática, os estores só fecham durante o verão, estando o resto do ano "sossegados"
 
Nao tenho espaço nas caixas dos meus interruptores para colocar um shelly 2.5. Coloquei em toda a casa dos interruptores da Efapel Ref. 21312 de modo a colocar o fecho centralizado num unico interruptor na entrada da casa. Desse modo é tanto fio que o shelly nao cabe. Partir o fundo da caixa não é solução.

Posso colocar o shelly diretamente na caixa de estore nas ligações do motor? Se o fizer ficam os interruptores na mesa a funcionar? Tenho de fazer algo diferente? Eventualmente apenas terei de fazer a puxada da fase até ao shelly na caixa de estore?

Obrigado
 
Posso colocar o shelly diretamente na caixa de estore nas ligações do motor? Se o fizer ficam os interruptores na mesa a funcionar? Tenho de fazer algo diferente? Eventualmente apenas terei de fazer a puxada da fase até ao shelly na caixa de estore?
As ligações são directas do interruptor à caixa de estore ou existe uma caixa de derivação algures? Essa caixa tipicamente tem a "fase" que vai ligar ao interruptor.

De qualquer forma sim, basta puxar uma fase directa à caixa de estore e o Shelly fica a funcionar lá. Atenção é que o "ambiente" dentro da caixa de estore não é propriamente estanque e imune às humidades exteriores. Se couber, talvez o melhor seja aplicar uma caixa estanque para fazer as ligações.
 
Back
Topo