Shelly EM - instalei, dá valores mas estou desconfiado que algo nao está bem... será? Ajuda!

raven83

Power Member
Bom dia e bom Natal!

Ontem instalei o instalei o Shelly EM no meu quadro.
usei o video do Gabriel como apoio!


Basicamente segui os passos todos de forma semelhante ao video (apenas usei um mount impresso em 3d que comprei online par colocar no rail do quadro)

Questao 1 - Instalei e configurei a APP e começou logo a dar valores. Inicialmente pensei que tinha instalado x2 e removi e voltei a instalar mas percebi que o 2o Shell EM que aparece na AP é para a segunda pinça correcto? Existe forma de colocar como invisivel?

Questao 2 - A questao que me causa dúvidas é esta: Ontem andei a testar ligando e desligando luzes em toda a casa e o consumo descia e subia conforme. Hoje por acaso fiz o mesmo teste com as luzes do meu quarto e curiosamente....o valor dos candeeiros de mesa de cabeceiras (2x ao mesmo tempo) ligando e desligando nao mexe no consumo instantaneo. Curiosamente a iluminaçao de tecto mexe no consumo mas depois quando o desligo nao baixa LOL Isto é normal? Estamos a falar e iluminaçoes Led a volta de 5 watts por candeeiro mesa e a volta de 10 watts por candeeiro tecto.

Questao 3 -Curiosamente liguei a alimentaçao do shelly no quadro do dijuntor das tomadas do quartos. E estou a testar o consumo ligando os candeeiros que estao nas tomadas do quarto isto terá alguma relaçao?

Questao 4 - Existe possibilidade da pinça amperimetrica estar com mau contacto ou nao apanhar pequenas variaçoes como os candeeiros de mesa?

A titulo de comparaçao quando ligo um secador de 1000 watts ou um microondas ele da logo sinal no consumo na subida e na descida....

Obrigado!
 
Compraste o Shelly para controlar o consumo do candeeiro? :D Isso deve dar um valor tão residual que o aparelho não deve ser sensível ao ponto de mostrar esse consumo em condições.

Edit: Está tudo bem com o Shelly.
 
2 Net 100/100 | Telefone
22,99€ (16.99€/17.99€ para

Compraste o Shelly para controlar o consumo do candeeiro? :D Isso deve dar um valor tão residual que o aparelho não deve ser sensível ao ponto de mostrar esse consumo em condições.

Edit: Está tudo bem com o Shelly.
A minha questao maior seria perceber se ficou tudo a 100%. Penso que sim... entretanto percebi que entrando na pagina do aparelho via IP ele da mesmo o consumo instantaneo e ai consigo ver as variaçoes ate de um candeeiro! Na app e no browser ele nao da os valores instantaneos. Apenas entrando na pagima do shelly EM via ip temos acesso ao instantaneo a 100%.

obrigado!
 
Questao 1 - Instalei e configurei a APP e começou logo a dar valores. Inicialmente pensei que tinha instalado x2 e removi e voltei a instalar mas percebi que o 2o Shell EM que aparece na AP é para a segunda pinça correcto? Existe forma de colocar como invisivel?
Podes adicionar a 2ª pinça aos hidden devices. Fazes editar e ao escolher a divisão, é a última opção.

Quanto ao que referes de ser melhor aceder diretamente à página do dispositivo também já me apercebi várias vezes. Aliás, depois de adicionar os vários shelly's aqui de casa à app, a seguir alterei sempre as definições na página do dispositivo.
 
Última edição:
Podes adicionar a 2ª pinça aos hidden devices. Fazes editar e ao escolher a divisão, é a última opção.

Quanto ao que referes de ser melhor aceder diretamente à página do dispositivo também já me apercebe várias vezes. Aliás, depois de adicionar os vários shelly's aqui de casa à app, a seguir alterei sempre as definições na página do dispositivo.
Pois é :P ja esta! Muito obrigado!!!!
 
Boa noite. Depois de ter instalado paineis fotovoltaicos, instalei um shelly em para analisar o consumo da casa e a producao.
Mas estou baralhado, pois parece menque os valores que me aparecem do consumo da casa sendo reais, sao descontados da producao. Ou seja imaginemos que a casa na realidade esta a consumir 800w, se estiver a produzir 500, o shelly vai me dar como consumo a diferenca, 300, ou seja o que realmente estou a comprar, mas nao o real valor de consumo da casa.
Sera possivel alterar isto? Alguma configuracao ?
Obg
 
O shelly mede o consumo real que vais buscar a rede, por isso está a funcionar conforme esperado, podes usar a 2a pinça para ler a produção dos painéis e depois fazer contas, não sei se a app da shelly dá pra fazer o que queres, eu uso home assistant para isso
 
Boa noite. Depois de ter instalado paineis fotovoltaicos, instalei um shelly em para analisar o consumo da casa e a producao.
Mas estou baralhado, pois parece menque os valores que me aparecem do consumo da casa sendo reais, sao descontados da producao. Ou seja imaginemos que a casa na realidade esta a consumir 800w, se estiver a produzir 500, o shelly vai me dar como consumo a diferenca, 300, ou seja o que realmente estou a comprar, mas nao o real valor de consumo da casa.
Sera possivel alterar isto? Alguma configuracao ?
Obg
Tenho paineis e uso um Shelly 3EM para medir, tenho um pinça a medir produção, outro a medir o consumo da rede EDP (quantos kW estou a consumir ou injetar na rede) e uso a terceira pinça para saber o consumo da casa.
Não uso a app da shelly, prefiro o Home Assitant.
 
@J.D.7 usaste este esquema de ligação?
image-20220912-075444.png


Se sim, o que ligaste aos V?
E no O, é suposto ir alimentar alguma carga?
 
@J.D.7 usaste este esquema de ligação?
image-20220912-075444.png


Se sim, o que ligaste aos V?
E no O, é suposto ir alimentar alguma carga?
Esse esquema é para monofásico, os "V" são a alimentação elétrico do EM e acho que sirva para calcular o factor de potencia (PF) de cada fase, com é monofásico o "V" A, B e C são alimentados com a mesma fase, só existe uma fase, no caso que seja utilizado para medir uma instalação trifásica são alimentados com a fase que vai ser medido pela pinça, exemplo: VA é alimentado com a fase que vai ser medido pela pinça ligado ao canal A, VB é alimentado com a fase que vai ser medido pela pinça ligado ao canal B e VC é alimentado com a fase que vai ser medido pela pinça ligado ao canal C.
A saída do "0" vai alimentar um equipamento, o 3EM tem um relay e faz de switch que pode ligar um equipamento ou atracar um contactor.
 
A ligação é igual a que esta no desenho, no quadro elétrico coloquei uma pinça na chegada da produção solar, outra pinça na chegada da EDP e a terceira depois dessas duas.

Fisicamente tenho um disjuntor trifasico na entrada onde esta ligado a EDP (fase (Pinça A) e neutro) e produção solar aqui esta a pinça B (tenho um contacto livre que seria para a terceira fase). Na saida desse disjuntor tenho as 3 ligados com chante para sairem só num, aqui consigo medir o consumo da casa, pinça C.
 
Tirei de outro disjuntor no quadro, no caso de monofásico pode ser de qualquer disjuntor, no meu caso tirei do disjuntor mais próximo. Com não estou usar o "0" não preciso de alimentar o "I".
 
Back
Topo