Shelly, medir produção fotovoltaica, consumo geral e injecção na rede.

Poucos conhecimentos, sou apenas curioso. Isolar dois dos cabos e utilizar apenas um não me parece a melhor solução, pois esse cabo iria ficar sub-dimensionado. Ligar os três num barramento parece uma possibilidade, sendo que o cabo a sair do barramento para o diferencial teria que ter uma secção maior, correcto?. E depois teria que shuntar as entradas do diferencial trifasico se não quisesse trocá-lo e teria que mexer no pente do neutro?
 
Isso deve ser fio de 6mm, por aí não ia ter problemas, serve perfeitamente para 6,9kva. Como diz ter pouco conhecido, o melhor é não mexer e quando a EDP for instalar os painéis peça para ver se eles dão um jeito nisso.
 
Já agora outra questão, esta relativa á produção dos painéis. A ligação vai ser feita numa tomada no sotão cujos cabos vêm directos a um disjuntor numa das fases do quadro geral. Como a instalação do quadro está dividida por "três fases" a energia produzida passa daquele disjuntor para as outras "fases" uma vez que os cabos estão shuntados em algum lugar ou vai ser consumida apenas por aquela "fase"?
 
Já agora outra questão, esta relativa á produção dos painéis. A ligação vai ser feita numa tomada no sotão cujos cabos vêm directos a um disjuntor numa das fases do quadro geral. Como a instalação do quadro está dividida por "três fases" a energia produzida passa daquele disjuntor para as outras "fases" uma vez que os cabos estão shuntados em algum lugar ou vai ser consumida apenas por aquela "fase"?
Provavelmente só na fase onde esta a injetar. Eu tinha trifasico e por causa dessas situações todas passei a monofasico e shuntei o difrencial trifasico. Tal como foi dito a questão do barramento parece a melhor solução e o cabo é só dimensionar. Já testou com a pinça nos 3 cabos? Teste e veja o resultado, até pode dar. No meu caso não deu mas era trifasico.
 
Não sei que conhecimentos tem de electricidade, o melhor é sempre chamar um técnico credenciado, mas tem várias soluções sem ter de chamar a EDP ou arranjar qualquer tipo de conflito com a mesma. Do seu lado do quadro pode juntar os 3 fios num barramento e fazer sair 1 para o diferencial, também pode isolar 2 e usar apenas 1, etc...

Sim a opção de ligar os três num barramento parece-me uma boa opção. Nesse caso, o neutro fica como está, e do barramento sai um cabo (eventualmente redimensionado) que liga na fase 1 do meu diferencial trifásico, fazendo depois ponte/chunt para as fases dois e três, correcto?
E quanto aos barramentos de neutro que estão em três fases, é preciso mudar para pente monofásico?
 
Para não inventar muito, isolava os 2 fios pretos, fazia ponte para o castanho e metia nesse fio a pinça. Não precisa de mexer em mais nada. Mas o aconselhado mesmo é esperar pelos técnicos que aí vão colocar os painéis e pedir-lhes para dar um jeito nisso. Melhor ainda, levar aí um electricista e remodelar o quadro para monofásico.
 
Obrigado, agradeço a ajuda e esclarecimentos. Para a medição funcionar correctamente é melhor ter só o cabo de fase e neutro, pelo que vou aguardar pela instalação para ver o que pode ser feito. Se depois disso for necessário aproveito para dar um jeito em todo o quadro.
 
Boa tarde. Tenho exactamente a mesma situação: produção solar e quadro trifásico que foi passado para monofásico, mas mantendo a "distribuição trifásica".
Coloquei uma pinça do shelly na saída do conversor do solar para leitura da produção e a outra no neutro da instalação, que me dá o valor do consumo da casa. Funciona perfeitamente. Não precisei de fazer alteração absolutamente nenhuma.
 
Caros
Como ficou a vossa situação? Estou para instalar painéis, tenho nesta altura rede trifásica que certamente irá passar a monofásico. Foram resolvidos os problemas ? Qual foi a vossa solução ?
 
Back
Topo