Shelly, medir produção fotovoltaica, consumo geral e injecção na rede.

Pereira357

Power Member
Boa tarde.
Vou instalar painéis fotovoltaicos e estou a pensar adquirir um shelly EM com duas pinças para medir produção fotovoltaica, consumo geral e injeção na rede da energia produzida e não gasta.
São suficientes duas pinças? uma para medir a produção e a outra para o consumo geral e injecção na rede, isto é, uma das pinças mede o consumo geral e a injeção na rede?
A instalação é monofásica (dois cabos de fase e neutro, desde o contador na rua até ao diferencial/regulador de potência da EDP, localizado no quadro. Como a instalação está preparada para trifásico, do diferencial da EDP saem um cabo de neutro e três cabos, ligando cada um deles a uma das fases de um diferencial trifásico que já existia.
Nesta situação, onde ligo a pinça do medidor de consumo? Em volta dos três cabos que saem do Diferencial da EDP, ou apenas em volta do neutro? Se fosse apenas para medir o consumo, penso que não há há problema em colocar a pinça á volta do neutro, mas como quero medir também a injeção, também funciona?
Obrigado.
 
Segue este youtuber, que tens a informação toda que precisas...

Obrigado, já vi o video. Quanto à produção não há duvida, a pinça é ligada no cabo fase que vem do inversor para o quadro. Quanto ao consumo geral e injecção da energia não consumida, a mesma pinça pode medir os dois valores, ou seja mede a corrente a entrar e a sair, apresentando os dois valores? No caso do video ele usa um Shelly 1P para medir a produção e fica com as duas pinças do Shelly EM para medir consumo e injecção.
No meu caso, continuo na dúvida onde colocar a pinça para medir o consumo, porque embora tenha corrente monofásica, a fase é dividida por três cabos para ligar às três fases do diferencial trifásico.
 
Para monofasico chegam 2 pinças com o shelly em. Onde injectas a produção? Se for no quadro geral ligas uma pinça no positivo da produção e outra na fase de entrada de rede.
Tem atenção ao sentido das pinças para teres o sentido da corrente certo.
Sim, o que ligares na fase de rede mede os consumos e o que injectas na rede.
 
Pronto não há duvida que o Shelly EM pode medir os três valores. Um dos sensores mede a produção e o outro colocado na fase da rede mede consumo geral e injecçao. Mas no meu caso não tenho só um cabo de fase de rede, tenho três a sair do diferencial da edp, ou seja, dentro da caixa do diferencial/limitador de potencia, o cabo de fase deve dividir por três cabos fase para alimentarem as três fases do meu diferencial.
Neste caso, uma vez que os três corresponde a uma unica fase, devo colocar a pinça em volta dos três?
 
Tenho ideia que as pinças da Shelly medem nos dois sentidos, tal como o user AS13 refere acima, indicando assim consumo e injecção. O valor do consumo aparece como positivo, por exemplo +1000W e o de injecção aparece negativo, por exemplo - 500W.
A minha dúvida é como/onde ligo a pinça já que, dada a natureza da instalação, tenho três cabos(uma única fase) a sair do diferencial da EDP-
 
Se tens monofasico e diferencial com tres fases tens de certeza a fase que vem ligar na entrada do difrencial e essa é só uma é ai que tens que ligar a pinça. A saida do diferencial é em tres mas existe um chunt antes.
Portanto tens de ligar na fase do cabo da rede antes de entrar no diferencial.
 
Pois essa situação seria a normal mas acontece que o cabo que vem da rua, desde o contador, é daqueles cabos com plástico em volta dos condutores, ou seja os condutores não se vêem e esse cabo entra na caixa do diferencial/regulador de potência da EDP no quadro geral. Só a partir deste é que saem os três cabos fase + neutro que ligam no meu diferencial preparado para trifasico. Eu penso que podem nem estar "chuntados" e estarem só ligados dois cabos fase +neutro desde o contador até ao diferencial.
Assim sendo, será que colocando a pinça em volta dos três não será medido o total da energia que passa por eles?
 
É natural, esses 3 fios estão chantados na saída do DCP, é como se apenas de 1 fio se tratasse. Possivelmente já existiu aí uma ligação trifásica ou esse quadro ficou preparado para tal. O ideal era alterar isso para ficar apenas com um fio de fase, não sei se é viável a pinça do Shelley abraçar esses 3 fios, não estou a ver aí espaço e também não sei se cabem os 3 na pinça.
 
Sim o quadro está preparado e certificado para instalação trifásica, mas na altura em foi ligado à EDP foi solicitada corrente monofásica.
Mudar isto agora só para dois cabos (neutro+fase) implicava substituir o cabo desde o contador no muro da rua até ao quadro e depois trocar o diferencial por um monofásico, ou fazer "chunts" neste entre as fazes 1,2 e 3. Talvez quando fizerem a troca do contador por um inteligente se possa fazer isso.
A dúvida agora é se poderei colocar a pinça em volta dos três cabos e se funcionará. Penso que a pinça de 120A terá espaço para os três cabos, não sei é se haverá espaço para a colocar logo á saída do diferencial da EDP.
 
Última edição:
Só precisavas alterar entre a saída do disjuntor EDP e do teu diferencial, mas aí só com equipa da EDP ou eletricista credenciado, também podias alterar o teu diferencial para monofásico, arranjavas logo espaço no quadro, etc...
 
Se pedir para trocarem o contador, eles retiram o diferencial/limitador de potência do quadro, uma vez que a regulação de potência agora é feita no contador?
 
Não sei como estão os procedimentos agora, quando começou a instalação das EBOXs regulava-se os disjuntores à potência máxima admitida pela instalação ou eram substituídos para que isso fosse possível, agora não sei.
 
S
A dúvida agora é se poderei colocar a pinça em volta dos três cabos e se funcionará.

Não funciona corretamente, pelo menos comigo não funcionou. Mas podes sempre testar, não vais ter problema nenhum o que pode acontecer é dar valor errados no shelly.
Tal como foi dito anteriormente a solução que vejo é meter um diferencial monofasico uma vez que os fios vem chuntados do contador, ou então mete um shelly de 3 uma pinça em cada fase. Sai é mais caro.
 
"Não funciona corretamente, pelo menos comigo não funcionou."

Mas na tua situação tinhas monofásica ou trifasica? Sendo trifásica tem que ter as três pinças mas neste caso a energia que passa nos três cabos é monofasica, pelo que deveria ser lida como se fosse apenas um cabo, ou não?
Mudar para um diferencial monofásico tenho que chamar a EDP porque os três cabos (fase) saem do diferencial deles que está selado. Mudar apenas o diferencial para um monofasico e ligar os três cabos na fase era o mesmo problema, tinha de colocar a pinça em volta de três cabos.
 
Não sei que conhecimentos tem de electricidade, o melhor é sempre chamar um técnico credenciado, mas tem várias soluções sem ter de chamar a EDP ou arranjar qualquer tipo de conflito com a mesma. Do seu lado do quadro pode juntar os 3 fios num barramento e fazer sair 1 para o diferencial, também pode isolar 2 e usar apenas 1, etc...
 
Back
Topo